O uso de espaços de interação em MOOC – Massive Open Online Courses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202396 |
Resumo: | MOOC - Massive Open Online Course – são cursos online abertos a qualquer participante, gratuitos e voltados à participação em larga escala. A partir da revisão da literatura, se evidencia que o abandono e a baixa conclusão em MOOC são as principais críticas a este modelo, bem como os problemas mais investigados por pesquisadores. O objetivo desta tese de doutorado é verificar a relação entre a interação dos estudantes, através de ferramentas da plataforma de cursos, e sua permanência e adesão às atividades propostas no MOOC objeto da investigação. Sendo assim o problema da pesquisa se expressa da seguinte forma: A presença de ferramentas de interação produz efeitos na permanência em MOOC? Para responder ao problema, analisaram-se duas versões do MOOC Avaliação de Usabilidade, oferecido na plataforma Lúmina, à luz da do Teorema da Equivalência da Interação. A primeira versão, com 196 inscritos ativos, disponibiliza ferramentas de interação entre os alunos, como espaços para comentários nos vídeos e textos dos cursos, e fóruns de discussão. A segunda versão, com 109 inscritos ativos, não oferece ferramentas de interação para os participantes do curso. A análise qualitativa dos dados vale-se da análise de conteúdo dos comentários realizados nos vídeos e nas postagens nos fóruns de discussão. Essa análise apontou para uma baixa interação entre os participantes, seja na quantidade de interações quanto na relevância dos comentários. A análise quantitativa inferencial verificou três hipóteses - à média da nota; a média da quantidade de atividades concluídas e se a interação nos fóruns está linearmente correlacionada com a porcentagem concluída - para os estudantes ao comparar as duas edições do curso. Os resultados apontam que a versão do curso sem interação entre os participantes apresenta maior número de atividades realizadas e de alunos concluintes. Os testes quantitativos foram realizados por meio do teste de Wilcoxon, pois a distribuição das variáveis não era normal. A hipótese da igualdade das notas dos estudantes dos cursos com as versões com e sem interação foi rejeitada (W = 7380, p <0.002), sendo que os estudantes do curso sem interação tiveram notas significativamente mais altas. Da mesma forma, a hipótese da igualdade da porcentagem e atividades concluídas também foi rejeitada (W = 8048.5, p < 0.0001), sendo que os estudantes do curso sem interação concluíram mais atividades. Finalmente, avaliou-se a correlação entre interação nos fóruns e porcentagem concluída, que se mostrou fraca (R2 = 0.28) A interação aluno-conteúdo obtém melhores resultados do que a interação aluno-aluno no curso investigado. |
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Para responder ao problema, analisaram-se duas versões do MOOC Avaliação de Usabilidade, oferecido na plataforma Lúmina, à luz da do Teorema da Equivalência da Interação. A primeira versão, com 196 inscritos ativos, disponibiliza ferramentas de interação entre os alunos, como espaços para comentários nos vídeos e textos dos cursos, e fóruns de discussão. A segunda versão, com 109 inscritos ativos, não oferece ferramentas de interação para os participantes do curso. A análise qualitativa dos dados vale-se da análise de conteúdo dos comentários realizados nos vídeos e nas postagens nos fóruns de discussão. Essa análise apontou para uma baixa interação entre os participantes, seja na quantidade de interações quanto na relevância dos comentários. A análise quantitativa inferencial verificou três hipóteses - à média da nota; a média da quantidade de atividades concluídas e se a interação nos fóruns está linearmente correlacionada com a porcentagem concluída - para os estudantes ao comparar as duas edições do curso. Os resultados apontam que a versão do curso sem interação entre os participantes apresenta maior número de atividades realizadas e de alunos concluintes. Os testes quantitativos foram realizados por meio do teste de Wilcoxon, pois a distribuição das variáveis não era normal. A hipótese da igualdade das notas dos estudantes dos cursos com as versões com e sem interação foi rejeitada (W = 7380, p <0.002), sendo que os estudantes do curso sem interação tiveram notas significativamente mais altas. Da mesma forma, a hipótese da igualdade da porcentagem e atividades concluídas também foi rejeitada (W = 8048.5, p < 0.0001), sendo que os estudantes do curso sem interação concluíram mais atividades. Finalmente, avaliou-se a correlação entre interação nos fóruns e porcentagem concluída, que se mostrou fraca (R2 = 0.28) A interação aluno-conteúdo obtém melhores resultados do que a interação aluno-aluno no curso investigado.MOOC - Massive Open Online Course - These are free online courses that are open to anyone and are focused on large-scale participation. From the literature review, it is evident that drop out and low completion in MOOC are the main criticisms of this model, and so, these are the problems most investigated by researchers.The objective of this doctoral dissertation is to verify the relationship between student interaction, using tools of the course platform, and their permanence and adherence to the proposed activities in the MOOC object of this investigation.Thus, the research problem is expressed as follows: Does the presence of interaction tools have effects on permanence in MOOC? To answer the problem, two versions of the MOOC Usability Evaluation have been analyzed, in light of the Interaction Equivalence Theorem. The first version, with 196 active subscribers, provides interaction tools among students, such as spaces for comments on course videos and texts, and discussion forums. The second version, with 109 active subscribers, offers no interaction tools for course participants. The qualitative analysis of the data uses the content analysis of the comments made in the videos and the posts in the discussion forums. This analysis pointed to a low interaction between participants, both in the amount of interactions and in the relevance of the comments. Inferential quantitative analysis verified three hypotheses - the average grade; the average amount of activities completed and whether interaction in the forums is linearly correlated with the percentage completed - for students comparing the two editions of the course. The results indicate that the version of the MOOC without interaction between the participants presents a greater number of activities performed and of finishing students. Quantitative tests were performed using the Wilcoxon test because the distribution of variables was not normal. The hypothesis of equal grades of students of the courses with versions with and without interaction was rejected (W = 7380, p <0.002), and students of the course without interaction had significantly higher grades. Similarly, the hypothesis of percentage equality and completed activities was also rejected (W = 8048.5, p <0.0001), and students of the non-interacting course completed more activities. Finally, we evaluated the correlation between interaction in the forums and the percentage completed, which was weak (R2 = 0.28). The studentcontent interaction obtained better results than the student-student interaction in the course investigated.application/pdfporInteraçãoEvasãoPermanência na escolaMoçambiqueInteractionPersistence in MOOCDropout in MOOCO uso de espaços de interação em MOOC – Massive Open Online Coursesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001107806.pdf.txt001107806.pdf.txtExtracted Texttext/plain272133http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202396/2/001107806.pdf.txt731119c11c14db99d0ed3f68ed64a0f7MD52ORIGINAL001107806.pdfTexto completoapplication/pdf2983903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202396/1/001107806.pdf3bf087501119009e0371bb25dc0538d8MD5110183/2023962019-12-08 05:03:53.446983oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202396Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-08T07:03:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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