A escola como microcosmo de resistência : gênero e relações étnico-raciais através da biografia de Nzinga mbandi, rainha de Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tirandelli, Laura Gallo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206489
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação voltada a compreender aspectos do processo de ensino e aprendizagem da história. Considerando a sala de aula como o espaço para a construção de conhecimentos e práticas de ensino, a pesquisa foi realizada nas aulas de história dos oitavos anos do Ensino Fundamental, em duas turmas nas quais atuo como docente da disciplina de história. Trata-se da elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica em que se privilegiou a biografia de um sujeito histórico: a rainha angolana Nzinga Mbandi Ngola Kiluanji. O objetivo da pesquisa foi examinar se o uso da biografia no ensino de história pode contribuir para questionar concepções de gênero e raça, possibilitando que estudantes problematizem a ação dos sujeitos históricos. Para alcançar este objetivo, foi desenvolvida uma sequência didática inserida no eixo temático sobre o estudo do colonialismo e imperialismo. Desta forma, a dissertação consiste na apresentação da fundamentação teórica que orientou o desenvolvimento da proposta didática, o relato da aplicação da proposta em sala de aula e, por fim, a análise das produções dos/as estudantes, em que foram utilizados diferentes artefatos culturais e fontes documentais que contemplassem visões diversas sobre a personagem e seu contexto. Para a análise dos materiais produzidos pelos/as estudantes, foi adotada a perspectiva relacional como possibilidade de suscitar reflexões sobre estereótipos de gênero e a constituição do racismo estrutural presente nas relações sociais, fundadas a partir do processo colonizador português que vincula Angola ao Brasil. A opção por colocar em evidência as hierarquizações e as origens destas é um meio de conduzir as reflexões sobre e através das práticas em sala de aula, de maneira que o ensino de história contemple sujeitos tradicionalmente invisibilizados. Como resultado da pesquisa, foi possível acompanhar que o estudo de uma personagem, dentro de um contexto histórico, possibilitou aos e às estudantes desnaturalizar concepções de gênero e raça e, ainda que de forma parcial, historicizar essas relações, situando-as no contexto das resistências ao colonialismo e ao imperialismo.
id URGS_3f3340c1868a1c2078993a0cc0a3e276
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206489
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Tirandelli, Laura GalloMéndez, Natalia Pietra2020-03-05T04:17:47Z2019http://hdl.handle.net/10183/206489001112610O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação voltada a compreender aspectos do processo de ensino e aprendizagem da história. Considerando a sala de aula como o espaço para a construção de conhecimentos e práticas de ensino, a pesquisa foi realizada nas aulas de história dos oitavos anos do Ensino Fundamental, em duas turmas nas quais atuo como docente da disciplina de história. Trata-se da elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica em que se privilegiou a biografia de um sujeito histórico: a rainha angolana Nzinga Mbandi Ngola Kiluanji. O objetivo da pesquisa foi examinar se o uso da biografia no ensino de história pode contribuir para questionar concepções de gênero e raça, possibilitando que estudantes problematizem a ação dos sujeitos históricos. Para alcançar este objetivo, foi desenvolvida uma sequência didática inserida no eixo temático sobre o estudo do colonialismo e imperialismo. Desta forma, a dissertação consiste na apresentação da fundamentação teórica que orientou o desenvolvimento da proposta didática, o relato da aplicação da proposta em sala de aula e, por fim, a análise das produções dos/as estudantes, em que foram utilizados diferentes artefatos culturais e fontes documentais que contemplassem visões diversas sobre a personagem e seu contexto. Para a análise dos materiais produzidos pelos/as estudantes, foi adotada a perspectiva relacional como possibilidade de suscitar reflexões sobre estereótipos de gênero e a constituição do racismo estrutural presente nas relações sociais, fundadas a partir do processo colonizador português que vincula Angola ao Brasil. A opção por colocar em evidência as hierarquizações e as origens destas é um meio de conduzir as reflexões sobre e através das práticas em sala de aula, de maneira que o ensino de história contemple sujeitos tradicionalmente invisibilizados. Como resultado da pesquisa, foi possível acompanhar que o estudo de uma personagem, dentro de um contexto histórico, possibilitou aos e às estudantes desnaturalizar concepções de gênero e raça e, ainda que de forma parcial, historicizar essas relações, situando-as no contexto das resistências ao colonialismo e ao imperialismo.This paper presents the results of an action research aimed at understanding aspects of teaching and learning process of history. Considering classroom as the space for knowledge construction and teaching practices, the research was carried out in the history classes of eighth years of elementary school, in which I act two of them as the official teacher of this discipline. It is the elaboration and application of a pedagogical proposal in which we approach the biography of a historical subject: the Angolan Queen Nzinga Mbandi Ngola Kiluanji. The aim of the research is to examine if the use of this biography in history teaching can contribute to question conceptions of gender and race, allowing students to problematize the action of historical subjects. To achieve this objective, a didactic sequence was developed, inserted in the thematic axis on the study of imperialism and colonialism. Being so, this text consists of the presentation of the theoretical foundation that guided the development of the didactic proposal, the proposal application report in the classroom and, finally, the analysis of the student’s productions, in which were used different cultural artifacts and sources of documentation that contemplated different visions of the personage and her context. For the analysis of the materials produced by the students, a relational perspective was adopted as a possibility to elicit reflections on gender stereotypes and the constitution of structural racism present in social relations, based on the Portuguese colonizing process that links Angola to Brazil. The option of highlighting the hierarchies and their origins is a means of conducting the reflections through classroom practices, in a way that history teaching may contemplate subjects traditionally invisible. As a result of the research, it was possible to follow that the study of a character, within a historical context, enabled the students to denature conceptions of gender and race and, in a partial way, to put these relations into the historical scope, situating them in the context of colonialism and imperialism resistance.application/pdfporEnsino de históriaGêneroRelações étnicas e raciaisBiografiaEnsino fundamental : Séries finaisAngolaHistory teachingGenderEthnic-racial relationsBiographyFinal years of elementary schoolA escola como microcosmo de resistência : gênero e relações étnico-raciais através da biografia de Nzinga mbandi, rainha de Angolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112610.pdf.txt001112610.pdf.txtExtracted Texttext/plain251392http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206489/2/001112610.pdf.txt8651e734fb8ed41ded3c9307c2ba5c26MD52ORIGINAL001112610.pdfTexto completoapplication/pdf2399090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206489/1/001112610.pdf21551e352dcced910b4331448bf6b8baMD5110183/2064892020-03-06 04:14:45.036199oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206489Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-03-06T07:14:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escola como microcosmo de resistência : gênero e relações étnico-raciais através da biografia de Nzinga mbandi, rainha de Angola
title A escola como microcosmo de resistência : gênero e relações étnico-raciais através da biografia de Nzinga mbandi, rainha de Angola
spellingShingle A escola como microcosmo de resistência : gênero e relações étnico-raciais através da biografia de Nzinga mbandi, rainha de Angola
Tirandelli, Laura Gallo
Ensino de história
Gênero
Relações étnicas e raciais
Biografia
Ensino fundamental : Séries finais
Angola
History teaching
Gender
Ethnic-racial relations
Biography
Final years of elementary school
title_short A escola como microcosmo de resistência : gênero e relações étnico-raciais através da biografia de Nzinga mbandi, rainha de Angola
title_full A escola como microcosmo de resistência : gênero e relações étnico-raciais através da biografia de Nzinga mbandi, rainha de Angola
title_fullStr A escola como microcosmo de resistência : gênero e relações étnico-raciais através da biografia de Nzinga mbandi, rainha de Angola
title_full_unstemmed A escola como microcosmo de resistência : gênero e relações étnico-raciais através da biografia de Nzinga mbandi, rainha de Angola
title_sort A escola como microcosmo de resistência : gênero e relações étnico-raciais através da biografia de Nzinga mbandi, rainha de Angola
author Tirandelli, Laura Gallo
author_facet Tirandelli, Laura Gallo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tirandelli, Laura Gallo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Méndez, Natalia Pietra
contributor_str_mv Méndez, Natalia Pietra
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Gênero
Relações étnicas e raciais
Biografia
Ensino fundamental : Séries finais
Angola
topic Ensino de história
Gênero
Relações étnicas e raciais
Biografia
Ensino fundamental : Séries finais
Angola
History teaching
Gender
Ethnic-racial relations
Biography
Final years of elementary school
dc.subject.eng.fl_str_mv History teaching
Gender
Ethnic-racial relations
Biography
Final years of elementary school
description O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação voltada a compreender aspectos do processo de ensino e aprendizagem da história. Considerando a sala de aula como o espaço para a construção de conhecimentos e práticas de ensino, a pesquisa foi realizada nas aulas de história dos oitavos anos do Ensino Fundamental, em duas turmas nas quais atuo como docente da disciplina de história. Trata-se da elaboração e aplicação de uma proposta pedagógica em que se privilegiou a biografia de um sujeito histórico: a rainha angolana Nzinga Mbandi Ngola Kiluanji. O objetivo da pesquisa foi examinar se o uso da biografia no ensino de história pode contribuir para questionar concepções de gênero e raça, possibilitando que estudantes problematizem a ação dos sujeitos históricos. Para alcançar este objetivo, foi desenvolvida uma sequência didática inserida no eixo temático sobre o estudo do colonialismo e imperialismo. Desta forma, a dissertação consiste na apresentação da fundamentação teórica que orientou o desenvolvimento da proposta didática, o relato da aplicação da proposta em sala de aula e, por fim, a análise das produções dos/as estudantes, em que foram utilizados diferentes artefatos culturais e fontes documentais que contemplassem visões diversas sobre a personagem e seu contexto. Para a análise dos materiais produzidos pelos/as estudantes, foi adotada a perspectiva relacional como possibilidade de suscitar reflexões sobre estereótipos de gênero e a constituição do racismo estrutural presente nas relações sociais, fundadas a partir do processo colonizador português que vincula Angola ao Brasil. A opção por colocar em evidência as hierarquizações e as origens destas é um meio de conduzir as reflexões sobre e através das práticas em sala de aula, de maneira que o ensino de história contemple sujeitos tradicionalmente invisibilizados. Como resultado da pesquisa, foi possível acompanhar que o estudo de uma personagem, dentro de um contexto histórico, possibilitou aos e às estudantes desnaturalizar concepções de gênero e raça e, ainda que de forma parcial, historicizar essas relações, situando-as no contexto das resistências ao colonialismo e ao imperialismo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-05T04:17:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/206489
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001112610
url http://hdl.handle.net/10183/206489
identifier_str_mv 001112610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206489/2/001112610.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206489/1/001112610.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8651e734fb8ed41ded3c9307c2ba5c26
21551e352dcced910b4331448bf6b8ba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085519039660032