O "discurso renovador da leitura" e a produção de práticas domésticas de leitura na interação com práticas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thaise da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13286
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo discutir as práticas sociais de leitura utilizadas por alunos do Ensino Fundamental no ambiente doméstico e sua interação com o espaço escolar. Busca compreender como se realiza a produção do sujeito leitor, e, para isso, examina artefatos e eventos que a produzem, bem como os discursos e as representações de leitura que a envolvem; procura compreender seu funcionamento e sua interação com a oralidade e a escrita. Para tanto, sob a ótica dos estudos sobre letramento, ancorada na perspectiva dos Estudos Culturais, pretende analisar os espaços e os portadores de textos que comumente a abarcam. Opta pelo exame das práticas domésticas para melhor compreender sua interação com o espaço escolar, uma vez que a criança, fazendo parte de uma sociedade letrada, vivencia práticas de letramento antes mesmo de entrar na escola. Além disso, a análise do espaço doméstico permite visibilizar os discursos referentes à leitura que acabam por constituir o aluno leitor. As ferramentas metodológicas utilizadas para a investigação são de inspiração etnográfica, análise textual e do discurso. A investigação se ancora na primeira para ir a campo e realizar a “coleta” de dados, passando, após, a fazer uso das demais para produzir as análises. Os materiais coletados durante a investigação têm origens variadas: gravações em fitas cassete, conversas com/entre as crianças, questionários respondidos por alunos e familiares destes, análise dos desenhos da planta baixa das residências produzidos pelos alunos (onde localizam e descrevem o que têm para ler e o que lêem em casa), linha do tempo e rotina semanal da leitura e da escrita de cada aluno, além de visita à residência de um deles. A pesquisa procurou discutir as práticas domésticas de leitura, investigando como a família, enquanto agência de letramento, contribui para a construção/subjetivação do sujeito letrado.
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Além disso, a análise do espaço doméstico permite visibilizar os discursos referentes à leitura que acabam por constituir o aluno leitor. As ferramentas metodológicas utilizadas para a investigação são de inspiração etnográfica, análise textual e do discurso. A investigação se ancora na primeira para ir a campo e realizar a “coleta” de dados, passando, após, a fazer uso das demais para produzir as análises. Os materiais coletados durante a investigação têm origens variadas: gravações em fitas cassete, conversas com/entre as crianças, questionários respondidos por alunos e familiares destes, análise dos desenhos da planta baixa das residências produzidos pelos alunos (onde localizam e descrevem o que têm para ler e o que lêem em casa), linha do tempo e rotina semanal da leitura e da escrita de cada aluno, além de visita à residência de um deles. A pesquisa procurou discutir as práticas domésticas de leitura, investigando como a família, enquanto agência de letramento, contribui para a construção/subjetivação do sujeito letrado.The objective of this study is to discute the social practices of reading used by students of the Elementary School in the domestic environment and their interation with the school space. It searches to comprehend how the reader subject is realised, and, for that, it examines artfacts and events that produce it, as the discourses and the representations of reading which envolve it; the work pursuits to comprehend its operation and its interation with the orality and the writting. Therefore, according to the studies about literacy, anchored in the perspective of the Cultural Studies, it intends to analyse the spaces and the texts holders that commonly embrace it. It opts for the examination of the domestic practices to comprehend better its interation with the school realm, seeing as how the child, making part of a literate society, lives literacy practices before entering into the school. Besides, the analysis of the domestic space permits to notice the discourses related to the reading that construct the student reader. The methodological orientation to the investigation borrows from the etnographic inspiration, textual and speech analyses. The investigation is anchored in the first to do a field work and to realise the “collection” of datum, passing, thereafter, to make use of them to produce the analyses. The collected materials during the investigation have many origins: tapes recording, conversations with/among the children, questionnaires answered by students and their relatives, analysis of the residences floor plan made by students (where they localize and describe what they have to read and what they read at home), time line and semanal routine of the reading and the writing of each student, besides the residence visiting of one of them. This work tried to discute the domestic practices of reading, investigating how the family, as literacy agency, contributes to the construction/subjetivation of the literate subject.application/pdfporHábito de leituraLeitorLeituraPráticaAmbiente de aprendizagemFormaçãoEnsino fundamentalRelação escola-famíliaParticipaçãoCultural studiesReading practicesDomesticSchool environmentO "discurso renovador da leitura" e a produção de práticas domésticas de leitura na interação com práticas escolaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000642859.pdf.txt000642859.pdf.txtExtracted Texttext/plain286721http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13286/2/000642859.pdf.txtb39779f77b10b91448e5efa4e660777bMD52ORIGINAL000642859.pdf000642859.pdfTexto completoapplication/pdf2073630http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13286/1/000642859.pdf3b42242afd1effbb3f4125812ab86d8dMD51THUMBNAIL000642859.pdf.jpg000642859.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1522http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13286/3/000642859.pdf.jpgf1f9c47a2666ddfdb7d91a1a937a3089MD5310183/132862018-10-05 09:00:09.069oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13286Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T12:00:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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