Onda ou partícula? : estudo das trajetórias ontológicas de actantes quânticos em livros didáticos de Física da educação básica e superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vazata, Pedro Antônio Viana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/264165
Resumo: Na presente dissertação, propomos uma análise da forma como as diferentes ontologias do problema da dualidade onda-partícula são apresentadas em livros didáticos de ensino básico e superior. Nosso objetivo é investigar as trajetórias ontológicas das diferentes concepções da natureza da luz, a fim de compreendermos a visão de ciência defendida pelos autores, o papel dos livros didáticos na educação científica e propor reflexões sobre como as visões de ciência presentes nessas obras impactam a sociedade. Para tanto, propomos dois estudos: um destinado à análise de livros didáticos de ensino superior, pautado na proposta cosmopolítica de Latour e Stengers, bem como na análise metalinguística de Bakhtin, a fim de compreendermos o papel do livro didático na construção de um “mundo comum”; e outro destinado à análise dos livros didáticos de ensino básico, fundamentada na tipologia proposta por Latour e Woolgar a respeito da transformação do nível ontológico dos enunciados. Comparando os livros de ensino básico e superior, concluímos que, como aponta a literatura, os livros de ensino básico analisados refletem teorias e visões de ciências dos livros de ensino superior. Por outro lado, concluímos também que os livros divergem em certos aspectos, como em relação à trajetória ontológica das diferentes concepções da luz, ou em relação à forma como os livros compõem o “mundo comum”. No entanto, há uma característica comum a todas as obras: elas escondem as controvérsias a respeito da ontologia da Física Quântica. Por fim, evidenciamos que os dispositivos analíticos propostos nos estudos têm potencial metodológico para análises de actantes não estabilizados ontologicamente em livros didáticos.
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