Educação socioambiental nos cursos de Administração : uma análise dos currículos dos cursos em Caxias do Sul - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perini, Rafael de Lucena
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98313
Resumo: Presentemente, a responsabilidade socioambiental tornou-se um dos temas centrais nas discussões de negócios, com isso, cresceu a necessidade da formação de líderes e gestores com consciência socioambiental. Nesse contexto, identificou-se um crescimento da demanda nos cursos na área de negócios, pela fomação de gestores capazes de fazer a adequada gestão das suas organizações. Essa demanda já vem sendo atendida pelos cursos de Administração e Negócios em Instituições internacionais. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar como a responsabilidade socioambiental está sendo abordada na formação dos administradores nas Instituições de Ensino Superior da cidade de Caxias do Sul. Como objetivos específicos, visa a identificar como está sendo inserida a temática da responsabilidade socioambiental nos currículos dos cursos de Administração das Instituições de Ensino Supeior (IES) de Caxias do Sul; o nível de engajamento socioambiental das IES pesquisadas; identificar as melhores práticas na inserção da sustentabilidade nos cursos de negócios em Instituições no exterior; fornecer subsídios para uma abordagem de educação que insira a temática sustentabilidade nos currículos de Administração de Empresas. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo de múltiplos casos na cidade de Caxias do Sul com oito IES que ofertam cursos de Administração de Empresas na modalidade presencial. Entre os resultados obtidos, foi identificado que ainda é incipiente a inserção da temática da sustentabilidade nas Instituições pesquisadas. Os professores estão demonstrando interesse por essa temática em decorrência das demandas dos alunos, já nas Instituições do exterior, a introdução da sustentabilidade partiu do engajamento institucional para, então, envolver a comunidade acadêmica. O Ensino Superior faz parte importante do desenvolvimento da sociedade, desse modo, os resultados da pesquisa realizada são retomados no capítulo das considerações finais em que foi possível identificar que existe muito ainda para desenvolver no campo da Educação Superior no que tange à responsabilidade socioambiental.
id URGS_3ab76bc3f8c9985d8e2607d894929c25
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98313
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Perini, Rafael de LucenaNascimento, Luis Felipe Machado do2014-07-19T02:12:55Z2014http://hdl.handle.net/10183/98313000929123Presentemente, a responsabilidade socioambiental tornou-se um dos temas centrais nas discussões de negócios, com isso, cresceu a necessidade da formação de líderes e gestores com consciência socioambiental. Nesse contexto, identificou-se um crescimento da demanda nos cursos na área de negócios, pela fomação de gestores capazes de fazer a adequada gestão das suas organizações. Essa demanda já vem sendo atendida pelos cursos de Administração e Negócios em Instituições internacionais. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar como a responsabilidade socioambiental está sendo abordada na formação dos administradores nas Instituições de Ensino Superior da cidade de Caxias do Sul. Como objetivos específicos, visa a identificar como está sendo inserida a temática da responsabilidade socioambiental nos currículos dos cursos de Administração das Instituições de Ensino Supeior (IES) de Caxias do Sul; o nível de engajamento socioambiental das IES pesquisadas; identificar as melhores práticas na inserção da sustentabilidade nos cursos de negócios em Instituições no exterior; fornecer subsídios para uma abordagem de educação que insira a temática sustentabilidade nos currículos de Administração de Empresas. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo de múltiplos casos na cidade de Caxias do Sul com oito IES que ofertam cursos de Administração de Empresas na modalidade presencial. Entre os resultados obtidos, foi identificado que ainda é incipiente a inserção da temática da sustentabilidade nas Instituições pesquisadas. Os professores estão demonstrando interesse por essa temática em decorrência das demandas dos alunos, já nas Instituições do exterior, a introdução da sustentabilidade partiu do engajamento institucional para, então, envolver a comunidade acadêmica. O Ensino Superior faz parte importante do desenvolvimento da sociedade, desse modo, os resultados da pesquisa realizada são retomados no capítulo das considerações finais em que foi possível identificar que existe muito ainda para desenvolver no campo da Educação Superior no que tange à responsabilidade socioambiental.Currently, environmental responsibility has become a central theme in discussions of business, therewith, the need for increased training of leaders and managers with environmental consciousness. In this context, we identified a growing demand in courses on business, by training managers able to make the proper environmental management of their organizations. This demand is already being met by courses on Business Administration and International Institutions. Accordingly, this research aims to analyze how environmental responsibility is being addressed in the training of administrators in Higher Education Institutions in the city of Caxias do Sul. The specific objectives aim to identify how it is being inserted into the theme of environmental responsibility in the curricula of Institutions in Caxias do Sul, the level of environmental engagement of them; identify the best practices in the integration of sustainability into business courses in overseas institutions and provide support for an approach to education that insert the theme sustainability in the curriculum of Business Administration. To achieve the objectives proposed, a multiple case study has been carried out in the city of Caxias do Sul, with eight institutions that offer courses in Business Administration. Among the results, it has been identified that is still incipient to introduce the theme of sustainability in the institutions surveyed. Teachers are showing interest in this subject due to the demands of the students, now in Institutions abroad; the introduction of sustainability came from institutional engagement; and, then, engages the academic community. Higher Education is important to the development of society, thereby, the results of the survey are contained in the chapter of final considerations where it has been identified that there is much yet to develop in the field of Higher Education with respect to environmental responsibility.application/pdfporEducação ambientalSustentabilidadeEnsino e aprendizagemInstituições de ensino superiorEnvironmental educationEducation for sustainable developmentSustainabilityHigher education developmentEducação socioambiental nos cursos de Administração : uma análise dos currículos dos cursos em Caxias do Sul - RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000929123.pdf000929123.pdfTexto completoapplication/pdf1048780http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98313/1/000929123.pdf9c3d6bf27ae9239e31ca50d552603c5aMD51TEXT000929123.pdf.txt000929123.pdf.txtExtracted Texttext/plain240358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98313/2/000929123.pdf.txtde42302f12e3d66b4a4f68555854f762MD52THUMBNAIL000929123.pdf.jpg000929123.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1091http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98313/3/000929123.pdf.jpgd1023d9f6531b783c756d7007c9b7875MD5310183/983132018-10-22 07:33:42.372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98313Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T10:33:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação socioambiental nos cursos de Administração : uma análise dos currículos dos cursos em Caxias do Sul - RS
title Educação socioambiental nos cursos de Administração : uma análise dos currículos dos cursos em Caxias do Sul - RS
spellingShingle Educação socioambiental nos cursos de Administração : uma análise dos currículos dos cursos em Caxias do Sul - RS
Perini, Rafael de Lucena
Educação ambiental
Sustentabilidade
Ensino e aprendizagem
Instituições de ensino superior
Environmental education
Education for sustainable development
Sustainability
Higher education development
title_short Educação socioambiental nos cursos de Administração : uma análise dos currículos dos cursos em Caxias do Sul - RS
title_full Educação socioambiental nos cursos de Administração : uma análise dos currículos dos cursos em Caxias do Sul - RS
title_fullStr Educação socioambiental nos cursos de Administração : uma análise dos currículos dos cursos em Caxias do Sul - RS
title_full_unstemmed Educação socioambiental nos cursos de Administração : uma análise dos currículos dos cursos em Caxias do Sul - RS
title_sort Educação socioambiental nos cursos de Administração : uma análise dos currículos dos cursos em Caxias do Sul - RS
author Perini, Rafael de Lucena
author_facet Perini, Rafael de Lucena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perini, Rafael de Lucena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nascimento, Luis Felipe Machado do
contributor_str_mv Nascimento, Luis Felipe Machado do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Sustentabilidade
Ensino e aprendizagem
Instituições de ensino superior
topic Educação ambiental
Sustentabilidade
Ensino e aprendizagem
Instituições de ensino superior
Environmental education
Education for sustainable development
Sustainability
Higher education development
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental education
Education for sustainable development
Sustainability
Higher education development
description Presentemente, a responsabilidade socioambiental tornou-se um dos temas centrais nas discussões de negócios, com isso, cresceu a necessidade da formação de líderes e gestores com consciência socioambiental. Nesse contexto, identificou-se um crescimento da demanda nos cursos na área de negócios, pela fomação de gestores capazes de fazer a adequada gestão das suas organizações. Essa demanda já vem sendo atendida pelos cursos de Administração e Negócios em Instituições internacionais. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo geral analisar como a responsabilidade socioambiental está sendo abordada na formação dos administradores nas Instituições de Ensino Superior da cidade de Caxias do Sul. Como objetivos específicos, visa a identificar como está sendo inserida a temática da responsabilidade socioambiental nos currículos dos cursos de Administração das Instituições de Ensino Supeior (IES) de Caxias do Sul; o nível de engajamento socioambiental das IES pesquisadas; identificar as melhores práticas na inserção da sustentabilidade nos cursos de negócios em Instituições no exterior; fornecer subsídios para uma abordagem de educação que insira a temática sustentabilidade nos currículos de Administração de Empresas. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo de múltiplos casos na cidade de Caxias do Sul com oito IES que ofertam cursos de Administração de Empresas na modalidade presencial. Entre os resultados obtidos, foi identificado que ainda é incipiente a inserção da temática da sustentabilidade nas Instituições pesquisadas. Os professores estão demonstrando interesse por essa temática em decorrência das demandas dos alunos, já nas Instituições do exterior, a introdução da sustentabilidade partiu do engajamento institucional para, então, envolver a comunidade acadêmica. O Ensino Superior faz parte importante do desenvolvimento da sociedade, desse modo, os resultados da pesquisa realizada são retomados no capítulo das considerações finais em que foi possível identificar que existe muito ainda para desenvolver no campo da Educação Superior no que tange à responsabilidade socioambiental.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-19T02:12:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98313
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000929123
url http://hdl.handle.net/10183/98313
identifier_str_mv 000929123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98313/1/000929123.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98313/2/000929123.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98313/3/000929123.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c3d6bf27ae9239e31ca50d552603c5a
de42302f12e3d66b4a4f68555854f762
d1023d9f6531b783c756d7007c9b7875
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085293683900416