Os Acadêmicos de Odontologia e as competências de Endodontia adquiridas ao longo de Cursos de Graduação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276006 |
Resumo: | Para a organização dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares dos Cursos de Graduação em Odontologia é considerado o disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Porém, tal documento não especifica os conteúdos que devem ser abordados dentro das especialidades ofertadas no curso, ficando isto a cargo de cada instituição. Recentemente, Grock (2020) elenca tópicos que foram considerados essenciais por especialistas da área de Endodontia e que deveriam ser incorporados em planos de ensino de disciplinas que abrangem a área de Endodontia. O presente estudo tem como objetivo avaliar a percepção de acadêmicos de odontologia do Brasil quanto ao contato com tais tópicos, a sua percepção quanto à importância e também a sua percepção quanto ao seu grau de competência frente a eles. Trata-se de uma pesquisa do tipo senso, realizada por meio de questionário virtual encaminhado a acadêmicos de odontologia que estão no último ano do Curso por meio de estratégia de “bola de neve”. Foram utilizadas mensagem de WhatsApp e contato em redes sociais (Instagram e Facebook). O processo de consentimento livre e esclarecido e as respostas ao questionário se deram por meio de Formulário Eletrônico GoogleForms®. As variáveis sociodemográficas foram: sexo do participante, idade, região do Brasil do Curso de Odontologia que frequenta. Quanto à experiência prévia na realização do tratamento endodôntico dos participantes, eles foram questionados quanto ao número de tratamentos endodônticos realizados em ambiente pré- clínico e clínico, considerando dentes com 1 canal radicular, 2 canais radiculares e 3 canais radiculares. A confiança para realização de tratamentos endodônticos eletivos ou de urgência foi avaliada por meio de uma Escala Likert de 5 pontos, com as opções “muito pouco confiante”, “pouco confiante”, “neutro”, “confiante” e “muito confiante”. Para a compreensão quanto aos tópicos relacionados à Área de Endodontia e que foram abordados durante a formação do participante utilizou-se a matriz consensual publicada por Grock (2020). Os participantes atribuíram para cada item informações quanto ao contato com o tópico, à importância atribuída ao tópico e a competência que desenvolve frente ao tópico. A análise estatística descritiva foi realizada. Para a análise estatística inferencial, adotou-se o nível de significância de 5%. O período de coleta de dados ocorreu de 17 de maio de 2022 a 24 de fevereiro de 2023, sendo analisadas as respostas de 12 participantes. Os participantes eram predominantemente do gênero feminino (91/125), e apresentavam idade média de 24,53 ± 3,94 anos. Participaram estudantes de Odontologia das 5 regiões do Brasil. Todos os participantes fizeram pelo menos um tratamento endodôntico de dentes com 1 canal radicular em ambiente pré-clínico, o que não ocorreu para dentes com dois ou três canais radiculares. Constata-se um percentual mais elevado de alunos não realizaram tratamentos endodônticos em dentes com 3 ou mais canais radiculares. Os níveis de confiança são menores para a realização de tratamentos endodônticos eletivos em dentes com 3 canais radiculares ou mais do que quando comparados a tratamentos eletivos em dentes com dois canais, tratamentos de urgência e tratamentos eletivos em dentes com dentes com 1 canal radicular (P<0,0001, Teste de Kruskall Wallis e Pós-teste de Dunn). Há correlação positiva e moderada entre o número de tratamentos realizados para um determinado grupo dental e a confiança para realizar o tratamento no mesmo grupo dental (Teste de Correlação de Spearman, P<0,05; r≥0,30). Os tópicos de Endodontia que simultaneamente os participantes tiveram contato, consideram importantes/muito importantes e se autopercebem como “compententes” são “instrumental endodôntico”, “medicação intracanal” e “substâncias químicas auxiliares e irrigantes”. Trinta e quatro dos 40 tópicos foram considerados “importantes” ou “muito importantes” para os participantes da pesquisa. Os percentuais de alunos que seconsideraram “competentes” frente aos tópicos apresentados variaram de 10,6% a 66,7%. Com o presente estudo, conclui-se que a exposição dos alunos à realização de tratamentos endodônticos em laboratório e em pacientes aumenta a sua confiança ao realizar tratamentos endodônticos. Quanto aos tópicos sugeridos em matriz consensual, os mesmos estão sendo abordados em Cursos de Odontologia Brasileiros, porém constatase a autopercepção dos acadêmicos de Odontologia quanto à sua aplicação e competência é reduzida. Dessa forma, sugere-se que os docentes constantemente revisem as matrizes curriculares com o intuito de favorecer o aprendizado dos acadêmicos, repercutindo em maiores taxas de autopercepção da sua competência e confiança para a sua aplicação. |
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Silva, Pietra Girotto de Alencastro Caiel daMontagner, Francisco2024-07-04T06:11:24Z2023http://hdl.handle.net/10183/276006001173905Para a organização dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares dos Cursos de Graduação em Odontologia é considerado o disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Porém, tal documento não especifica os conteúdos que devem ser abordados dentro das especialidades ofertadas no curso, ficando isto a cargo de cada instituição. Recentemente, Grock (2020) elenca tópicos que foram considerados essenciais por especialistas da área de Endodontia e que deveriam ser incorporados em planos de ensino de disciplinas que abrangem a área de Endodontia. O presente estudo tem como objetivo avaliar a percepção de acadêmicos de odontologia do Brasil quanto ao contato com tais tópicos, a sua percepção quanto à importância e também a sua percepção quanto ao seu grau de competência frente a eles. Trata-se de uma pesquisa do tipo senso, realizada por meio de questionário virtual encaminhado a acadêmicos de odontologia que estão no último ano do Curso por meio de estratégia de “bola de neve”. Foram utilizadas mensagem de WhatsApp e contato em redes sociais (Instagram e Facebook). O processo de consentimento livre e esclarecido e as respostas ao questionário se deram por meio de Formulário Eletrônico GoogleForms®. As variáveis sociodemográficas foram: sexo do participante, idade, região do Brasil do Curso de Odontologia que frequenta. Quanto à experiência prévia na realização do tratamento endodôntico dos participantes, eles foram questionados quanto ao número de tratamentos endodônticos realizados em ambiente pré- clínico e clínico, considerando dentes com 1 canal radicular, 2 canais radiculares e 3 canais radiculares. A confiança para realização de tratamentos endodônticos eletivos ou de urgência foi avaliada por meio de uma Escala Likert de 5 pontos, com as opções “muito pouco confiante”, “pouco confiante”, “neutro”, “confiante” e “muito confiante”. Para a compreensão quanto aos tópicos relacionados à Área de Endodontia e que foram abordados durante a formação do participante utilizou-se a matriz consensual publicada por Grock (2020). Os participantes atribuíram para cada item informações quanto ao contato com o tópico, à importância atribuída ao tópico e a competência que desenvolve frente ao tópico. A análise estatística descritiva foi realizada. Para a análise estatística inferencial, adotou-se o nível de significância de 5%. O período de coleta de dados ocorreu de 17 de maio de 2022 a 24 de fevereiro de 2023, sendo analisadas as respostas de 12 participantes. Os participantes eram predominantemente do gênero feminino (91/125), e apresentavam idade média de 24,53 ± 3,94 anos. Participaram estudantes de Odontologia das 5 regiões do Brasil. Todos os participantes fizeram pelo menos um tratamento endodôntico de dentes com 1 canal radicular em ambiente pré-clínico, o que não ocorreu para dentes com dois ou três canais radiculares. Constata-se um percentual mais elevado de alunos não realizaram tratamentos endodônticos em dentes com 3 ou mais canais radiculares. Os níveis de confiança são menores para a realização de tratamentos endodônticos eletivos em dentes com 3 canais radiculares ou mais do que quando comparados a tratamentos eletivos em dentes com dois canais, tratamentos de urgência e tratamentos eletivos em dentes com dentes com 1 canal radicular (P<0,0001, Teste de Kruskall Wallis e Pós-teste de Dunn). Há correlação positiva e moderada entre o número de tratamentos realizados para um determinado grupo dental e a confiança para realizar o tratamento no mesmo grupo dental (Teste de Correlação de Spearman, P<0,05; r≥0,30). Os tópicos de Endodontia que simultaneamente os participantes tiveram contato, consideram importantes/muito importantes e se autopercebem como “compententes” são “instrumental endodôntico”, “medicação intracanal” e “substâncias químicas auxiliares e irrigantes”. Trinta e quatro dos 40 tópicos foram considerados “importantes” ou “muito importantes” para os participantes da pesquisa. Os percentuais de alunos que seconsideraram “competentes” frente aos tópicos apresentados variaram de 10,6% a 66,7%. Com o presente estudo, conclui-se que a exposição dos alunos à realização de tratamentos endodônticos em laboratório e em pacientes aumenta a sua confiança ao realizar tratamentos endodônticos. Quanto aos tópicos sugeridos em matriz consensual, os mesmos estão sendo abordados em Cursos de Odontologia Brasileiros, porém constatase a autopercepção dos acadêmicos de Odontologia quanto à sua aplicação e competência é reduzida. Dessa forma, sugere-se que os docentes constantemente revisem as matrizes curriculares com o intuito de favorecer o aprendizado dos acadêmicos, repercutindo em maiores taxas de autopercepção da sua competência e confiança para a sua aplicação.The provisions of the Brazilian National Curriculum Guidelines (BNCG) are considered for organizing pedagogical projects and Undergraduate Courses in the Dentistry curriculum. The BNCG does not specify the contents that must be addressed within the dental areas, relying on institutional decisions. Grock (2020) listed topics considered essential by experts in the field of Endodontics, which should be incorporated into the disciplines that cover the field of Endodontics. This research project aims to evaluate the perception of dental students in Brazil regarding contact with such topics, their perception of their importance, and also their perception of their degree of competence in dealing with them. This observational study was carried out in a digital platform, and the questionnaire was sent to dental students in the last year of the Course through the snowball strategy. WhatsApp messages and contact on social networks (Instagram and Facebook) were used. The process of free and informed consent and the answers to the questionnaire were given through GoogleForms®. The sociodemographic variables were: the gender of the participant, age, and region of Brazil of the Dentistry Course attended. Participants indicated the number of endodontic treatments performed in a preclinical and clinical environment, considering teeth with one root canal, two root canals, and three root canals. Confidence in carrying out elective or urgent endodontic treatments was assessed using a 5-point Likert Scale, with the options "very little confident", "not very confident", "neutral", "confident", and "very confident". The consensus matrix published by Grock (2020) was used to understand the topics related to the Area of Endodontics and which were addressed during the participant's training. The participants assigned each item information regarding contact with the topic, its importance, and the competence they developed in relation to it. Descriptive statistical analysis was performed. A significance level of 5% was adopted for the inferential statistical analysis. The data collection period took place from May 17, 2022, to February 24, 2023, with the responses of 125 participants being analyzed. Participants were predominantly female (91/125) and had a mean age of 24.53 ± 3.94 years. Dentistry students from the five regions of Brazil participated. All participants underwent at least one endodontic treatment of teeth with one root canal in a preclinical environment, which did not occur for teeth with two or three root canals. Many students did not undergo endodontic treatment in teeth with three or more root canals. Confidence levels are lower for performing elective endodontic treatments on teeth with three root canals or more than when compared to elective treatments on teeth with two root canals, emergency treatments, and elective treatments on teeth with one root canal (P <0.0001, Kruskall Wallis Test and Dunn Post Test). A positive and moderate correlation exists between the number of treatments performed for a given dental group and the confidence to perform the treatment on the same dental group (Spearman Correlation Test, P<0.05; r≥0.30). The Endodontics topics that the participants simultaneously had contact with, considered important/very important and self-perceived as "competent" are "endodontic instruments", "intracanal medication" and "auxiliary and irrigating chemical substances". Thirty-four of the 40 topics were rated "important" or "very important" by survey participants. The percentages of students who considered themselves "competent" regarding the topics presented ranged from 10.6% to 66.7%. The present study concluded that exposing students to performing endodontic treatments in the laboratory and in patients increases their confidence when performing endodontic treatments. As for the topics suggested in the consensus matrix, they are being addressedin Brazilian Dentistry Courses. However, the self-perception of Dentistry students regarding their application and competence is low. Thus, it is suggested that professors constantly review the curriculum matrices intending to favor academic learning, resulting in higher self-perception of their competence and confidence in its application.application/pdfporEndodontiaEnsinoCurrículoHealth educationEndodonticsCurriculumOs Acadêmicos de Odontologia e as competências de Endodontia adquiridas ao longo de Cursos de GraduaçãoDentistry students and the skills of Endodontics acquired throughout Courses of Graduation info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2023Odontologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173905.pdf.txt001173905.pdf.txtExtracted Texttext/plain76201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276006/2/001173905.pdf.txta248ad4a8bfd7fdeab1c24974e4ef524MD52ORIGINAL001173905.pdfTexto completoapplication/pdf857930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276006/1/001173905.pdf0748370be39dcb156460c38e4a6889e3MD5110183/2760062024-07-05 06:00:28.664559oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276006Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-07-05T09:00:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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