Habitando a distribuição do entretenimento : regime de propriedade intelectual, a tecnologia streaming e a “pirataria” digital em coautoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soilo, Andressa Nunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200183
Resumo: Esta tese tem como temática a distribuição do entretenimento no campo digital – filmes, músicas, e produções correlatas –, e(m) sua relação com a tecnologia streaming (legal) e com a “pirataria” digital. Mais especificamente, este estudo aborda as relacionalidades de tais atores, enfatizando suas dinâmicas de coprodução e capacidades de habitação do acesso ao entretenimento e do regime de propriedade intelectual. Esta investigação objetiva analisar as relações que se instauram entre streaming (legal) e a “pirataria”, que atravessam, tensionam e (re)produzem o entretenimento distribuído ao público na atualidade. A partir de tal objetivo, é possível perceber que os arranjos do acesso e do consumo ao entretenimento são delineados não somente pela indústria fonográfica e cinematográfica, mas por elos legais e ilegais produtivos e transformadores das relações entre indústria, leis e “pirataria”. Neste processo, são sublinhadas características fluídas e estratégias contíguas entre tais categorias e agentes – a indústria e a “pirataria”. Também é possível visualizar os meios “piratas” e as plataformas de streaming como atores dotados de capacidades (d)e modos de habitarem (ocuparem, povoarem) o regime de propriedade intelectual, (re)configurando-o, atualizando-o e adaptando-o a seus interesses. Concluo que a distribuição do entretenimento é atravessada por elos legais/ilegais que, atuando em coautoria, interferem, habitam e atualizam a vida social, práticas sociotécnicas e as leis de regime de propriedade intelectual.
id URGS_3a4bd5a0b3dcb832b9d30596928f5630
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200183
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Soilo, Andressa NunesSchuch, Patrice2019-10-08T03:47:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/200183001103184Esta tese tem como temática a distribuição do entretenimento no campo digital – filmes, músicas, e produções correlatas –, e(m) sua relação com a tecnologia streaming (legal) e com a “pirataria” digital. Mais especificamente, este estudo aborda as relacionalidades de tais atores, enfatizando suas dinâmicas de coprodução e capacidades de habitação do acesso ao entretenimento e do regime de propriedade intelectual. Esta investigação objetiva analisar as relações que se instauram entre streaming (legal) e a “pirataria”, que atravessam, tensionam e (re)produzem o entretenimento distribuído ao público na atualidade. A partir de tal objetivo, é possível perceber que os arranjos do acesso e do consumo ao entretenimento são delineados não somente pela indústria fonográfica e cinematográfica, mas por elos legais e ilegais produtivos e transformadores das relações entre indústria, leis e “pirataria”. Neste processo, são sublinhadas características fluídas e estratégias contíguas entre tais categorias e agentes – a indústria e a “pirataria”. Também é possível visualizar os meios “piratas” e as plataformas de streaming como atores dotados de capacidades (d)e modos de habitarem (ocuparem, povoarem) o regime de propriedade intelectual, (re)configurando-o, atualizando-o e adaptando-o a seus interesses. Concluo que a distribuição do entretenimento é atravessada por elos legais/ilegais que, atuando em coautoria, interferem, habitam e atualizam a vida social, práticas sociotécnicas e as leis de regime de propriedade intelectual.This thesis has as its theme the distribution of entertainment in the digital field - movies, music, and related productions - and its relation to streaming technology and digital piracy. This study addresses the relationalities of such actors, emphasizing their coproduction dynamics and dwelling capacities of access to entertainment and intellectual property regime. This research aims to analyze the relations that are established between streaming (legal) and “piracy”, which are crossed by tensions and, at the same time, (re)produce the entertainment distributed to the public today. From this objective, it is possible to realize that the arrangements for access and consumption to entertainment are delineated not only by the music and film industry, but by productive legal and illegal links that transform the relations between industry, laws and “piracy”. In this process, fluid characteristics and strategies contained between such categories and agents are underlined. It is also possible to view “pirate” media and streaming platforms as actors with capabilities and ways of dwelling the intellectual property regime, (re)configuring it, updating it and adapting it to their interests. I conclude that the distribution of entertainment is crossed by legal / illegal links that, acting in co-authorship, interfere, dwell and update social life, as well, socio-technical practices and intellectual property regime laws.application/pdfporEntretenimentoPirataria digitalPropriedade intelectualAutoriaAntropologia socialEntertainmentDigital PiracyIntellectual PropertyAccessAuthorshipHabitando a distribuição do entretenimento : regime de propriedade intelectual, a tecnologia streaming e a “pirataria” digital em coautoriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103184.pdf.txt001103184.pdf.txtExtracted Texttext/plain724905http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200183/2/001103184.pdf.txt3db240c41fbde63065b082165ed58e7dMD52ORIGINAL001103184.pdfTexto completoapplication/pdf3286621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200183/1/001103184.pdf3074dcd793e99cde9ed0a092ae731deeMD5110183/2001832019-10-09 03:47:35.513228oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200183Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-09T06:47:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Habitando a distribuição do entretenimento : regime de propriedade intelectual, a tecnologia streaming e a “pirataria” digital em coautoria
title Habitando a distribuição do entretenimento : regime de propriedade intelectual, a tecnologia streaming e a “pirataria” digital em coautoria
spellingShingle Habitando a distribuição do entretenimento : regime de propriedade intelectual, a tecnologia streaming e a “pirataria” digital em coautoria
Soilo, Andressa Nunes
Entretenimento
Pirataria digital
Propriedade intelectual
Autoria
Antropologia social
Entertainment
Digital Piracy
Intellectual Property
Access
Authorship
title_short Habitando a distribuição do entretenimento : regime de propriedade intelectual, a tecnologia streaming e a “pirataria” digital em coautoria
title_full Habitando a distribuição do entretenimento : regime de propriedade intelectual, a tecnologia streaming e a “pirataria” digital em coautoria
title_fullStr Habitando a distribuição do entretenimento : regime de propriedade intelectual, a tecnologia streaming e a “pirataria” digital em coautoria
title_full_unstemmed Habitando a distribuição do entretenimento : regime de propriedade intelectual, a tecnologia streaming e a “pirataria” digital em coautoria
title_sort Habitando a distribuição do entretenimento : regime de propriedade intelectual, a tecnologia streaming e a “pirataria” digital em coautoria
author Soilo, Andressa Nunes
author_facet Soilo, Andressa Nunes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soilo, Andressa Nunes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schuch, Patrice
contributor_str_mv Schuch, Patrice
dc.subject.por.fl_str_mv Entretenimento
Pirataria digital
Propriedade intelectual
Autoria
Antropologia social
topic Entretenimento
Pirataria digital
Propriedade intelectual
Autoria
Antropologia social
Entertainment
Digital Piracy
Intellectual Property
Access
Authorship
dc.subject.eng.fl_str_mv Entertainment
Digital Piracy
Intellectual Property
Access
Authorship
description Esta tese tem como temática a distribuição do entretenimento no campo digital – filmes, músicas, e produções correlatas –, e(m) sua relação com a tecnologia streaming (legal) e com a “pirataria” digital. Mais especificamente, este estudo aborda as relacionalidades de tais atores, enfatizando suas dinâmicas de coprodução e capacidades de habitação do acesso ao entretenimento e do regime de propriedade intelectual. Esta investigação objetiva analisar as relações que se instauram entre streaming (legal) e a “pirataria”, que atravessam, tensionam e (re)produzem o entretenimento distribuído ao público na atualidade. A partir de tal objetivo, é possível perceber que os arranjos do acesso e do consumo ao entretenimento são delineados não somente pela indústria fonográfica e cinematográfica, mas por elos legais e ilegais produtivos e transformadores das relações entre indústria, leis e “pirataria”. Neste processo, são sublinhadas características fluídas e estratégias contíguas entre tais categorias e agentes – a indústria e a “pirataria”. Também é possível visualizar os meios “piratas” e as plataformas de streaming como atores dotados de capacidades (d)e modos de habitarem (ocuparem, povoarem) o regime de propriedade intelectual, (re)configurando-o, atualizando-o e adaptando-o a seus interesses. Concluo que a distribuição do entretenimento é atravessada por elos legais/ilegais que, atuando em coautoria, interferem, habitam e atualizam a vida social, práticas sociotécnicas e as leis de regime de propriedade intelectual.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-08T03:47:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200183
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103184
url http://hdl.handle.net/10183/200183
identifier_str_mv 001103184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200183/2/001103184.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200183/1/001103184.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3db240c41fbde63065b082165ed58e7d
3074dcd793e99cde9ed0a092ae731dee
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085499938799616