Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174455 |
Resumo: | A presente tese visa estudar as potencialidades da noção de aprendizagem a partir das discussões filosóficas de Gilles Deleuze e as filosofias da diferença. Parte de uma interseção entre o filósofo e o escritor Marcel Proust, onde há a perspectiva de que aprender é resultado do encontro com os signos. Esse movimento traz consequências e problematizações importantes para as perspectivas modernas de aprendizagem como: a questão da linguagem e de como se entendem os signos em um caráter representativo e a formação dos sujeitos modernos que aprendem a partir da interpretação dos signos nas psicologias da educação. Partindo destas provocações, buscamos traçar uma análise conceitual do conceito de signo a partir de suas escolas teóricas mais reconhecidas assim como as de aprendizagem para as psicologias da educação. Para destacar as divergências de uma aprendizagem da diferença e estas abordagens modernas, traçamos uma trajetória conceitual do aprender a partir das filosofias da diferença e compomos imagens a partir de experiências na vida diária das práticas do magistério. Estas vivências são compostas em imagens que visam tratar de um aprender que se insinua nos estilhaçamentos das concepções objetivas, subjetivas e recognitivas da linguística estruturalista e das psicologias da educação. Assim, a aprendizagem pôde ser composta a partir de uma conexão não representacional enquanto foram recolhidas como criação. |
id |
URGS_3c6ae4090c4bc526aa478e6cf2c48d84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174455 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Marques, Diego SouzaLópez Bello, Samuel Edmundo2018-04-06T02:27:10Z2017http://hdl.handle.net/10183/174455001062113A presente tese visa estudar as potencialidades da noção de aprendizagem a partir das discussões filosóficas de Gilles Deleuze e as filosofias da diferença. Parte de uma interseção entre o filósofo e o escritor Marcel Proust, onde há a perspectiva de que aprender é resultado do encontro com os signos. Esse movimento traz consequências e problematizações importantes para as perspectivas modernas de aprendizagem como: a questão da linguagem e de como se entendem os signos em um caráter representativo e a formação dos sujeitos modernos que aprendem a partir da interpretação dos signos nas psicologias da educação. Partindo destas provocações, buscamos traçar uma análise conceitual do conceito de signo a partir de suas escolas teóricas mais reconhecidas assim como as de aprendizagem para as psicologias da educação. Para destacar as divergências de uma aprendizagem da diferença e estas abordagens modernas, traçamos uma trajetória conceitual do aprender a partir das filosofias da diferença e compomos imagens a partir de experiências na vida diária das práticas do magistério. Estas vivências são compostas em imagens que visam tratar de um aprender que se insinua nos estilhaçamentos das concepções objetivas, subjetivas e recognitivas da linguística estruturalista e das psicologias da educação. Assim, a aprendizagem pôde ser composta a partir de uma conexão não representacional enquanto foram recolhidas como criação.This thesis aims to study to study the potentialities of the notion of learning from the philosophical discussions of Gilles Deleuze and the philosophies of difference. Part of an intersection between the philosopher and the writer Marcel Proust, where there is the perspective that learning is the result of the encounter with the signs. This movement brings important consequences and problematizations for modern learning perspectives such as: the question of language and how the signs are understood in a representative character and the formation of modern subjects who learn from the interpretation of signs in the psychologies of education. Starting from these provocations, we seek to draw a conceptual analysis of the concept of sign from its most recognized theoretical schools as well as those of learning for the psychologies of education. To highlight the divergences of a learning of difference and these modern approache, we draw a conceptual trajectory of learning from the philosophies of difference and compose images from experiences in the daily life of the practices of the teaching profession. These experiences are composed and interpreted together with images that aim to deal with a learning that is insinuated in the shattering of objective conceptions. These experiences are composed and interpreted together with images that aim to deal with a learning that is insinuated in the shattering of the objective, subjective and recognitive conceptions of structuralist linguistics and the psychologies of education. Thus, learning could be composed from a non-representational connection as it was collected as creation.application/pdfporFilosofia da diferençaFilosofia da educaçãoAprendizagemImagemLearningSignsSubjectivationPhilosophies of differenceAprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001062113.pdf001062113.pdfTexto completoapplication/pdf1206989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174455/1/001062113.pdf0b488f56e686ca7ae6925c5dc88da9e4MD51TEXT001062113.pdf.txt001062113.pdf.txtExtracted Texttext/plain410578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174455/2/001062113.pdf.txtad866e208366f4cc0fcdf96d47e22f97MD52THUMBNAIL001062113.pdf.jpg001062113.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1232http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174455/3/001062113.pdf.jpg1738f97b7c42ca1658084f703a9f6f3fMD5310183/1744552018-10-26 10:17:51.544oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174455Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T13:17:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação |
title |
Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação |
spellingShingle |
Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação Marques, Diego Souza Filosofia da diferença Filosofia da educação Aprendizagem Imagem Learning Signs Subjectivation Philosophies of difference |
title_short |
Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação |
title_full |
Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação |
title_fullStr |
Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação |
title_sort |
Aprendizagem da diferença : signos e subjetivação nos estilhaços da representação |
author |
Marques, Diego Souza |
author_facet |
Marques, Diego Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Diego Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
López Bello, Samuel Edmundo |
contributor_str_mv |
López Bello, Samuel Edmundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia da diferença Filosofia da educação Aprendizagem Imagem |
topic |
Filosofia da diferença Filosofia da educação Aprendizagem Imagem Learning Signs Subjectivation Philosophies of difference |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Learning Signs Subjectivation Philosophies of difference |
description |
A presente tese visa estudar as potencialidades da noção de aprendizagem a partir das discussões filosóficas de Gilles Deleuze e as filosofias da diferença. Parte de uma interseção entre o filósofo e o escritor Marcel Proust, onde há a perspectiva de que aprender é resultado do encontro com os signos. Esse movimento traz consequências e problematizações importantes para as perspectivas modernas de aprendizagem como: a questão da linguagem e de como se entendem os signos em um caráter representativo e a formação dos sujeitos modernos que aprendem a partir da interpretação dos signos nas psicologias da educação. Partindo destas provocações, buscamos traçar uma análise conceitual do conceito de signo a partir de suas escolas teóricas mais reconhecidas assim como as de aprendizagem para as psicologias da educação. Para destacar as divergências de uma aprendizagem da diferença e estas abordagens modernas, traçamos uma trajetória conceitual do aprender a partir das filosofias da diferença e compomos imagens a partir de experiências na vida diária das práticas do magistério. Estas vivências são compostas em imagens que visam tratar de um aprender que se insinua nos estilhaçamentos das concepções objetivas, subjetivas e recognitivas da linguística estruturalista e das psicologias da educação. Assim, a aprendizagem pôde ser composta a partir de uma conexão não representacional enquanto foram recolhidas como criação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-06T02:27:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/174455 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001062113 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/174455 |
identifier_str_mv |
001062113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174455/1/001062113.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174455/2/001062113.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174455/3/001062113.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0b488f56e686ca7ae6925c5dc88da9e4 ad866e208366f4cc0fcdf96d47e22f97 1738f97b7c42ca1658084f703a9f6f3f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085436437037056 |