Álgebra no ensino fundamental : produzindo significados para as operações básicas com expressões algébricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonadiman, Adriana
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/11228
Resumo: Nesta dissertação destacamos nossa preocupação com o ensino e aprendizagem da álgebra elementar, sempre muito presente em nossa prática docente. Nosso principal objetivo foi a elaboração, implementação e validação de uma proposta didática para o desenvolvimento de um ensino que promovesse a compreensão das operações básicas com expressões algébricas no Ensino Fundamental. De acordo com os referenciais teóricos utilizados buscamos construir uma proposta que contemplasse a produção de significados para a atividade algébrica em um ambiente de aprendizagem cooperativa, fazendo uso de representações múltiplas e de materiais manipulativos juntamente com a resolução de situações-problema. A implementação da proposta foi desenvolvida em duas fases: a primeira, enfocando o uso das letras em álgebra e a segunda voltada para a produção de significados para as operações com expressões algébricas. Apresentamos o resultado da investigação realizada com um grupo de alunos do segundo ano do terceiro ciclo (equivalente à 7ª série) do Ensino Fundamental numa escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Este estudo mostrou que a proposta implementada contribuiu para o aprimoramento do pensamento algébrico dos alunos que produziram significados para as operações realizadas com expressões algébricas, adquiriram desenvoltura no uso das letras e compreenderam algumas propriedades algébricas, dentre elas a comutatividade da multiplicação e a distributividade da multiplicação em relação à adição, além de estabelecerem condições para a realização da adição e subtração entre expressões algébricas. Notamos, ainda, o progresso dos alunos quanto à autonomia presente nos processos de observação, levantamento de hipóteses, elaboração de conclusões e de justificações. Concluímos, destacando a relevância desta pesquisa no âmbito do trabalho do professor, relacionada à construção de uma atitude de busca de compreensão dos processos de aprendizagem de seus alunos.
id URGS_43cbfbcad3c78df2c2863b8988404e13
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11228
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bonadiman, AdrianaBurigo, Elisabete Zardo2007-11-29T05:10:20Z2007http://hdl.handle.net/10183/11228000609939Nesta dissertação destacamos nossa preocupação com o ensino e aprendizagem da álgebra elementar, sempre muito presente em nossa prática docente. Nosso principal objetivo foi a elaboração, implementação e validação de uma proposta didática para o desenvolvimento de um ensino que promovesse a compreensão das operações básicas com expressões algébricas no Ensino Fundamental. De acordo com os referenciais teóricos utilizados buscamos construir uma proposta que contemplasse a produção de significados para a atividade algébrica em um ambiente de aprendizagem cooperativa, fazendo uso de representações múltiplas e de materiais manipulativos juntamente com a resolução de situações-problema. A implementação da proposta foi desenvolvida em duas fases: a primeira, enfocando o uso das letras em álgebra e a segunda voltada para a produção de significados para as operações com expressões algébricas. Apresentamos o resultado da investigação realizada com um grupo de alunos do segundo ano do terceiro ciclo (equivalente à 7ª série) do Ensino Fundamental numa escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Este estudo mostrou que a proposta implementada contribuiu para o aprimoramento do pensamento algébrico dos alunos que produziram significados para as operações realizadas com expressões algébricas, adquiriram desenvoltura no uso das letras e compreenderam algumas propriedades algébricas, dentre elas a comutatividade da multiplicação e a distributividade da multiplicação em relação à adição, além de estabelecerem condições para a realização da adição e subtração entre expressões algébricas. Notamos, ainda, o progresso dos alunos quanto à autonomia presente nos processos de observação, levantamento de hipóteses, elaboração de conclusões e de justificações. Concluímos, destacando a relevância desta pesquisa no âmbito do trabalho do professor, relacionada à construção de uma atitude de busca de compreensão dos processos de aprendizagem de seus alunos.This work emphasizes the concern about teaching and learning elementary algebra. The main purpose was the elaboration, implementation and legalization of a didatic proposal having in mind a teaching development that would promote the understanding of basic expressions with algebraic operations in the Elementary School. Based on the chosen theoretical references forementioned, we intended to motivate students to learn algebra in a cooperative directed way through the use of multiple representative allusions with a wide deversity of symbolic, visual and material resources. This proposal implementation was developed in two phases: First it emphasized the algebra letter usage and second the significance production related to algebraic expressions. The accomplished investigation result was presented with a first grade group of students in a county school. This investigation showed that the implemented proposal improved the students algebraic thinking, also they started giving significance to the accomplished operation with algebraic expressions and acquired agility in using letters and understanding some of the algebraic properties including commutation in multiplication and distributions related to multiplication and additions besides establishing conditions to elaborate addition and subtraction among algebraic expressions. It was also noticed the students progress concerning the observation process, hipothesis, propositions, feeling of accomplisments and justifications autonomy. This research took into account the teacher’s work considering the construction of an inquisitive searching attitude and a comprehensive understanding.application/pdfporEnsino da matematica : AlgebraAprendizagem cooperativaEducação MatemáticaAlgebraAlgebra teachingMathematics educationSignificance productionCooperative learingÁlgebra no ensino fundamental : produzindo significados para as operações básicas com expressões algébricasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2007mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000609939.pdf000609939.pdfTexto completoapplication/pdf7776267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11228/1/000609939.pdfd723b5a8bb92a24cdfd2bce328831110MD51TEXT000609939.pdf.txt000609939.pdf.txtExtracted Texttext/plain456515http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11228/2/000609939.pdf.txtbb59d81f4c580442edfb288e7f633a19MD52THUMBNAIL000609939.pdf.jpg000609939.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11228/3/000609939.pdf.jpg4f46d408b81366cbbe9723b7e5dbdc48MD5310183/112282018-10-08 09:05:04.716oai:www.lume.ufrgs.br:10183/11228Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:05:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Álgebra no ensino fundamental : produzindo significados para as operações básicas com expressões algébricas
title Álgebra no ensino fundamental : produzindo significados para as operações básicas com expressões algébricas
spellingShingle Álgebra no ensino fundamental : produzindo significados para as operações básicas com expressões algébricas
Bonadiman, Adriana
Ensino da matematica : Algebra
Aprendizagem cooperativa
Educação Matemática
Algebra
Algebra teaching
Mathematics education
Significance production
Cooperative learing
title_short Álgebra no ensino fundamental : produzindo significados para as operações básicas com expressões algébricas
title_full Álgebra no ensino fundamental : produzindo significados para as operações básicas com expressões algébricas
title_fullStr Álgebra no ensino fundamental : produzindo significados para as operações básicas com expressões algébricas
title_full_unstemmed Álgebra no ensino fundamental : produzindo significados para as operações básicas com expressões algébricas
title_sort Álgebra no ensino fundamental : produzindo significados para as operações básicas com expressões algébricas
author Bonadiman, Adriana
author_facet Bonadiman, Adriana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonadiman, Adriana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
contributor_str_mv Burigo, Elisabete Zardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matematica : Algebra
Aprendizagem cooperativa
Educação Matemática
topic Ensino da matematica : Algebra
Aprendizagem cooperativa
Educação Matemática
Algebra
Algebra teaching
Mathematics education
Significance production
Cooperative learing
dc.subject.eng.fl_str_mv Algebra
Algebra teaching
Mathematics education
Significance production
Cooperative learing
description Nesta dissertação destacamos nossa preocupação com o ensino e aprendizagem da álgebra elementar, sempre muito presente em nossa prática docente. Nosso principal objetivo foi a elaboração, implementação e validação de uma proposta didática para o desenvolvimento de um ensino que promovesse a compreensão das operações básicas com expressões algébricas no Ensino Fundamental. De acordo com os referenciais teóricos utilizados buscamos construir uma proposta que contemplasse a produção de significados para a atividade algébrica em um ambiente de aprendizagem cooperativa, fazendo uso de representações múltiplas e de materiais manipulativos juntamente com a resolução de situações-problema. A implementação da proposta foi desenvolvida em duas fases: a primeira, enfocando o uso das letras em álgebra e a segunda voltada para a produção de significados para as operações com expressões algébricas. Apresentamos o resultado da investigação realizada com um grupo de alunos do segundo ano do terceiro ciclo (equivalente à 7ª série) do Ensino Fundamental numa escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Este estudo mostrou que a proposta implementada contribuiu para o aprimoramento do pensamento algébrico dos alunos que produziram significados para as operações realizadas com expressões algébricas, adquiriram desenvoltura no uso das letras e compreenderam algumas propriedades algébricas, dentre elas a comutatividade da multiplicação e a distributividade da multiplicação em relação à adição, além de estabelecerem condições para a realização da adição e subtração entre expressões algébricas. Notamos, ainda, o progresso dos alunos quanto à autonomia presente nos processos de observação, levantamento de hipóteses, elaboração de conclusões e de justificações. Concluímos, destacando a relevância desta pesquisa no âmbito do trabalho do professor, relacionada à construção de uma atitude de busca de compreensão dos processos de aprendizagem de seus alunos.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-11-29T05:10:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/11228
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000609939
url http://hdl.handle.net/10183/11228
identifier_str_mv 000609939
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11228/1/000609939.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11228/2/000609939.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/11228/3/000609939.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d723b5a8bb92a24cdfd2bce328831110
bb59d81f4c580442edfb288e7f633a19
4f46d408b81366cbbe9723b7e5dbdc48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308953877315584