Formação continuada de professores de matemática : espaço de possibilidades para produzir formas de resistência docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragón, Dionara Teresinha da Rosa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17251
Resumo: O presente trabalho emerge de um conjunto de experiências vivenciadas por mim no período de graduação, quando em contato com a etnomatemática e na minha atuação profissional enquanto professora de matemática, onde passei a me interessar em levar esta proposta de discussão e estudo a outros professores, compreendendo a etnomatemática como mais uma interessante prática social, onde novos e construtivos caminhos poderão ser pensados e quem sabe trilhados no espaço escolar. A pesquisa encaminhou-se na perspectiva das investigações de viés pósestruturalista. A mesma se deu por meio de um curso de formação continuada para professores de matemática, desenvolvido a partir dos seguintes tópicos: etnomatemática, história da matemática, organização curricular e relações interculturais. Deste contexto obtive um conjunto de narrativas, compreendendo-as como falas que expressam tensões. No processo de análise, reconheci a pertinência e a naturalidade dessas tensões nos contextos de formação docente e passei a considerá-las como possibilidades de constituir formas de resistência docente. A partir de duas unidades de análise: os estudos do cotidiano e relações interculturais e o currículo mostro nesta pesquisa que estas tensões passam a ser positivas e necessárias nos contextos de formação docente, pois a cada tensão, o professor passa a narrar outras possibilidades e outras práticas pedagógicas passam a ser reinventadas e afirmadas, mesmo que provis oriamente, mas com atribuições e compromissos de um devir social, político e cultural.
id URGS_3cf2fcd89c8a1b0a136ac6ad799882bc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17251
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Aragón, Dionara Teresinha da RosaLópez Bello, Samuel Edmundo2009-09-16T04:17:45Z2009http://hdl.handle.net/10183/17251000713466O presente trabalho emerge de um conjunto de experiências vivenciadas por mim no período de graduação, quando em contato com a etnomatemática e na minha atuação profissional enquanto professora de matemática, onde passei a me interessar em levar esta proposta de discussão e estudo a outros professores, compreendendo a etnomatemática como mais uma interessante prática social, onde novos e construtivos caminhos poderão ser pensados e quem sabe trilhados no espaço escolar. A pesquisa encaminhou-se na perspectiva das investigações de viés pósestruturalista. A mesma se deu por meio de um curso de formação continuada para professores de matemática, desenvolvido a partir dos seguintes tópicos: etnomatemática, história da matemática, organização curricular e relações interculturais. Deste contexto obtive um conjunto de narrativas, compreendendo-as como falas que expressam tensões. No processo de análise, reconheci a pertinência e a naturalidade dessas tensões nos contextos de formação docente e passei a considerá-las como possibilidades de constituir formas de resistência docente. A partir de duas unidades de análise: os estudos do cotidiano e relações interculturais e o currículo mostro nesta pesquisa que estas tensões passam a ser positivas e necessárias nos contextos de formação docente, pois a cada tensão, o professor passa a narrar outras possibilidades e outras práticas pedagógicas passam a ser reinventadas e afirmadas, mesmo que provis oriamente, mas com atribuições e compromissos de um devir social, político e cultural.The present work emerges of a set of experiences lived deeply for me in the period of graduation, when in contact with the ethnomathematics and my professional performance while mathematics teacher, where I passed to be interested in taking this proposal of discuss and study to other professors, understanding the ethnomathematics as plus a interesting social practice, where new and constructive ways could be thought and who knows, trod into the school space. The research was directed in the perspective of the inquiries of bias after professors of mathematics, developed from the following topics: ethnomathematics, history of the mathematics, curricular organization and intercultural relations. Of this context I got a set of narratives, understanding them as speaks that express tensions. In the analysis process, I recognized the relevancy and the naturalness of these tensions in the contexts of teaching formation and started to consider them as possibilities to constitute forms of teaching resistance. From two units of analysis: the daily studies and intercultural relation and the curriculum I show in this research, that these tensions pass positive and necessary in the contexts of teaching formation, because to each tension, the professor starts to tell other possibilities and other practical pedagogical pass to be re-invented and affirmed, as provisorily, but with attributions and commitments to turn into social, cultural and politician.application/pdfporEtnomatemáticaEducação continuadaProfessorMatemáticaEthnomathematicsTeacherMathematicsContinuing educationFormação continuada de professores de matemática : espaço de possibilidades para produzir formas de resistência docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000713466.pdf000713466.pdfTexto completoapplication/pdf514179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17251/1/000713466.pdffdd574e28baa2ec38034d0e1d90b32f1MD51TEXT000713466.pdf.txt000713466.pdf.txtExtracted Texttext/plain250505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17251/2/000713466.pdf.txt3c8d171a030db0779562b57387bebae9MD52THUMBNAIL000713466.pdf.jpg000713466.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17251/3/000713466.pdf.jpg34c5678e07bf99a9ed014af9ec5e0cf2MD5310183/172512018-10-18 07:19:17.271oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:19:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada de professores de matemática : espaço de possibilidades para produzir formas de resistência docente
title Formação continuada de professores de matemática : espaço de possibilidades para produzir formas de resistência docente
spellingShingle Formação continuada de professores de matemática : espaço de possibilidades para produzir formas de resistência docente
Aragón, Dionara Teresinha da Rosa
Etnomatemática
Educação continuada
Professor
Matemática
Ethnomathematics
Teacher
Mathematics
Continuing education
title_short Formação continuada de professores de matemática : espaço de possibilidades para produzir formas de resistência docente
title_full Formação continuada de professores de matemática : espaço de possibilidades para produzir formas de resistência docente
title_fullStr Formação continuada de professores de matemática : espaço de possibilidades para produzir formas de resistência docente
title_full_unstemmed Formação continuada de professores de matemática : espaço de possibilidades para produzir formas de resistência docente
title_sort Formação continuada de professores de matemática : espaço de possibilidades para produzir formas de resistência docente
author Aragón, Dionara Teresinha da Rosa
author_facet Aragón, Dionara Teresinha da Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragón, Dionara Teresinha da Rosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv López Bello, Samuel Edmundo
contributor_str_mv López Bello, Samuel Edmundo
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Educação continuada
Professor
Matemática
topic Etnomatemática
Educação continuada
Professor
Matemática
Ethnomathematics
Teacher
Mathematics
Continuing education
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethnomathematics
Teacher
Mathematics
Continuing education
description O presente trabalho emerge de um conjunto de experiências vivenciadas por mim no período de graduação, quando em contato com a etnomatemática e na minha atuação profissional enquanto professora de matemática, onde passei a me interessar em levar esta proposta de discussão e estudo a outros professores, compreendendo a etnomatemática como mais uma interessante prática social, onde novos e construtivos caminhos poderão ser pensados e quem sabe trilhados no espaço escolar. A pesquisa encaminhou-se na perspectiva das investigações de viés pósestruturalista. A mesma se deu por meio de um curso de formação continuada para professores de matemática, desenvolvido a partir dos seguintes tópicos: etnomatemática, história da matemática, organização curricular e relações interculturais. Deste contexto obtive um conjunto de narrativas, compreendendo-as como falas que expressam tensões. No processo de análise, reconheci a pertinência e a naturalidade dessas tensões nos contextos de formação docente e passei a considerá-las como possibilidades de constituir formas de resistência docente. A partir de duas unidades de análise: os estudos do cotidiano e relações interculturais e o currículo mostro nesta pesquisa que estas tensões passam a ser positivas e necessárias nos contextos de formação docente, pois a cada tensão, o professor passa a narrar outras possibilidades e outras práticas pedagógicas passam a ser reinventadas e afirmadas, mesmo que provis oriamente, mas com atribuições e compromissos de um devir social, político e cultural.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-09-16T04:17:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17251
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000713466
url http://hdl.handle.net/10183/17251
identifier_str_mv 000713466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17251/1/000713466.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17251/2/000713466.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17251/3/000713466.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fdd574e28baa2ec38034d0e1d90b32f1
3c8d171a030db0779562b57387bebae9
34c5678e07bf99a9ed014af9ec5e0cf2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085153499774976