Estratégia híbrida para o processo ensino-aprendizagem baseada na participação ativa e avaliações integradas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria Angélica Figueiredo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200077
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação têm provocado mudanças nos processos de ensino, aprendizagem e avaliação. Hoje, cada vez mais, são encontradas soluções híbridas, englobando a rotina escolar através da presença e do uso de dispositivos móveis, como notebook, celular ou tablet, tanto pelos professores quanto pelos alunos. Sem dúvida que esses recursos tecnológicos, quando bem inseridos na prática pedagógica, podem possibilitar formas diferenciadas de ensinar e aprender que potencializam maior participação dos alunos. Atualmente, a sociedade necessita de cidadãos mais ativos que possuam habilidades de resolução de problemas, sejam críticos, tenham postura participativa, sendo a sala de aula o ponto de partida para o desenvolvimento dessas habilidades e competências. Esta tese teve como objetivo a construção de estratégia híbrida para o processo ensino aprendizagem, agregando as abordagens metodológicas Peer Instruction e Rotação por Estações, delineadas pelos princípios da Teoria de Bruner para melhorar a participação e potencializar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio profissionalizante. A estratégia foi estruturada e refinada com base nas experimentações sucedidas ao longo de três anos (2016, 2017 e 2018), realizadas em sala de aula, reunindo disciplinas das áreas básica e técnica, com o propósito de encontrar formas de melhorar a participação em aula e consequentemente potencializar o desempenho dos estudantes. Os sujeitos da pesquisa foram alunos e professores do Instituto Federal Farroupilha, campus Júlio de Castilhos, do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. A escolha do curso deu-se em decorrência do histórico crescente de reprovações e transferências ao longo da sua existência. Os resultados mostraram o impacto da estratégia proposta em mais de 150 alunos, demonstrando melhorias significativas no desempenho, potencializados por maior participação ativa em sala de aula. Algumas constatações obtidas com a tese identificam maior eficácia com a estratégia de rotações flexíveis em relação ao desempenho dos estudantes, bem como o uso de tecnologias móveis associadas às ferramentas de interações para produzir maior engajamento durante as avaliações integradas. Com base nessas avaliações integradas, se percebeu que a sequência de aprendizagem on-line seguida de aprendizagem colaborativa apresenta resultados mais bem-sucedidos em conjunto com o estudo supervisionado. Assim, entende-se que os efeitos positivos gerados pela estratégia proposta apontam para uma alternativa eficaz e acessível ao processo ensino-aprendizagem em uma sala de aula.
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Esta tese teve como objetivo a construção de estratégia híbrida para o processo ensino aprendizagem, agregando as abordagens metodológicas Peer Instruction e Rotação por Estações, delineadas pelos princípios da Teoria de Bruner para melhorar a participação e potencializar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio profissionalizante. A estratégia foi estruturada e refinada com base nas experimentações sucedidas ao longo de três anos (2016, 2017 e 2018), realizadas em sala de aula, reunindo disciplinas das áreas básica e técnica, com o propósito de encontrar formas de melhorar a participação em aula e consequentemente potencializar o desempenho dos estudantes. Os sujeitos da pesquisa foram alunos e professores do Instituto Federal Farroupilha, campus Júlio de Castilhos, do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. A escolha do curso deu-se em decorrência do histórico crescente de reprovações e transferências ao longo da sua existência. Os resultados mostraram o impacto da estratégia proposta em mais de 150 alunos, demonstrando melhorias significativas no desempenho, potencializados por maior participação ativa em sala de aula. Algumas constatações obtidas com a tese identificam maior eficácia com a estratégia de rotações flexíveis em relação ao desempenho dos estudantes, bem como o uso de tecnologias móveis associadas às ferramentas de interações para produzir maior engajamento durante as avaliações integradas. Com base nessas avaliações integradas, se percebeu que a sequência de aprendizagem on-line seguida de aprendizagem colaborativa apresenta resultados mais bem-sucedidos em conjunto com o estudo supervisionado. Assim, entende-se que os efeitos positivos gerados pela estratégia proposta apontam para uma alternativa eficaz e acessível ao processo ensino-aprendizagem em uma sala de aula.The Information and Communication Technologies have caused changes in the processes of teaching, learning and evaluation. Today, more and more, hybrid solutions are found, encompassing the school routine through the presence and use of mobile devices, such as notebook, mobile or tablet, by both teachers and students. Undoubtedly, these technological resources, when well inserted in the pedagogical practice, can allow different forms of teaching and learning that enhance students' greater participation. Currently, society needs more active citizens who have problem solving skills, are critical, have a participatory attitude, and the classroom is the starting point for the development of these skills and competences. This thesis aimed to build a hybrid teaching strategy, adding the methodological approaches Peer Instruction and Rotation by Stations, outlined by the principles of the Bruner Theory to enhance active participation and improve the performance of students of Integrated Technical and Technological Education High school. The strategy was structured and refined based on the three-year (2016, 2017 and 2018) experiments carried out in the classroom, bringing together basic and technical subjects, with the purpose of finding ways to enhance participation in class and consequently improve student performance. The subjects of the research were students and professors of the Technical and Technological Teaching of the Federal Institute Farroupilha, Júlio de Castilhos-RS campus, of the Technical Course in Information Technology integrated to High School. The choice of course is due to the increasing history of reprobations and transfers throughout its existence. The results show the impact of the proposed strategy on more than 150 students, demonstrating significant improvements in performance, enhanced by greater participation in the classroom. Some findings obtained with the thesis identify a greater effectiveness with the strategy of participation by flexible rotations regarding the performance of the students, as well as the use of mobile technologies associated with the tools of interactions to produce greater engagement during the integrated evaluations. Based on these integrated assessments it was realized that the online learning sequence followed by collaborative learning present more successful results in conjunction with the supervised study. It is understood that the positive effects generated by the proposed strategy point to an effective and accessible alternative to the teaching-learning process in a classroom.application/pdfporPedagogiaTecnologia da informaçãoEnsino e aprendizagemInformation and Communication TechnologyPeer InstructionRotation by seasonsBruner's theoryActive participationIntegrated assessmentsEstratégia híbrida para o processo ensino-aprendizagem baseada na participação ativa e avaliações integradasHybrid strategy for the teaching-learning process based on active participation and integrated evaluations info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102648.pdf.txt001102648.pdf.txtExtracted Texttext/plain446240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200077/2/001102648.pdf.txte1db0dea02224739b45c6b236b865397MD52ORIGINAL001102648.pdfTexto completoapplication/pdf5609867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200077/1/001102648.pdf92775fc332ad4bb4d0f8590c30607fbbMD5110183/2000772019-10-05 03:55:19.17914oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200077Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-05T06:55:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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