Fórmula (-1) : desenvolvendo objetos digitais de aprendizagem para as operações com números positivos e negativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/31426 |
Resumo: | Essa dissertação apresenta um conjunto de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) que foram desenvolvidos com o objetivo de promover a aprendizagem das operações com números positivos e negativos sob a perspectiva da teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. Além disso, também foi desenvolvida uma proposta didática para auxiliar o professor que desejar utilizá-lo nas suas aulas. Nossa pesquisa ainda apresenta a construção histórica do conjunto dos números positivos e negativos, uma discussão sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em Educação e uma revisão de propostas voltadas para o ensino dos números positivos e negativos. De caráter experimental, nossa proposta foi aplicada em dois momentos diferentes: no final de 2008 numa turma de 6º série do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS e durante o primeiro semestre de 2010 numa escola da rede privada do município de Guaíba/RS. A análise dos resultados obtidos serviu como subsídio para a implementação de modificações no ODA e na proposta didática, bem como para a reflexão do desenvolvimento de ODAs que promovam o desenvolvimento do raciocínio aditivo e multiplicativo através de problemas que envolvam operações com números positivos e negativos. |
id |
URGS_3e9d2f7db591b244ac2d9c3ed6eb7444 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31426 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Morais, Anuar Daian deBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2011-08-30T06:01:17Z2010http://hdl.handle.net/10183/31426000779860Essa dissertação apresenta um conjunto de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) que foram desenvolvidos com o objetivo de promover a aprendizagem das operações com números positivos e negativos sob a perspectiva da teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. Além disso, também foi desenvolvida uma proposta didática para auxiliar o professor que desejar utilizá-lo nas suas aulas. Nossa pesquisa ainda apresenta a construção histórica do conjunto dos números positivos e negativos, uma discussão sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em Educação e uma revisão de propostas voltadas para o ensino dos números positivos e negativos. De caráter experimental, nossa proposta foi aplicada em dois momentos diferentes: no final de 2008 numa turma de 6º série do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS e durante o primeiro semestre de 2010 numa escola da rede privada do município de Guaíba/RS. A análise dos resultados obtidos serviu como subsídio para a implementação de modificações no ODA e na proposta didática, bem como para a reflexão do desenvolvimento de ODAs que promovam o desenvolvimento do raciocínio aditivo e multiplicativo através de problemas que envolvam operações com números positivos e negativos.This master's research shows a set of Digital Learning Objects (DLO) which were developed to promote learning of operations with whole numbers through Vergnaud's theory of conceptual fields. Furthermore, a didactical proposal was also developed in order to aid the teacher who wishes to use it in the classroom. Our research also presents the historical construction of the set of positive and negative numbers, a discussion of the use of information and communication technologies (ICTs) in Education and a review of proposals aimed at whole numbers teaching. Having an experimental character, our proposal was applied on two different moments: in the end of 2008 on an 6th grade of Colégio de Aplicação da UFRGS in the city of Porto Alegre and during the first semester of 2010 in a private school in the district of Guaíba/RS. The analysis of the results gathered served as foundation to implement a few modifications on the DLO and on the didactical proposal, as well to reflect over the development of DLOs which can promote the development of the additive and multiplicative reasoning through problems involving operations with whole numbers.application/pdfporNúmeros inteirosEnsino : MatematicaObjetos de aprendizagemEnsino e aprendizagemAdditive fieldMultiplicative fieldWhole number operationsDigitals learning objectsMathGamesFórmula (-1) : desenvolvendo objetos digitais de aprendizagem para as operações com números positivos e negativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2010mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000779860.pdf000779860.pdfTexto completoapplication/pdf8596417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31426/1/000779860.pdf05856cde73c920a3493b8d9950869f7cMD51TEXT000779860.pdf.txt000779860.pdf.txtExtracted Texttext/plain375406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31426/2/000779860.pdf.txt2ff7f1218b64ce34a9b60068ee38ce6cMD52THUMBNAIL000779860.pdf.jpg000779860.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31426/3/000779860.pdf.jpgd9db6cb028e813facf42c43cb16b8f4eMD5310183/314262018-10-10 07:43:22.501oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31426Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:43:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fórmula (-1) : desenvolvendo objetos digitais de aprendizagem para as operações com números positivos e negativos |
title |
Fórmula (-1) : desenvolvendo objetos digitais de aprendizagem para as operações com números positivos e negativos |
spellingShingle |
Fórmula (-1) : desenvolvendo objetos digitais de aprendizagem para as operações com números positivos e negativos Morais, Anuar Daian de Números inteiros Ensino : Matematica Objetos de aprendizagem Ensino e aprendizagem Additive field Multiplicative field Whole number operations Digitals learning objects Math Games |
title_short |
Fórmula (-1) : desenvolvendo objetos digitais de aprendizagem para as operações com números positivos e negativos |
title_full |
Fórmula (-1) : desenvolvendo objetos digitais de aprendizagem para as operações com números positivos e negativos |
title_fullStr |
Fórmula (-1) : desenvolvendo objetos digitais de aprendizagem para as operações com números positivos e negativos |
title_full_unstemmed |
Fórmula (-1) : desenvolvendo objetos digitais de aprendizagem para as operações com números positivos e negativos |
title_sort |
Fórmula (-1) : desenvolvendo objetos digitais de aprendizagem para as operações com números positivos e negativos |
author |
Morais, Anuar Daian de |
author_facet |
Morais, Anuar Daian de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Anuar Daian de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Números inteiros Ensino : Matematica Objetos de aprendizagem Ensino e aprendizagem |
topic |
Números inteiros Ensino : Matematica Objetos de aprendizagem Ensino e aprendizagem Additive field Multiplicative field Whole number operations Digitals learning objects Math Games |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Additive field Multiplicative field Whole number operations Digitals learning objects Math Games |
description |
Essa dissertação apresenta um conjunto de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs) que foram desenvolvidos com o objetivo de promover a aprendizagem das operações com números positivos e negativos sob a perspectiva da teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. Além disso, também foi desenvolvida uma proposta didática para auxiliar o professor que desejar utilizá-lo nas suas aulas. Nossa pesquisa ainda apresenta a construção histórica do conjunto dos números positivos e negativos, uma discussão sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em Educação e uma revisão de propostas voltadas para o ensino dos números positivos e negativos. De caráter experimental, nossa proposta foi aplicada em dois momentos diferentes: no final de 2008 numa turma de 6º série do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS e durante o primeiro semestre de 2010 numa escola da rede privada do município de Guaíba/RS. A análise dos resultados obtidos serviu como subsídio para a implementação de modificações no ODA e na proposta didática, bem como para a reflexão do desenvolvimento de ODAs que promovam o desenvolvimento do raciocínio aditivo e multiplicativo através de problemas que envolvam operações com números positivos e negativos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-08-30T06:01:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/31426 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000779860 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/31426 |
identifier_str_mv |
000779860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31426/1/000779860.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31426/2/000779860.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31426/3/000779860.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
05856cde73c920a3493b8d9950869f7c 2ff7f1218b64ce34a9b60068ee38ce6c d9db6cb028e813facf42c43cb16b8f4e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085207498293248 |