Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/3638 |
Resumo: | A pesquisa teve por objetivo apresentar atividades didáticas envolvendo a Língua Brasileira de Sinais com o intuito de estabelecer uma relação de mútuo reforço entre o ensino de Geografia e a utilização da leitura e escrita da língua portuguesa a partir da inclusão de alunos surdos em uma escola de Ensino de Jovens e Adultos. Na primeira parte da dissertação foi analisado o histórico das propostas pedagógicas para educação de surdos e os conflitos gerados pela disputa de saber e poder. A segunda parte, apresenta a abordagem do espaço na perspectiva geográfica e pedagógica em busca de elementos que propiciem partir da potencialidade visual dos surdos e a espacialidade da língua de sinais como instrumentos do processo de ensino-aprendizagem. A terceira parte, resgata a reflexão sobre a educação de surdos e análise das atividades didáticas desenvolvidas. |
id |
URGS_3fee52dada02b8a56e2fe8c76423990d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3638 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Silva, Claudionir Borges daRego, Nelson2007-06-06T17:29:44Z2003http://hdl.handle.net/10183/3638000390803A pesquisa teve por objetivo apresentar atividades didáticas envolvendo a Língua Brasileira de Sinais com o intuito de estabelecer uma relação de mútuo reforço entre o ensino de Geografia e a utilização da leitura e escrita da língua portuguesa a partir da inclusão de alunos surdos em uma escola de Ensino de Jovens e Adultos. Na primeira parte da dissertação foi analisado o histórico das propostas pedagógicas para educação de surdos e os conflitos gerados pela disputa de saber e poder. A segunda parte, apresenta a abordagem do espaço na perspectiva geográfica e pedagógica em busca de elementos que propiciem partir da potencialidade visual dos surdos e a espacialidade da língua de sinais como instrumentos do processo de ensino-aprendizagem. A terceira parte, resgata a reflexão sobre a educação de surdos e análise das atividades didáticas desenvolvidas.application/pdfporEnsinoDeficiente da audiçãoSurdoLíngua de sinaisEducaçãoLinguagem de sinaisLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000390803.pdf000390803.pdfTexto completoapplication/pdf1362602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3638/1/000390803.pdf425ff8ffe7cdc2140a18e95c8a963cc2MD51TEXT000390803.pdf.txt000390803.pdf.txtExtracted Texttext/plain517869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3638/2/000390803.pdf.txtc7d9bfd64629f0a537ca6a08e3779617MD52THUMBNAIL000390803.pdf.jpg000390803.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3638/3/000390803.pdf.jpg3d9ef24b0eddae6ccd5917494aaa41cfMD5310183/36382023-06-25 03:43:34.416599oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-25T06:43:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos |
title |
Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos |
spellingShingle |
Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos Silva, Claudionir Borges da Ensino Deficiente da audição Surdo Língua de sinais Educação Linguagem de sinais Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) |
title_short |
Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos |
title_full |
Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos |
title_fullStr |
Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos |
title_full_unstemmed |
Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos |
title_sort |
Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos |
author |
Silva, Claudionir Borges da |
author_facet |
Silva, Claudionir Borges da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Claudionir Borges da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rego, Nelson |
contributor_str_mv |
Rego, Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Deficiente da audição Surdo Língua de sinais Educação Linguagem de sinais Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) |
topic |
Ensino Deficiente da audição Surdo Língua de sinais Educação Linguagem de sinais Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) |
description |
A pesquisa teve por objetivo apresentar atividades didáticas envolvendo a Língua Brasileira de Sinais com o intuito de estabelecer uma relação de mútuo reforço entre o ensino de Geografia e a utilização da leitura e escrita da língua portuguesa a partir da inclusão de alunos surdos em uma escola de Ensino de Jovens e Adultos. Na primeira parte da dissertação foi analisado o histórico das propostas pedagógicas para educação de surdos e os conflitos gerados pela disputa de saber e poder. A segunda parte, apresenta a abordagem do espaço na perspectiva geográfica e pedagógica em busca de elementos que propiciem partir da potencialidade visual dos surdos e a espacialidade da língua de sinais como instrumentos do processo de ensino-aprendizagem. A terceira parte, resgata a reflexão sobre a educação de surdos e análise das atividades didáticas desenvolvidas. |
publishDate |
2003 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2003 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:29:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/3638 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000390803 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/3638 |
identifier_str_mv |
000390803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3638/1/000390803.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3638/2/000390803.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3638/3/000390803.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
425ff8ffe7cdc2140a18e95c8a963cc2 c7d9bfd64629f0a537ca6a08e3779617 3d9ef24b0eddae6ccd5917494aaa41cf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800308920081711104 |