Fatores familiares e suas relações com habilidades de aprendizagem inicial da leitura e da escrita em crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/261971 |
Resumo: | Fatores familiares tem o potencial de promover o processo de aprendizagem na infância. A presente tese buscou verificar relações entre fatores familiares e habilidades de aprendizagem inicial da leitura e da escrita em crianças. No Estudo 1, uma revisão de escopo com estudos em países de baixa e média-renda investigou os modelos teóricos sobre o ambiente de literacia familiar abordados, quais medidas/instrumentos caracterizaram este ambiente, quais componentes do ambiente, desfechos em literacia e faixa etária de escolaridade/idade da criança foram estudados. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudos não especificou o referencial teórico adotado e utilizou instrumentos desenvolvidos pelos próprios autores. Os componentes do ambiente de literacia familiar incluíram materiais no contexto doméstico, como livros e atividades de literacia familiar, como leitura compartilhada. Um número menor de estudos investigou características parentais. Os desfechos de literacia avaliados nas crianças incluíram conhecimentos do alfabeto, leitura de palavras, vocabulário e consciência fonológica. A maior parte das crianças era pré-escolares, de 4 e 5 anos de idade. Visto isso, o Estudo 2 buscou analisar como fatores familiares (nível socioeconômico - NSE e componentes do ambiente de literacia familiar – características parentais, práticas familiares e disponibilidade de materiais de aprendizagem em casa) se relacionavam entre si e com o desempenho em habilidades de processamento linguístico (vocabulário e processamento fonológico - consciência fonológica, memória de trabalho verbal e nomeação seriada rápida) de crianças pré-escolares, anteriormente à pandemia do vírus Covid-19. Fatores familiares se interrelacionaram entre si, com exceção do NSE e práticas familiares, e associaram-se positivamente com habilidades de vocabulário, principalmente, e com a consciência fonológica e memória de trabalho verbal da criança. De forma complementar e ampliada, o Estudo 3 investigou relações entre fatores familiares (NSE e componentes do ambiente de literacia familiar –expectativas e atitudes parentais, práticas familiares –atividades formais de literacia, leitura compartilhada e envolvimento parental, e a quantidade de livros em casa) em crianças de 1º ano do Ensino Fundamental durante a pandemia pelo vírus Covid-19, por meio de delineamento misto. O NSE e a quantidade de livros em casa relacionaram-se negativamente com as expectativas parentais. Ainda, quanto maior a quantidade de livros em casa mais frequente a leitura compartilhada, e vice-versa. Habilidades de processamento fonológico (consciência fonológica e leitura de pseudopalavras) e de escrita (de letras, espontânea e de palavras/pseudopalavras) relacionaram-se positivamente ao NSE e práticas familiares. Concluiu-se que fatores familiares de crianças de diferentes contextos podem promover o desempenho em habilidades cruciais para a aprendizagem da leitura e da escrita. |
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Koltermann, GabriellaSalles, Jerusa Fumagalli de2023-07-11T03:30:03Z2022http://hdl.handle.net/10183/261971001167947Fatores familiares tem o potencial de promover o processo de aprendizagem na infância. A presente tese buscou verificar relações entre fatores familiares e habilidades de aprendizagem inicial da leitura e da escrita em crianças. No Estudo 1, uma revisão de escopo com estudos em países de baixa e média-renda investigou os modelos teóricos sobre o ambiente de literacia familiar abordados, quais medidas/instrumentos caracterizaram este ambiente, quais componentes do ambiente, desfechos em literacia e faixa etária de escolaridade/idade da criança foram estudados. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudos não especificou o referencial teórico adotado e utilizou instrumentos desenvolvidos pelos próprios autores. 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Fatores familiares se interrelacionaram entre si, com exceção do NSE e práticas familiares, e associaram-se positivamente com habilidades de vocabulário, principalmente, e com a consciência fonológica e memória de trabalho verbal da criança. De forma complementar e ampliada, o Estudo 3 investigou relações entre fatores familiares (NSE e componentes do ambiente de literacia familiar –expectativas e atitudes parentais, práticas familiares –atividades formais de literacia, leitura compartilhada e envolvimento parental, e a quantidade de livros em casa) em crianças de 1º ano do Ensino Fundamental durante a pandemia pelo vírus Covid-19, por meio de delineamento misto. O NSE e a quantidade de livros em casa relacionaram-se negativamente com as expectativas parentais. Ainda, quanto maior a quantidade de livros em casa mais frequente a leitura compartilhada, e vice-versa. Habilidades de processamento fonológico (consciência fonológica e leitura de pseudopalavras) e de escrita (de letras, espontânea e de palavras/pseudopalavras) relacionaram-se positivamente ao NSE e práticas familiares. Concluiu-se que fatores familiares de crianças de diferentes contextos podem promover o desempenho em habilidades cruciais para a aprendizagem da leitura e da escrita.Family factors have the potential to promote learning in childhood. The present dissertation aimed to verify the relationship between family factors and early learning skills in reading and spelling in children. In Study 1, a scoping review with studies in low- and middle-income countries investigated the theoretical frameworks on the home literacy environment (HLE), which measures/instruments characterized this environment, which HLE components, literacy outcomes and age group/grade of child's were studied. The results showed that most studies did not specify the theoretical framework adopted, and used instruments developed by the authors. The components of the HLE included materials in the home, e.g., books, and family literacy activities, e.g., shared reading. A smaller number of studies have investigated parental characteristics. Literacy outcomes included alphabet knowledge, word reading, vocabulary and phonological awareness. Most of the children was preschoolers, between 4 and 5 years old. Therefore, Study 2 aimed to analyze how family factors (socioeconomic status - SES and components of the HLE - parental characteristics, family practices and availability of learning materials at home) were related to each other and to the performance in linguistic processing skills (vocabulary and phonological processing - phonological awareness, verbal working memory and rapid automatized naming) of preschool children, prior to the Covid-19 pandemic. Family factors were interrelated, with the exception of SES and family practices, and were positivelly associated with vocabulary skills, mainly, and with the child's phonological awareness and verbal working memory. In a complementary and expanded study, Study 3 investigated relationships between family factors (SES and components of HLE –parenting expectations and attitudes, family practices -formal literacy activities, shared reading and parental involvement, and the amount of books at home) in first graders during the Covid-19. pandemic, using a mixed design. The SES and the amount of books at home were negativelly related to parental expectations. Also, the greater the number of books at home, the more frequent shared reading, and vice versa. Phonological processing skills (phonological awareness and pseudoword reading) and spelling skills (spelling of letters, spontaneous writing and words/pseudowords spelling) were positivelly related to SES and family practices. We concluded that family factors of children from different contexts can promote crucial skills in the process of learning to read and spell.application/pdfporAprendizagemHabilidades para escritaHabilidades para leituraRelações familiaresFatores socioeconômicosDesenvolvimento da linguagemCaracterísticas culturaisCriançaEstudantes de ensino fundamentalCOVID-19Family factorsSocieconomic statusHome literacy environmentLiteracyChildrenFatores familiares e suas relações com habilidades de aprendizagem inicial da leitura e da escrita em criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167947.pdf.txt001167947.pdf.txtExtracted Texttext/plain150844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261971/2/001167947.pdf.txt2c7b88ba1d023b24379aaef0db30ca79MD52ORIGINAL001167947.pdfTexto parcialapplication/pdf3326013http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/261971/1/001167947.pdf0135362a5595e0b41eb73713234a7990MD5110183/2619712023-07-12 03:34:45.037507oai:www.lume.ufrgs.br:10183/261971Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-12T06:34:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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