Resolução de equações do 1º grau com uma incógnita por meio do uso do material algebra tiles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meinerz, Franciele Marciane
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220342
Resumo: A presente pesquisa investigacomo o uso do material manipulativo Algebra Tiles pode contribuir para o desenvolvimento, pelos alunos,do procedimento para resolução de equações do primeiro com uma incógnitana resolução de situações-problemas.Para realizar tal investigação foi criada uma sequência de atividades inspiradanas concepções sobre o ensino e aprendizagem de álgebra presentes em Lins e Gimenez (1997) e Usiskin (1995), buscando a transição entre a aritmética e a álgebra. A sequência de atividades foifundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Duval, a qualtambém foi utilizada como fundamentação para a análise dos dados obtidos na implementação da sequência.Foirealizadauma investigação matemática em sala de aula, com uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental. A partir da análisedos dados obtidos na pesquisa, observamos que o material manipulativoAlgebra Tilespodecontribuir para o desenvolvimentodo procedimento de resolução de equações do primeiro grau comumaincógnita, já que, a partir da representação de uma situação-problema com o material e asua manipulação,pode ser gerado o registro pictórico e,a partir deste último,o registro algébrico, havendo a construçãonatural de uma equação. Como produto da presente pesquisa(APÊNDICE C), construímos uma sequência de atividades revisada, com comentários e sugestões ao professor.
id URGS_3a594d211debdddd3248c30ae16ee234
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220342
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Meinerz, Franciele MarcianeDoering, Luisa Rodriguez2021-05-01T05:01:48Z2020http://hdl.handle.net/10183/220342001124639A presente pesquisa investigacomo o uso do material manipulativo Algebra Tiles pode contribuir para o desenvolvimento, pelos alunos,do procedimento para resolução de equações do primeiro com uma incógnitana resolução de situações-problemas.Para realizar tal investigação foi criada uma sequência de atividades inspiradanas concepções sobre o ensino e aprendizagem de álgebra presentes em Lins e Gimenez (1997) e Usiskin (1995), buscando a transição entre a aritmética e a álgebra. A sequência de atividades foifundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Duval, a qualtambém foi utilizada como fundamentação para a análise dos dados obtidos na implementação da sequência.Foirealizadauma investigação matemática em sala de aula, com uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental. A partir da análisedos dados obtidos na pesquisa, observamos que o material manipulativoAlgebra Tilespodecontribuir para o desenvolvimentodo procedimento de resolução de equações do primeiro grau comumaincógnita, já que, a partir da representação de uma situação-problema com o material e asua manipulação,pode ser gerado o registro pictórico e,a partir deste último,o registro algébrico, havendo a construçãonatural de uma equação. Como produto da presente pesquisa(APÊNDICE C), construímos uma sequência de atividades revisada, com comentários e sugestões ao professor.ABSTRACT: This research investigates how the use of the Algebra Tiles manipulative material can contribute to the developmentof the procedure for solving the one-variable linear equations inproblem solvingby the students. To carry out thisinvestigation, a sequence of activities was created inspired by the concepts of teaching and learning algebra present in Lins and Gimenez (1997) and Usiskin (1995), seeking the transition between arithmetic and algebra. The sequence of activities was based on Duval's Theory of Semiotic Representation Registers, which was also used as a basis for analyzing the dataobtained in the implementation of the sequence. A mathematical investigation was carried out in the classroom ofa class of sixth yearElementary School. From the analysis of the data obtained in the research, we observed that Algebra Tiles can contributeto the development of the one-variable linear equationssolving procedure, since, from the representation of the problem with the material and its manipulation, the pictorial record can be generated,and,from the latter, the algebraic record, with the natural formation of an equation. As a product of this research (APÊNDICE C), we construct a revised sequence of activities, with comments and suggestions to the teacher.application/pdfporEquacoes do primeiro grauRepresentação pictóricaSequência didáticaAprendizagem : MatematicaAlgebra tilesResolução de equações do 1º grau com uma incógnita por meio do uso do material algebra tilesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124639.pdf.txt001124639.pdf.txtExtracted Texttext/plain281851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220342/2/001124639.pdf.txtfa91d98b36a82d3187e2c90073b6a2aaMD52ORIGINAL001124639.pdfTexto completoapplication/pdf5999261http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220342/1/001124639.pdf483262088eb8825d979f395b4d6ecd0bMD5110183/2203422021-05-07 04:37:31.567929oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220342Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:37:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Resolução de equações do 1º grau com uma incógnita por meio do uso do material algebra tiles
title Resolução de equações do 1º grau com uma incógnita por meio do uso do material algebra tiles
spellingShingle Resolução de equações do 1º grau com uma incógnita por meio do uso do material algebra tiles
Meinerz, Franciele Marciane
Equacoes do primeiro grau
Representação pictórica
Sequência didática
Aprendizagem : Matematica
Algebra tiles
title_short Resolução de equações do 1º grau com uma incógnita por meio do uso do material algebra tiles
title_full Resolução de equações do 1º grau com uma incógnita por meio do uso do material algebra tiles
title_fullStr Resolução de equações do 1º grau com uma incógnita por meio do uso do material algebra tiles
title_full_unstemmed Resolução de equações do 1º grau com uma incógnita por meio do uso do material algebra tiles
title_sort Resolução de equações do 1º grau com uma incógnita por meio do uso do material algebra tiles
author Meinerz, Franciele Marciane
author_facet Meinerz, Franciele Marciane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meinerz, Franciele Marciane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Doering, Luisa Rodriguez
contributor_str_mv Doering, Luisa Rodriguez
dc.subject.por.fl_str_mv Equacoes do primeiro grau
Representação pictórica
Sequência didática
Aprendizagem : Matematica
topic Equacoes do primeiro grau
Representação pictórica
Sequência didática
Aprendizagem : Matematica
Algebra tiles
dc.subject.eng.fl_str_mv Algebra tiles
description A presente pesquisa investigacomo o uso do material manipulativo Algebra Tiles pode contribuir para o desenvolvimento, pelos alunos,do procedimento para resolução de equações do primeiro com uma incógnitana resolução de situações-problemas.Para realizar tal investigação foi criada uma sequência de atividades inspiradanas concepções sobre o ensino e aprendizagem de álgebra presentes em Lins e Gimenez (1997) e Usiskin (1995), buscando a transição entre a aritmética e a álgebra. A sequência de atividades foifundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, de Duval, a qualtambém foi utilizada como fundamentação para a análise dos dados obtidos na implementação da sequência.Foirealizadauma investigação matemática em sala de aula, com uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental. A partir da análisedos dados obtidos na pesquisa, observamos que o material manipulativoAlgebra Tilespodecontribuir para o desenvolvimentodo procedimento de resolução de equações do primeiro grau comumaincógnita, já que, a partir da representação de uma situação-problema com o material e asua manipulação,pode ser gerado o registro pictórico e,a partir deste último,o registro algébrico, havendo a construçãonatural de uma equação. Como produto da presente pesquisa(APÊNDICE C), construímos uma sequência de atividades revisada, com comentários e sugestões ao professor.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-01T05:01:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220342
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001124639
url http://hdl.handle.net/10183/220342
identifier_str_mv 001124639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220342/2/001124639.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220342/1/001124639.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa91d98b36a82d3187e2c90073b6a2aa
483262088eb8825d979f395b4d6ecd0b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085550997110784