Avaliação de softwares educacionais no processo de ensino-aprendizagem computadorizado : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Behar, Patrícia Alejandra
Data de Publicação: 1993
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25183
Resumo: Neste trabalho, se descreve a situação atual em que se encontra a Informática Educativa, apresentando as novas formas de auxílio no processo educacional, que participam da inovação do mesmo. A introdução do computador na área educacional visa, principalmente, disseminar esta nova cultura desde a infância. Assim, os estudantes são preparados para lidarem com esta nova tecnologia como ferramenta de auxílio na realização de suas atividades futuras. Um outro objetivo apresentado, refere-se à forma de utilização do computador nos diversos ambientes de aprendizagem. Este deve funcionar como um recurso com potencial para incentivar o aprendizado de forma criativa e autônoma. Enfatiza-se a importância de desenvolvimento de softwares educacionais de boa qualidade, e a formação de bons profissionais que atuem na área de interesse. A partir daí, parte-se para a questão das necessidades básicas exigidas, para o desenvolvimento desses tipos de sistemas. Estes devem ser poderosos tanto a nível educacional quanto computacional. Neste contexto, é apresentado o problema da avaliação dos programas educativos, como uma atividade que deve apoiar a tomada de decisões educativas, relacionadas com a sua seleção e formas de uso. É discutido o problema da escolha dos softwares educacionais no processo de ensino-aprendizagem, que se adequem com a pedagogia vigente na escola e ainda, com o novo papel do professor. Este poderá intervir no processo de aquisição do conhecimento do estudante atuando, unicamente, como facilitador e orientador da aprendizagem. Através dos processos e resultados da avaliação, vê-se que é possível adquirir conhecimentos corretos a respeito das formas de uso dos programas. A partir da fundamentação teórica, viu-se a necessidade de construir uma metodologia de avaliação, para apoiar adequadamente qualquer decisão que se pretende tomar, a respeito do software em questão. Por isso, fez-se o estudo de um caso, com o objetivo de concretizar as idéias apresentadas. Assim, aplicou-se a metodologia de avaliação no sistema Win- Logo -ambiente integrado de programação e aprendizagem em linguagem Logo-. Levaram-se em conta, os aspectos considerados fundamentais para realizar uma análise correta e completa. Entre eles, se pode citar a justificativa de usar este programa, o tipo de ambiente utilizado na análise, o papel do professor, a filosofia educacional adotada e os objetivos propostos que devem ser atingidos com esta aprendizagem. Foi analisada a qualidade pedagógica ou educacional e, a qualidade técnica, a nível de hardware e software, a fim de validar ou não o sistema. Adotaram-se os devidos instrumentos de avaliação, para a criação de uma situação desejável, na "prova" do software. Dessa forma, esta amostra serviu como base para generalizar os resultados obtidos. Sendo assim, esta avaliação foi elaborada para explicar, de forma sistemática, determinados fenômenos detectados através deste estudo.
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A partir daí, parte-se para a questão das necessidades básicas exigidas, para o desenvolvimento desses tipos de sistemas. Estes devem ser poderosos tanto a nível educacional quanto computacional. Neste contexto, é apresentado o problema da avaliação dos programas educativos, como uma atividade que deve apoiar a tomada de decisões educativas, relacionadas com a sua seleção e formas de uso. É discutido o problema da escolha dos softwares educacionais no processo de ensino-aprendizagem, que se adequem com a pedagogia vigente na escola e ainda, com o novo papel do professor. Este poderá intervir no processo de aquisição do conhecimento do estudante atuando, unicamente, como facilitador e orientador da aprendizagem. Através dos processos e resultados da avaliação, vê-se que é possível adquirir conhecimentos corretos a respeito das formas de uso dos programas. A partir da fundamentação teórica, viu-se a necessidade de construir uma metodologia de avaliação, para apoiar adequadamente qualquer decisão que se pretende tomar, a respeito do software em questão. Por isso, fez-se o estudo de um caso, com o objetivo de concretizar as idéias apresentadas. Assim, aplicou-se a metodologia de avaliação no sistema Win- Logo -ambiente integrado de programação e aprendizagem em linguagem Logo-. Levaram-se em conta, os aspectos considerados fundamentais para realizar uma análise correta e completa. Entre eles, se pode citar a justificativa de usar este programa, o tipo de ambiente utilizado na análise, o papel do professor, a filosofia educacional adotada e os objetivos propostos que devem ser atingidos com esta aprendizagem. Foi analisada a qualidade pedagógica ou educacional e, a qualidade técnica, a nível de hardware e software, a fim de validar ou não o sistema. Adotaram-se os devidos instrumentos de avaliação, para a criação de uma situação desejável, na "prova" do software. Dessa forma, esta amostra serviu como base para generalizar os resultados obtidos. Sendo assim, esta avaliação foi elaborada para explicar, de forma sistemática, determinados fenômenos detectados através deste estudo.In this work, it is described the present situation of the educational computing, showing the new ways of helping in the education process and that take part in the innovation of it. The introduction of the computer in the education area aims for, mainly, spreading this new culture since childhood. Thus, the students are prepared to deal with this new technology as a helping tool in the realization of their future activities. Another objective showed, is referred to the way of using the computer in the several environments of learning. This should work as a resource with potential to stimulate the learning process in a creative and autonomous way. It is emphasized the importance of good quality educational softwares development and the education of good professionals that act in the interest area. From that on, it goes to the question of the demanded basic necessities for the development of these kind of systems. They must be powerful both education and computing. In this context, it is showed the problem of the evaluation of educational programs as an activity that should support the making of educational decisions related to their selection and ways of using. It is discussed the problem of the education softwares choice in the learning-teaching process that adapt to the school's pedagogy and, to the teacher's new role. He wont's be able to come up in the knowledge acquiring process of the student, acting just learning advisor and guide. Through the process and results of the evaluation, we see that it's possible to acquire the right knowlodge about the ways of systems using. From the theorical basis, we saw the needing of building and evaluation methodology to support any decision that is going to be made about the software in question. Thus, it was made a case study with the aim of making real . the ideas showed. So, it was applied the evaluation methodology in the WinLogo System -an integrated environment of programming and learning in the Logo language- it was taken into account the aspects considered the basis to achieve a complete and right analysis. Among them, we can mention the justification of using this program, the kind of environment used in the analysis, the teacher's role, education phylosophy adopted and the proposed objectives that should be reached with this learning. It was analysed the pedagogyc or education quality and the technical quality - hardware and software - in order to validate or not the system. It was adopted the proper instruments of evaluation for the creation of a suitable situation, in the "test" of the software. In this case, this sample was useful as a basis to generalize the obtained results. In this way, this evaluation was elabored to explain, in a systematic way, such phenomenons detected by this study.application/pdfporInformática : EducaçãoAvaliacao : SoftwareEnsino-aprendizagemEducational computingEvaluation of education softwaresComputing learning-teaching processAvaliação de softwares educacionais no processo de ensino-aprendizagem computadorizado : estudo de casoEvaluation of education softwares in the computing learning-teaching process: a case study info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaCurso de Pós-Graduação em Ciência da ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS1993mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000250084.pdf000250084.pdfTexto completoapplication/pdf25464742http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25183/1/000250084.pdf52fb27420b4f159dd56ce506569dd858MD51TEXT000250084.pdf.txt000250084.pdf.txtExtracted Texttext/plain299123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25183/2/000250084.pdf.txt9475b7e9a4805c7783b455a84b8a5c1fMD52THUMBNAIL000250084.pdf.jpg000250084.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25183/3/000250084.pdf.jpgf8e69e03238d5337df0818d564d68fe6MD5310183/251832018-10-09 08:27:22.667oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25183Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:27:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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