Jogar com a história : concepções de tempo e história em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/157133 |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre a escrita da História em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa. Os artefatos analisados foram Tríade: liberdade, igualdade e fraternidade e Assassin’s Creed Unity. O primeiro, produzido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no contexto de uma chamada pública para financiamento governamental de jogos digitais com destinações educacionais. O segundo, desenvolvido por um dos maiores estúdios criadores de jogos digitais do mundo, a Ubisoft. O foco da pesquisa se concentrou na análise das concepções de tempo e de História presentes nos dois produtos, de modo que isso possa contribuir com professores que pretendam utilizá-los como recursos didático-pedagógicos no ensino de História. Para realizar a pesquisa foi necessário jogá-los, sob um olhar atento para as imagens, a paisagem sonora e a narrativa interativa, característica desse tipo de artefato digital. Os resultados da investigação sugerem que existem semelhanças nas concepções de História nos dois jogos, pois ambos apresentam certo apego a um tipo de História dos grandes homens e dos grandes acontecimentos. Mas positivamente, o jogo educacional possui uma personagem feminina como protagonista da narrativa, ao contrário do comercial, em que é essencialmente masculino. Por outro lado, o jogo produzido pelo grande estúdio, possui uma complexa concepção temporal, apresentando ao jogador múltiplas temporalidades simultâneas, mas o jogo educacional, tem predominantemente uma concepção linear de tempo histórico. É fundamental, portanto, em caso de utilização como recurso didático-pedagógico no ensino de História, a intervenção do professor para sanar os limites desses artefatos, de maneira que os estudantes construam conhecimento histórico. |
id |
URGS_3e16117681ed5e1bc4653c5e359d7696 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157133 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Peixoto, Artur DuarteCezar, Temistocles Americo Correa2017-04-26T02:22:54Z2016http://hdl.handle.net/10183/157133001013088O presente trabalho versa sobre a escrita da História em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa. Os artefatos analisados foram Tríade: liberdade, igualdade e fraternidade e Assassin’s Creed Unity. O primeiro, produzido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no contexto de uma chamada pública para financiamento governamental de jogos digitais com destinações educacionais. O segundo, desenvolvido por um dos maiores estúdios criadores de jogos digitais do mundo, a Ubisoft. O foco da pesquisa se concentrou na análise das concepções de tempo e de História presentes nos dois produtos, de modo que isso possa contribuir com professores que pretendam utilizá-los como recursos didático-pedagógicos no ensino de História. Para realizar a pesquisa foi necessário jogá-los, sob um olhar atento para as imagens, a paisagem sonora e a narrativa interativa, característica desse tipo de artefato digital. Os resultados da investigação sugerem que existem semelhanças nas concepções de História nos dois jogos, pois ambos apresentam certo apego a um tipo de História dos grandes homens e dos grandes acontecimentos. Mas positivamente, o jogo educacional possui uma personagem feminina como protagonista da narrativa, ao contrário do comercial, em que é essencialmente masculino. Por outro lado, o jogo produzido pelo grande estúdio, possui uma complexa concepção temporal, apresentando ao jogador múltiplas temporalidades simultâneas, mas o jogo educacional, tem predominantemente uma concepção linear de tempo histórico. É fundamental, portanto, em caso de utilização como recurso didático-pedagógico no ensino de História, a intervenção do professor para sanar os limites desses artefatos, de maneira que os estudantes construam conhecimento histórico.This paper deals with the writing of History in two digital games based on the theme of the French Revolution. The artifacts analyzed were Tríade: liberty, equality and fraternity and Assassin's Creed Unity. The first, produced by the University of the State of Bahia (UNEB) in the context of a public call for government funding of digital games with educational destinations. The second, developed by one of the world’s greatest creator studios of digital games. The aim of the research focused on the analysis of the concepts of time and History presented in both products, so that it may contribute to teachers who wish to use them as a teaching-learning resource in the teaching of History. To conduct the survey, it was necessary to play them under a closer look at the images, the soundscape and interactive narrative, characteristics of this type of digital device. The research results suggest that there are similarities in the concepts of History in the two games, as both have a certain attachment to a kind of History of great men and great events. However, in a positive way, the educational game has a female character as the protagonist of the narrative, unlike the commercial in which is essentially male. On the other hand, the game produced by the large studio, has a complex design of time, presenting to the player multiple simultaneous time frames, but the educational game has a predominantly linear conception of historical time. It is essential, therefore, when using as a didactic-pedagogic resource in teaching History, teacher intervention to remedy the limitations of these devices, so that students build historical knowledge.application/pdfporEnsino de históriaJogos digitaisVideogamesTempoViolênciaRevolução FrancesaDigital gamesGames with historical themesConception of timeConceptions of HistoryHistory teachingSimultaneous temporalityJogar com a história : concepções de tempo e história em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2016mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013088.pdf001013088.pdfTexto completoapplication/pdf1419003http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157133/1/001013088.pdfbdd4735b30e48a5f6b38c4fcfb28943dMD51TEXT001013088.pdf.txt001013088.pdf.txtExtracted Texttext/plain246427http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157133/2/001013088.pdf.txt68d15c6f2294f9ad37918369eaf53badMD52THUMBNAIL001013088.pdf.jpg001013088.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157133/3/001013088.pdf.jpgf74ab9ce4bfdd988d9e0d0cdf2ee0354MD5310183/1571332018-10-29 08:43:53.083oai:www.lume.ufrgs.br:10183/157133Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:43:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Jogar com a história : concepções de tempo e história em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa |
title |
Jogar com a história : concepções de tempo e história em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa |
spellingShingle |
Jogar com a história : concepções de tempo e história em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa Peixoto, Artur Duarte Ensino de história Jogos digitais Videogames Tempo Violência Revolução Francesa Digital games Games with historical themes Conception of time Conceptions of History History teaching Simultaneous temporality |
title_short |
Jogar com a história : concepções de tempo e história em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa |
title_full |
Jogar com a história : concepções de tempo e história em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa |
title_fullStr |
Jogar com a história : concepções de tempo e história em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa |
title_full_unstemmed |
Jogar com a história : concepções de tempo e história em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa |
title_sort |
Jogar com a história : concepções de tempo e história em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa |
author |
Peixoto, Artur Duarte |
author_facet |
Peixoto, Artur Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Artur Duarte |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cezar, Temistocles Americo Correa |
contributor_str_mv |
Cezar, Temistocles Americo Correa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de história Jogos digitais Videogames Tempo Violência Revolução Francesa |
topic |
Ensino de história Jogos digitais Videogames Tempo Violência Revolução Francesa Digital games Games with historical themes Conception of time Conceptions of History History teaching Simultaneous temporality |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital games Games with historical themes Conception of time Conceptions of History History teaching Simultaneous temporality |
description |
O presente trabalho versa sobre a escrita da História em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa. Os artefatos analisados foram Tríade: liberdade, igualdade e fraternidade e Assassin’s Creed Unity. O primeiro, produzido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no contexto de uma chamada pública para financiamento governamental de jogos digitais com destinações educacionais. O segundo, desenvolvido por um dos maiores estúdios criadores de jogos digitais do mundo, a Ubisoft. O foco da pesquisa se concentrou na análise das concepções de tempo e de História presentes nos dois produtos, de modo que isso possa contribuir com professores que pretendam utilizá-los como recursos didático-pedagógicos no ensino de História. Para realizar a pesquisa foi necessário jogá-los, sob um olhar atento para as imagens, a paisagem sonora e a narrativa interativa, característica desse tipo de artefato digital. Os resultados da investigação sugerem que existem semelhanças nas concepções de História nos dois jogos, pois ambos apresentam certo apego a um tipo de História dos grandes homens e dos grandes acontecimentos. Mas positivamente, o jogo educacional possui uma personagem feminina como protagonista da narrativa, ao contrário do comercial, em que é essencialmente masculino. Por outro lado, o jogo produzido pelo grande estúdio, possui uma complexa concepção temporal, apresentando ao jogador múltiplas temporalidades simultâneas, mas o jogo educacional, tem predominantemente uma concepção linear de tempo histórico. É fundamental, portanto, em caso de utilização como recurso didático-pedagógico no ensino de História, a intervenção do professor para sanar os limites desses artefatos, de maneira que os estudantes construam conhecimento histórico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-04-26T02:22:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/157133 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013088 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/157133 |
identifier_str_mv |
001013088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157133/1/001013088.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157133/2/001013088.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/157133/3/001013088.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bdd4735b30e48a5f6b38c4fcfb28943d 68d15c6f2294f9ad37918369eaf53bad f74ab9ce4bfdd988d9e0d0cdf2ee0354 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085399943446528 |