A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Adriana João Carvalho Machado da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78683
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_1a8233f1d71ed5ebfadde39b3284bd7e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78683
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A leitura em interação: práticas de leitura na aula de PortuguêsReading as interaction: reading practices in Portuguese classHábitos de leituraLeituraModelo de compreensão leitoraMotivaçãoModel reading habitsMotivationReadingReading comprehensionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO presente Relatório constitui uma narrativa profissional do ano de estágio integrado no Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Seguindo uma metodologia de investigação-ação que visa resolver problemas concretos observáveis a partir da prática, procedeu-se à assistência de aulas. Nestas verificou-se que os alunos apresentavam dificuldades a nível da leitura que ditavam o seu afastamento dos livros. Nesse sentido, procurando incrementar os seus hábitos de leitura e promover experiências positivas em sala de aula, delineou-se um Projeto de Intervenção. Empreendendo um exercício reflexivo em torno das práticas de leitura na sala de aula, neste documento defende-se uma conceção deste domínio como um processo de interação que contempla, como elementos vitais na equação de aprendizagem, a tríade leitor-texto-contexto. Estas noções sustentam-se no modelo de compreensão leitora de Giasson (1993), modelo justificativo do título do presente Relatório - “A leitura como interação: práticas de leitura na aula de Português” - que veicula uma visão integradora na qual o aluno, o seu conhecimento enciclopédico e os contextos modelizantes são considerados como peças fundamentais e indissociáveis. Assim, procurou-se operacionalizar atividades que concorressem para o desenvolvimento de competências neste domínio e para a promoção da leitura por prazer, formando leitores atentos, críticos e autónomos que usufruem do contacto com os textos, co-construindo sentidos. A avaliação, realizada através da análise dos resultados obtidos e das reações dos discentes, permitiu verificar que a implementação de estratégias baseadas neste modelo interativo foram positivas, propiciando aos alunos um contacto mais sustentado e proveitoso em torno dos textos que aumentou a sua motivação para a leitura e os auxiliou a desenvolver competências literácitas.This Report is a professional narrative of the internship year as part of the Master's Degree in Portuguese Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and in the Secondary Education at the Institute of Education of the University of Minho. Following an action-research methodology that aims to solve concrete problems observable from practice, classes were attended. In these, it was found that students had difficulties in reading that dictated their distance from books. In this sense, seeking to increase their reading habits and promote positive experiences in the classroom, an Intervention Project was designed. Undertaking a reflective exercise around reading practices in the classroom, this document defends a conception of this domain as an interaction process that includes, as vital elements in the learning equation, the reader-text-context triad. These notions are supported by Giasson's model of reading comprehension (1993), a model justifying the title of this Report - "Reading as interaction: reading practices in Portuguese classes" - which conveys an integrative view in which the student, their encyclopedic knowledge and the modeling contexts are considered fundamental and inseparable pieces. Thus, we sought to operationalize activities that contributed to the development of skills in this domain and to the promotion of reading for pleasure, training attentive, critical and autonomous readers who enjoy contact with the texts, co-constructing meanings. The evaluation, carried out through the analysis of the results obtained and the reactions of the students, allowed us to verify that the implementation of strategies based on this interactive model were positive, providing students with a more sustained and fruitful contact around the texts, which increased their motivation to reading and helped them to develop literacy skills.Silva, António Carvalho daUniversidade do MinhoCunha, Adriana João Carvalho Machado da2022-03-112022-03-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78683por203006089info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:47.866347Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português
Reading as interaction: reading practices in Portuguese class
title A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português
spellingShingle A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português
Cunha, Adriana João Carvalho Machado da
Hábitos de leitura
Leitura
Modelo de compreensão leitora
Motivação
Model reading habits
Motivation
Reading
Reading comprehension
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português
title_full A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português
title_fullStr A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português
title_full_unstemmed A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português
title_sort A leitura em interação: práticas de leitura na aula de Português
author Cunha, Adriana João Carvalho Machado da
author_facet Cunha, Adriana João Carvalho Machado da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, António Carvalho da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Adriana João Carvalho Machado da
dc.subject.por.fl_str_mv Hábitos de leitura
Leitura
Modelo de compreensão leitora
Motivação
Model reading habits
Motivation
Reading
Reading comprehension
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Hábitos de leitura
Leitura
Modelo de compreensão leitora
Motivação
Model reading habits
Motivation
Reading
Reading comprehension
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-11
2022-03-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78683
url https://hdl.handle.net/1822/78683
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203006089
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132605413588992