Ensaios sobre autorias queer no cinema brasileiro contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206808 |
Resumo: | Este estudo desenvolve uma ideia de autoria queer no cinema brasileiro contemporâneo enquanto um exercício de performance. Parte-se de um mapeamento de realizadoras transbichas- sapatas que, desde meados dos anos 2000 até o presente momento, dirigiram e roteirizaram filmes com personagens queer, sapatas, bichas, trans, butches, veados e/ou que abordaram em seus filmes temas correntes como corporalidade, gênero, pornografia e sexualidade. Apresenta-se esse mapeamento sob o argumento de que o cinema brasileiro contemporâneo é marcado pela complexidade e pela multiplicidade de outros sujeitos históricos que estão filmando. E, por esse motivo, a produção dessas imagens é contingenciada de um modo potente e precário por experiências deslocadas e deslocantes. Assim, o mapeamento construído expõe não só um flexível e extenso número de realizadores, mas também algumas informações sobre suas identificações de sexo/gênero, região, estado, cidade, formas de financiamento e modelos de produção. A partir desse contexto, realiza-se uma seleção de diretores/diretoras/roteiristas/performers para conversas e entrevistas - a fim de dialogar sobre seus processos criativos e de produção. Essas conversas são friccionadas junto a filmes, materiais extrafílmicos e teorizações oriundas dos campos das artes, do cinema, da política, da estética e da performance. Com isso, desenvolve-se um caminho reparativo e ensaístico que, sem restaurar o tema de um sujeito originário, busca entender como esses sujeitos de gênero, corpo e sexualidade dissidentes se constituem como autores ou autoras queer no cinema brasileiro contemporâneo. Considera-se, assim, que a autoria queer trata-se de uma performance incorporada que reconfigura a experiência e o vivido e que comunica histórias pessoais e culturais das homossexualidades e das transexualidades. Além disso, elas oferecem uma partilha política e estética que coloca em crise valores e normatividades do “bom” e do “cânone”, produzem diferentes repertórios de sensibilidades e promovem uma inflexão queer de alguns valores das noções de autoria cinematográfica produzidas e disseminadas ao longo do século XX. |
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Pereira, Dieison MarconiRossini, Miriam de Souza2020-03-14T04:19:23Z2020http://hdl.handle.net/10183/206808001113764Este estudo desenvolve uma ideia de autoria queer no cinema brasileiro contemporâneo enquanto um exercício de performance. Parte-se de um mapeamento de realizadoras transbichas- sapatas que, desde meados dos anos 2000 até o presente momento, dirigiram e roteirizaram filmes com personagens queer, sapatas, bichas, trans, butches, veados e/ou que abordaram em seus filmes temas correntes como corporalidade, gênero, pornografia e sexualidade. Apresenta-se esse mapeamento sob o argumento de que o cinema brasileiro contemporâneo é marcado pela complexidade e pela multiplicidade de outros sujeitos históricos que estão filmando. E, por esse motivo, a produção dessas imagens é contingenciada de um modo potente e precário por experiências deslocadas e deslocantes. Assim, o mapeamento construído expõe não só um flexível e extenso número de realizadores, mas também algumas informações sobre suas identificações de sexo/gênero, região, estado, cidade, formas de financiamento e modelos de produção. A partir desse contexto, realiza-se uma seleção de diretores/diretoras/roteiristas/performers para conversas e entrevistas - a fim de dialogar sobre seus processos criativos e de produção. Essas conversas são friccionadas junto a filmes, materiais extrafílmicos e teorizações oriundas dos campos das artes, do cinema, da política, da estética e da performance. Com isso, desenvolve-se um caminho reparativo e ensaístico que, sem restaurar o tema de um sujeito originário, busca entender como esses sujeitos de gênero, corpo e sexualidade dissidentes se constituem como autores ou autoras queer no cinema brasileiro contemporâneo. Considera-se, assim, que a autoria queer trata-se de uma performance incorporada que reconfigura a experiência e o vivido e que comunica histórias pessoais e culturais das homossexualidades e das transexualidades. Além disso, elas oferecem uma partilha política e estética que coloca em crise valores e normatividades do “bom” e do “cânone”, produzem diferentes repertórios de sensibilidades e promovem uma inflexão queer de alguns valores das noções de autoria cinematográfica produzidas e disseminadas ao longo do século XX.This study develops an idea of queer authorship in contemporary brazilian cinema as a performance exercise. This work elaborates a mapping of queer directors and screenwriters who, from the mid 2000's until the present moment, have directed films with queer characters or who have approached in their films themes such as corporeality, gender, pornography and sexuality. This mapping is presented with the argument that contemporary brazilian cinema is marked by the complexity and multiplicity of other historical subjects who are filming. For this reason, the production of these images is contingent in a powerful and precarious way on displaced experiences. Thus, the mapping exposes not only a flexible and extensive number of directors, but also some information about their gender identifications, region, state and city, forms of financing and production models. From this context, the research proposes a selection of directors/scriptwriters to talk about their creative and production processes. Later, the research rubs these conversations with films, extra-filmic materials and theorizations about art, cinema, politics, aesthetics and performance. Thus, the work proposes a reparative and essayistic path that, without restoring the theme of an original subject, reflects how these dissenting subjects of gender, body and sexuality constitute themselves as queer authors in contemporary brazilian cinema. Finally, queer authorship is a performance (embodied practice) that reconfigures the experience and communicates personal and cultural histories of homosexualities and transsexualities. In addition, they offer a political and aesthetic sharing that puts in crisis values and norms of the "good" and the "canon", produce different repertories of sensibilities and promote a queer inflection of some values of the notions of cinematographic authorship produced and disseminated throughout the 20th century.application/pdfporEstudos de gêneroCinema brasileiroEnsaios sobre autorias queer no cinema brasileiro contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001113764.pdf.txt001113764.pdf.txtExtracted Texttext/plain331599http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206808/2/001113764.pdf.txt7ead41bba95dc7632ce642b728f870eeMD52ORIGINAL001113764.pdfTexto completoapplication/pdf2780248http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206808/1/001113764.pdfafcacaf298b17222ca99207d8372fe28MD5110183/2068082022-02-22 05:15:07.807946oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206808Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:15:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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