Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187533 |
Resumo: | Trata-se de lançar um olhar para a escrita dos trabalhos de conclusão de pedagogas e pedagogos vinculados ao Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva oferecido pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde / UFRGS) ao longo de sete anos (2008 – 2015). Os dez trabalhos de conclusão produzidos pelo olhar da pedagogia apontam para caminhos diversos, afirmando, e ao mesmo tempo obscurecendo, territórios pedagógicos no campo da saúde mental coletiva. As narrativas dos pedagogos e pedagogas vinculados à residência evocam signos capazes de entrever práticas da pedagogia junto ao campo da saúde, assim como o transbordamento de suas fronteiras, provocando-nos a pensar nos limites, temores e potências de um trabalho multiprofissional e interdisciplinar. Contagiada pela obra Michelet, de Roland Barthes, a pesquisa faz uso do que nomeia de Método-Livro na tentativa de compor um texto a partir de leituras diversas destes trabalhos de conclusão, forjando vestígios de palavras-sombrosas capazes de disparar um pensamento, uma metáfora e todo fragmento possível em escritas que se produzem na decisão de escrever o encontro de uma pedagogia com uma saúde mental coletiva. Com Maurice Blanchot, traz a ideia de que para escrever é necessário o olhar de Orfeu, e para seguir escrevendo é preciso estar com Eurídice, em um jogo de luz e sombra onde pedagogas e pedagogos exercitam escritas que resistem em texto. |
id |
URGS_44aa59951712711a3ee2d2f32264bc32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187533 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Silva, Gisele Vicente daCosta, Luciano Bedin da2019-01-03T04:01:28Z2017http://hdl.handle.net/10183/187533001083517Trata-se de lançar um olhar para a escrita dos trabalhos de conclusão de pedagogas e pedagogos vinculados ao Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva oferecido pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde / UFRGS) ao longo de sete anos (2008 – 2015). Os dez trabalhos de conclusão produzidos pelo olhar da pedagogia apontam para caminhos diversos, afirmando, e ao mesmo tempo obscurecendo, territórios pedagógicos no campo da saúde mental coletiva. As narrativas dos pedagogos e pedagogas vinculados à residência evocam signos capazes de entrever práticas da pedagogia junto ao campo da saúde, assim como o transbordamento de suas fronteiras, provocando-nos a pensar nos limites, temores e potências de um trabalho multiprofissional e interdisciplinar. Contagiada pela obra Michelet, de Roland Barthes, a pesquisa faz uso do que nomeia de Método-Livro na tentativa de compor um texto a partir de leituras diversas destes trabalhos de conclusão, forjando vestígios de palavras-sombrosas capazes de disparar um pensamento, uma metáfora e todo fragmento possível em escritas que se produzem na decisão de escrever o encontro de uma pedagogia com uma saúde mental coletiva. Com Maurice Blanchot, traz a ideia de que para escrever é necessário o olhar de Orfeu, e para seguir escrevendo é preciso estar com Eurídice, em um jogo de luz e sombra onde pedagogas e pedagogos exercitam escritas que resistem em texto.This work brings a look at the writing of undergraduate theses of pedagogues linked to the Integrated Multiprofessional Residency Program in Collective Mental Health offered by the Education, Evaluation and Pedagogical Production in Health Nucleus (EducaSaúde / UFRGS) over seven years (2008 - 2015). The ten undergradu-ate theses produced by the pedagogical perspective indicate different paths, af-firming and obscuring at the same time, pedagogical territories in the field of collective mental health. The narratives of the pedagogues linked to the residence evoke signs capable of glimpsing practices of pedagogy along the health field, as well as the overflowing of its borders, provoking us to think about the limits, fears and powers of a multiprofessional and interdisciplinary work. The research makes use of what it calls “Book Method” in an attempt to compose a text from several readings of these works of conclusion, from the work Michelet and Roland Barthes, forging traces of words in the shadows capable of firing a thought, a metaphor and every fragment possible in writings that are produced in the decision to write the meeting of a pedagogy with a collective mental health. Maurice Blanchot brings the idea that writing is necessary for Orpheus, and to continue writing he must be with Eurydice in a play of light and shadow where pedagogues exercise writings that resist text.application/pdfporSaúde mentalSaúde coletivaPsicologia socialResidência integrada multiprofissional em saúdePedagogiaNarrativaWritingText policiesMultiprofessional team in healthIntegrated residency in healthCollective mental healthPedagogyEscrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083517.pdf.txt001083517.pdf.txtExtracted Texttext/plain209519http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187533/2/001083517.pdf.txt29de3a50e3334466e972926d4b6edeabMD52ORIGINAL001083517.pdfTexto completoapplication/pdf774349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187533/1/001083517.pdf3c9831c9e9c6d7cc3dff5977008a8587MD5110183/1875332019-01-04 04:03:24.630172oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187533Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-04T06:03:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra |
title |
Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra |
spellingShingle |
Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra Silva, Gisele Vicente da Saúde mental Saúde coletiva Psicologia social Residência integrada multiprofissional em saúde Pedagogia Narrativa Writing Text policies Multiprofessional team in health Integrated residency in health Collective mental health Pedagogy |
title_short |
Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra |
title_full |
Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra |
title_fullStr |
Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra |
title_full_unstemmed |
Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra |
title_sort |
Escrever em saúde mental coletiva : a Pedagogia em jogo de luz e sombra |
author |
Silva, Gisele Vicente da |
author_facet |
Silva, Gisele Vicente da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Gisele Vicente da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Luciano Bedin da |
contributor_str_mv |
Costa, Luciano Bedin da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Saúde mental Saúde coletiva Psicologia social Residência integrada multiprofissional em saúde Pedagogia Narrativa |
topic |
Saúde mental Saúde coletiva Psicologia social Residência integrada multiprofissional em saúde Pedagogia Narrativa Writing Text policies Multiprofessional team in health Integrated residency in health Collective mental health Pedagogy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Writing Text policies Multiprofessional team in health Integrated residency in health Collective mental health Pedagogy |
description |
Trata-se de lançar um olhar para a escrita dos trabalhos de conclusão de pedagogas e pedagogos vinculados ao Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva oferecido pelo Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde / UFRGS) ao longo de sete anos (2008 – 2015). Os dez trabalhos de conclusão produzidos pelo olhar da pedagogia apontam para caminhos diversos, afirmando, e ao mesmo tempo obscurecendo, territórios pedagógicos no campo da saúde mental coletiva. As narrativas dos pedagogos e pedagogas vinculados à residência evocam signos capazes de entrever práticas da pedagogia junto ao campo da saúde, assim como o transbordamento de suas fronteiras, provocando-nos a pensar nos limites, temores e potências de um trabalho multiprofissional e interdisciplinar. Contagiada pela obra Michelet, de Roland Barthes, a pesquisa faz uso do que nomeia de Método-Livro na tentativa de compor um texto a partir de leituras diversas destes trabalhos de conclusão, forjando vestígios de palavras-sombrosas capazes de disparar um pensamento, uma metáfora e todo fragmento possível em escritas que se produzem na decisão de escrever o encontro de uma pedagogia com uma saúde mental coletiva. Com Maurice Blanchot, traz a ideia de que para escrever é necessário o olhar de Orfeu, e para seguir escrevendo é preciso estar com Eurídice, em um jogo de luz e sombra onde pedagogas e pedagogos exercitam escritas que resistem em texto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-03T04:01:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187533 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001083517 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187533 |
identifier_str_mv |
001083517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187533/2/001083517.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187533/1/001083517.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
29de3a50e3334466e972926d4b6edeab 3c9831c9e9c6d7cc3dff5977008a8587 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085463832133632 |