Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Claudionir Borges da
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/3638
Resumo: A pesquisa teve por objetivo apresentar atividades didáticas envolvendo a Língua Brasileira de Sinais com o intuito de estabelecer uma relação de mútuo reforço entre o ensino de Geografia e a utilização da leitura e escrita da língua portuguesa a partir da inclusão de alunos surdos em uma escola de Ensino de Jovens e Adultos. Na primeira parte da dissertação foi analisado o histórico das propostas pedagógicas para educação de surdos e os conflitos gerados pela disputa de saber e poder. A segunda parte, apresenta a abordagem do espaço na perspectiva geográfica e pedagógica em busca de elementos que propiciem partir da potencialidade visual dos surdos e a espacialidade da língua de sinais como instrumentos do processo de ensino-aprendizagem. A terceira parte, resgata a reflexão sobre a educação de surdos e análise das atividades didáticas desenvolvidas.
id URGS_3fee52dada02b8a56e2fe8c76423990d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3638
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Claudionir Borges daRego, Nelson2007-06-06T17:29:44Z2003http://hdl.handle.net/10183/3638000390803A pesquisa teve por objetivo apresentar atividades didáticas envolvendo a Língua Brasileira de Sinais com o intuito de estabelecer uma relação de mútuo reforço entre o ensino de Geografia e a utilização da leitura e escrita da língua portuguesa a partir da inclusão de alunos surdos em uma escola de Ensino de Jovens e Adultos. Na primeira parte da dissertação foi analisado o histórico das propostas pedagógicas para educação de surdos e os conflitos gerados pela disputa de saber e poder. A segunda parte, apresenta a abordagem do espaço na perspectiva geográfica e pedagógica em busca de elementos que propiciem partir da potencialidade visual dos surdos e a espacialidade da língua de sinais como instrumentos do processo de ensino-aprendizagem. A terceira parte, resgata a reflexão sobre a educação de surdos e análise das atividades didáticas desenvolvidas.application/pdfporEnsinoDeficiente da audiçãoSurdoLíngua de sinaisEducaçãoLinguagem de sinaisLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000390803.pdf000390803.pdfTexto completoapplication/pdf1362602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3638/1/000390803.pdf425ff8ffe7cdc2140a18e95c8a963cc2MD51TEXT000390803.pdf.txt000390803.pdf.txtExtracted Texttext/plain517869http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3638/2/000390803.pdf.txtc7d9bfd64629f0a537ca6a08e3779617MD52THUMBNAIL000390803.pdf.jpg000390803.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3638/3/000390803.pdf.jpg3d9ef24b0eddae6ccd5917494aaa41cfMD5310183/36382023-06-25 03:43:34.416599oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-25T06:43:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos
title Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos
spellingShingle Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos
Silva, Claudionir Borges da
Ensino
Deficiente da audição
Surdo
Língua de sinais
Educação
Linguagem de sinais
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
title_short Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos
title_full Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos
title_fullStr Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos
title_full_unstemmed Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos
title_sort Cenário armado, objetos situados : o ensino da geografia na educação de surdos
author Silva, Claudionir Borges da
author_facet Silva, Claudionir Borges da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Claudionir Borges da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rego, Nelson
contributor_str_mv Rego, Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Deficiente da audição
Surdo
Língua de sinais
Educação
Linguagem de sinais
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
topic Ensino
Deficiente da audição
Surdo
Língua de sinais
Educação
Linguagem de sinais
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
description A pesquisa teve por objetivo apresentar atividades didáticas envolvendo a Língua Brasileira de Sinais com o intuito de estabelecer uma relação de mútuo reforço entre o ensino de Geografia e a utilização da leitura e escrita da língua portuguesa a partir da inclusão de alunos surdos em uma escola de Ensino de Jovens e Adultos. Na primeira parte da dissertação foi analisado o histórico das propostas pedagógicas para educação de surdos e os conflitos gerados pela disputa de saber e poder. A segunda parte, apresenta a abordagem do espaço na perspectiva geográfica e pedagógica em busca de elementos que propiciem partir da potencialidade visual dos surdos e a espacialidade da língua de sinais como instrumentos do processo de ensino-aprendizagem. A terceira parte, resgata a reflexão sobre a educação de surdos e análise das atividades didáticas desenvolvidas.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:29:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3638
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000390803
url http://hdl.handle.net/10183/3638
identifier_str_mv 000390803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3638/1/000390803.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3638/2/000390803.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3638/3/000390803.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 425ff8ffe7cdc2140a18e95c8a963cc2
c7d9bfd64629f0a537ca6a08e3779617
3d9ef24b0eddae6ccd5917494aaa41cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308920081711104