Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Diego Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174455
Resumo: A presente tese visa estudar as potencialidades da noção de aprendizagem a partir das discussões filosóficas de Gilles Deleuze e as filosofias da diferença. Parte de uma interseção entre o filósofo e o escritor Marcel Proust, onde há a perspectiva de que aprender é resultado do encontro com os signos. Esse movimento traz consequências e problematizações importantes para as perspectivas modernas de aprendizagem como: a questão da linguagem e de como se entendem os signos em um caráter representativo e a formação dos sujeitos modernos que aprendem a partir da interpretação dos signos nas psicologias da educação. Partindo destas provocações, buscamos traçar uma análise conceitual do conceito de signo a partir de suas escolas teóricas mais reconhecidas assim como as de aprendizagem para as psicologias da educação. Para destacar as divergências de uma aprendizagem da diferença e estas abordagens modernas, traçamos uma trajetória conceitual do aprender a partir das filosofias da diferença e compomos imagens a partir de experiências na vida diária das práticas do magistério. Estas vivências são compostas em imagens que visam tratar de um aprender que se insinua nos estilhaçamentos das concepções objetivas, subjetivas e recognitivas da linguística estruturalista e das psicologias da educação. Assim, a aprendizagem pôde ser composta a partir de uma conexão não representacional enquanto foram recolhidas como criação.
id URGS_3c6ae4090c4bc526aa478e6cf2c48d84
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174455
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Marques, Diego SouzaLópez Bello, Samuel Edmundo2018-04-06T02:27:10Z2017http://hdl.handle.net/10183/174455001062113A presente tese visa estudar as potencialidades da noção de aprendizagem a partir das discussões filosóficas de Gilles Deleuze e as filosofias da diferença. Parte de uma interseção entre o filósofo e o escritor Marcel Proust, onde há a perspectiva de que aprender é resultado do encontro com os signos. Esse movimento traz consequências e problematizações importantes para as perspectivas modernas de aprendizagem como: a questão da linguagem e de como se entendem os signos em um caráter representativo e a formação dos sujeitos modernos que aprendem a partir da interpretação dos signos nas psicologias da educação. Partindo destas provocações, buscamos traçar uma análise conceitual do conceito de signo a partir de suas escolas teóricas mais reconhecidas assim como as de aprendizagem para as psicologias da educação. Para destacar as divergências de uma aprendizagem da diferença e estas abordagens modernas, traçamos uma trajetória conceitual do aprender a partir das filosofias da diferença e compomos imagens a partir de experiências na vida diária das práticas do magistério. Estas vivências são compostas em imagens que visam tratar de um aprender que se insinua nos estilhaçamentos das concepções objetivas, subjetivas e recognitivas da linguística estruturalista e das psicologias da educação. Assim, a aprendizagem pôde ser composta a partir de uma conexão não representacional enquanto foram recolhidas como criação.This thesis aims to study to study the potentialities of the notion of learning from the philosophical discussions of Gilles Deleuze and the philosophies of difference. Part of an intersection between the philosopher and the writer Marcel Proust, where there is the perspective that learning is the result of the encounter with the signs. This movement brings important consequences and problematizations for modern learning perspectives such as: the question of language and how the signs are understood in a representative character and the formation of modern subjects who learn from the interpretation of signs in the psychologies of education. Starting from these provocations, we seek to draw a conceptual analysis of the concept of sign from its most recognized theoretical schools as well as those of learning for the psychologies of education. To highlight the divergences of a learning of difference and these modern approache, we draw a conceptual trajectory of learning from the philosophies of difference and compose images from experiences in the daily life of the practices of the teaching profession. These experiences are composed and interpreted together with images that aim to deal with a learning that is insinuated in the shattering of objective conceptions. These experiences are composed and interpreted together with images that aim to deal with a learning that is insinuated in the shattering of the objective, subjective and recognitive conceptions of structuralist linguistics and the psychologies of education. Thus, learning could be composed from a non-representational connection as it was collected as creation.application/pdfporFilosofia da diferençaFilosofia da educaçãoAprendizagemImagemLearningSignsSubjectivationPhilosophies of differenceAprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062113.pdf001062113.pdfTexto completoapplication/pdf1206989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174455/1/001062113.pdf0b488f56e686ca7ae6925c5dc88da9e4MD51TEXT001062113.pdf.txt001062113.pdf.txtExtracted Texttext/plain410578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174455/2/001062113.pdf.txtad866e208366f4cc0fcdf96d47e22f97MD52THUMBNAIL001062113.pdf.jpg001062113.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174455/3/001062113.pdf.jpg1738f97b7c42ca1658084f703a9f6f3fMD5310183/1744552018-10-26 10:17:51.544oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174455Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T13:17:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação
title Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação
spellingShingle Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação
Marques, Diego Souza
Filosofia da diferença
Filosofia da educação
Aprendizagem
Imagem
Learning
Signs
Subjectivation
Philosophies of difference
title_short Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação
title_full Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação
title_fullStr Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação
title_full_unstemmed Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação
title_sort Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação
author Marques, Diego Souza
author_facet Marques, Diego Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Diego Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv López Bello, Samuel Edmundo
contributor_str_mv López Bello, Samuel Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da diferença
Filosofia da educação
Aprendizagem
Imagem
topic Filosofia da diferença
Filosofia da educação
Aprendizagem
Imagem
Learning
Signs
Subjectivation
Philosophies of difference
dc.subject.eng.fl_str_mv Learning
Signs
Subjectivation
Philosophies of difference
description A presente tese visa estudar as potencialidades da noção de aprendizagem a partir das discussões filosóficas de Gilles Deleuze e as filosofias da diferença. Parte de uma interseção entre o filósofo e o escritor Marcel Proust, onde há a perspectiva de que aprender é resultado do encontro com os signos. Esse movimento traz consequências e problematizações importantes para as perspectivas modernas de aprendizagem como: a questão da linguagem e de como se entendem os signos em um caráter representativo e a formação dos sujeitos modernos que aprendem a partir da interpretação dos signos nas psicologias da educação. Partindo destas provocações, buscamos traçar uma análise conceitual do conceito de signo a partir de suas escolas teóricas mais reconhecidas assim como as de aprendizagem para as psicologias da educação. Para destacar as divergências de uma aprendizagem da diferença e estas abordagens modernas, traçamos uma trajetória conceitual do aprender a partir das filosofias da diferença e compomos imagens a partir de experiências na vida diária das práticas do magistério. Estas vivências são compostas em imagens que visam tratar de um aprender que se insinua nos estilhaçamentos das concepções objetivas, subjetivas e recognitivas da linguística estruturalista e das psicologias da educação. Assim, a aprendizagem pôde ser composta a partir de uma conexão não representacional enquanto foram recolhidas como criação.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-06T02:27:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174455
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001062113
url http://hdl.handle.net/10183/174455
identifier_str_mv 001062113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174455/1/001062113.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174455/2/001062113.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174455/3/001062113.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b488f56e686ca7ae6925c5dc88da9e4
ad866e208366f4cc0fcdf96d47e22f97
1738f97b7c42ca1658084f703a9f6f3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085436437037056