Odontopediatria na Atenção Primária à Saúde : criação, desenvolvimento e avaliação de um curso EAD através do TelessaúdeRS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragança, Silvana Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/133631
Resumo: O objetivo do presente estudo foi desenvolver um curso à distância de Odontopediatria destinado a cirurgiões-dentistas atuantes na Atenção Primária à Saúde, chamado “Odontopediatria na APS” que foi ofertado através do TelessaúdeRS; além disso, objetivou-se também descrever o perfil pessoal e profissional de cirurgiões-dentistas inscritos neste curso; avaliar o conhecimento inicial dos participantes sobre Odontopediatria; avaliar o conhecimento adquirido após a realização do curso e fatores que podem influenciar neste aprendizado. O curso contendo 5 módulos foi ofertado na modalidade a distância (EAD) via Plataforma Moodle e teve duração de dois meses. Para a descrição do perfil do participante, foram utilizadas questões abertas e fechadas que abordavam dados pessoais e profissionais. Um questionário pré-teste contendo 15 questões do tipo “verdadeiro” ou “falso” foi utilizado para avaliar o conhecimento inicial dos participantes sobre os diferentes temas de Odontopediatria. Após a realização do curso, este mesmo questionário foi aplicado para avaliar o conhecimento adquirido (pós-teste). Foi realizada estatística descritiva, bem como utilizados os testes t pareado, ANOVA de uma via e o coeficiente de correlação de Pearson, com um nível de significância de 5%. Dados dos participantes não-respondentes também foram analisados. De acordo com os dados coletados no questionário do perfil pessoal e profissional, as médias de idade, tempo de formado e tempo de atuação na APS dos participantes foram de 33,3, 9,2 e 6,5, respectivamente. A maioria da amostra foi composta participantes que se formaram em universidade pública, há até 10 anos, que possuíam título de especialista, atuantes na APS há até 5 anos e que consideraram o seu conhecimento em informática bom. A maioria era do sexo feminino. A comparação entre as notas médias do pré-teste e do pós-teste mostrou uma melhora estatisticamente significativa no desempenho dos participantes. Observou-se que as variáveis idade, tempo de formado e tempo de atuação na APS apresentaram diferença estatisticamente significativa quando correlacionadas à nota média do pré-teste. Esta diferença, entretanto, não foi observada quando estas variáveis foram correlacionadas à nota média do pós-teste. Pode-se concluir que houve uma melhora no conhecimento dos participantes sobre Odontopediatria com a realização do curso EAD de "Odontopediatria na APS", mostrando que a EAD pode ser uma ferramenta efetiva para a qualificação do profissional que atua na APS e que a idade, o tempo de formado e o tempo de atuação na APS foram fatores que interferiram no conhecimento inicial dos participantes.
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Um questionário pré-teste contendo 15 questões do tipo “verdadeiro” ou “falso” foi utilizado para avaliar o conhecimento inicial dos participantes sobre os diferentes temas de Odontopediatria. Após a realização do curso, este mesmo questionário foi aplicado para avaliar o conhecimento adquirido (pós-teste). Foi realizada estatística descritiva, bem como utilizados os testes t pareado, ANOVA de uma via e o coeficiente de correlação de Pearson, com um nível de significância de 5%. Dados dos participantes não-respondentes também foram analisados. De acordo com os dados coletados no questionário do perfil pessoal e profissional, as médias de idade, tempo de formado e tempo de atuação na APS dos participantes foram de 33,3, 9,2 e 6,5, respectivamente. A maioria da amostra foi composta participantes que se formaram em universidade pública, há até 10 anos, que possuíam título de especialista, atuantes na APS há até 5 anos e que consideraram o seu conhecimento em informática bom. A maioria era do sexo feminino. A comparação entre as notas médias do pré-teste e do pós-teste mostrou uma melhora estatisticamente significativa no desempenho dos participantes. Observou-se que as variáveis idade, tempo de formado e tempo de atuação na APS apresentaram diferença estatisticamente significativa quando correlacionadas à nota média do pré-teste. Esta diferença, entretanto, não foi observada quando estas variáveis foram correlacionadas à nota média do pós-teste. Pode-se concluir que houve uma melhora no conhecimento dos participantes sobre Odontopediatria com a realização do curso EAD de "Odontopediatria na APS", mostrando que a EAD pode ser uma ferramenta efetiva para a qualificação do profissional que atua na APS e que a idade, o tempo de formado e o tempo de atuação na APS foram fatores que interferiram no conhecimento inicial dos participantes.The aim of this study was to develop a distance learning course about Pediatric Dentistry intended for dentists working in primary health care (PHC), called "Pediatric Dentistry PHC", offered by TelessaúdeRS. Besides, other aims included the description of the personal and professional profile of dentists enrolled in the course; the evaluation of baseline participants' understanding in Pediatric Dentistry; the assessment of the knowledge acquired after the accomplishment of the course and factors that might have an influence on this learning. The course comprised 5 modules and was offered in a distance way. For a description of the participant's profile, a questionnaire with open and closed questions addressing personal and professional issues was used. A pretest questionnaire comprising 15 questions such as "true" or "false" was used to assess initial knowledge of the participants. After completion of the course, the same questionnaire was applied to assess the acquired knowledge (post-test). Descriptive statistic as well as paired t-test, one-way ANOVA and Pearson correlation were used and a significance level of 5% was set. Data on the non-respondent participantes were also analyzed. According to the data collected in the questionnaire of personal and professional profile, the mean age, time since undergraduation and work experience in the PHC were 33.3, 9.2 and 6.5, respectively. The majority of the sample consisted of women who concluded their undergraduate courses in public schools, since up to 10 years, who have a specialization degree, active in PHC for up to 5 years and who considered their knowledge good on informatics. Analysis of the average scores of the pretest and posttest showed a statistically significant improvement in the participants’ performance. It was observed that the variables such as age, time since undergraduation and time of work in PHC showed a statistically significant difference when correlated to the average grade of pretest. This difference, however, was not observed when these variables were correlated to the average grade of the post-test. From these results, it is possible to conclude that there was an improvement in the participants' knowledge about Pediatric Dentistry after the completion of the distance course "Pediatric Dentistry in PHC," showing that distance education can be an effective tool for the qualification of professionals engaged in the PHC. Moreover, age, time since undergraduation and time of work in PHC were factors that interfered in the initial knowledge of the participants.application/pdfporEducação a distânciaAtenção primária à saúdeOdontopediatriaPrimary health careEducation distancePediatric dentistryOdontopediatria na Atenção Primária à Saúde : criação, desenvolvimento e avaliação de um curso EAD através do TelessaúdeRSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPrograma de Pós-Graduação em OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000984437.pdf000984437.pdfTexto completoapplication/pdf2627943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133631/1/000984437.pdf1fcb108f2c9cc655f2f2f7bec31f0d3bMD51TEXT000984437.pdf.txt000984437.pdf.txtExtracted Texttext/plain106574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133631/2/000984437.pdf.txtc5d82a1d1894ba84f8c1e67c2c499cd9MD52THUMBNAIL000984437.pdf.jpg000984437.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/133631/3/000984437.pdf.jpgb9b59636cf87dc19811cb908c19ed05bMD5310183/1336312022-09-18 04:49:04.245081oai:www.lume.ufrgs.br:10183/133631Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-18T07:49:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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