A comunicação didática mediada por agente conversacional como promotora do processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204515 |
Resumo: | A presente Tese teve por objetivo potencializar a comunicação didática mediada por um Agente Conversacional, com a finalidade de promover e melhorar o processo ensinoaprendizagem na disciplina de matemática. Este estudo apresenta uma técnica pedagógica que utiliza a comunicação didática mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, através de um Chatbot, que interage com os alunos, a fim de ser o mediador do processo ensino-aprendizagem. A técnica proposta foi desenvolvida em experimentos realizados em sala de aula nos anos de 2017 e 2018, cujo objetivo era promover o processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, o desempenho na disciplina de matemática na Educação Básica de uma instituição pública de ensino. Esses experimentos foram realizados na disciplina de matemática, pois os alunos vêm apresentando historicamente rendimentos abaixo do desejado, tanto em avaliações internas quanto em avaliações de larga escala promovidas por instituições reguladoras da educação. Participaram dos experimentos pedagógicos 189 alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os resultados deste estudo demonstraram através de medidas estatísticas um impacto positivo da técnica proposta, representado por uma significativa melhora no desempenho dos alunos que utilizaram a comunicação didática mediada por agente conversacional. Além disso, constatou-se mediante as análises qualitativas uma ótima aceitação e interesse dos alunos em participar da técnica desenvolvida. Sendo assim, os indicativos positivos de promoção do desempenho integrado à ótima participação dos alunos oriundos desta pesquisa apontam para uma alternativa viável e eficaz, que alia a comunicação didática ao uso de um Agente Conversacional, para o incremento do processo ensino-aprendizagem na educação escolar. |
id |
URGS_46d194c0a95aac01005b1e630e5ade01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204515 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Melo, Jorge Nazareno BatistaLima, Jose Valdeni de2020-01-17T04:11:01Z2019http://hdl.handle.net/10183/204515001110155A presente Tese teve por objetivo potencializar a comunicação didática mediada por um Agente Conversacional, com a finalidade de promover e melhorar o processo ensinoaprendizagem na disciplina de matemática. Este estudo apresenta uma técnica pedagógica que utiliza a comunicação didática mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, através de um Chatbot, que interage com os alunos, a fim de ser o mediador do processo ensino-aprendizagem. A técnica proposta foi desenvolvida em experimentos realizados em sala de aula nos anos de 2017 e 2018, cujo objetivo era promover o processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, o desempenho na disciplina de matemática na Educação Básica de uma instituição pública de ensino. Esses experimentos foram realizados na disciplina de matemática, pois os alunos vêm apresentando historicamente rendimentos abaixo do desejado, tanto em avaliações internas quanto em avaliações de larga escala promovidas por instituições reguladoras da educação. Participaram dos experimentos pedagógicos 189 alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os resultados deste estudo demonstraram através de medidas estatísticas um impacto positivo da técnica proposta, representado por uma significativa melhora no desempenho dos alunos que utilizaram a comunicação didática mediada por agente conversacional. Além disso, constatou-se mediante as análises qualitativas uma ótima aceitação e interesse dos alunos em participar da técnica desenvolvida. Sendo assim, os indicativos positivos de promoção do desempenho integrado à ótima participação dos alunos oriundos desta pesquisa apontam para uma alternativa viável e eficaz, que alia a comunicação didática ao uso de um Agente Conversacional, para o incremento do processo ensino-aprendizagem na educação escolar.This thesis aimed to enhance the didactic communication mediated by a Conversational Agent, with the purpose of promoting and improving the teaching-learning process in the mathematics discipline. This study presents a pedagogical technique that uses didactic communication mediated by Digital Information and Communication Technologies, through a Chatbot, which interacts with the students, in order to be the mediator of the teaching-learning process. The proposed technique was developed in experiments conducted in the classroom in 2017 and 2018, which aimed to promote the teaching-learning process and, consequently, the performance in the subject of mathematics in basic education of a public educational institution. These experiments were conducted in the mathematics discipline, as students have historically shown lower than desired yields, both in internal and large-scale evaluations promoted by educational regulators. A total of 189 high school students participated in the educational experiments. The results of this study demonstrated through statistical measures a positive impact of the proposed technique, represented by a significant improvement in the performance of students using conversational agent-mediated didactic communication. In addition, it was found through the qualitative analyzes a great acceptance and interest of students to participate in the technique developed. Thus, the positive indications of promoting performance integrated with the optimum participation of students from this research point to a viable and effective alternative, which combines didactic communication with the use of a Conversational Agent, to increase the teaching-learning processin school education.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)MatemáticaEnsino e aprendizagemDidactic CommunicationInformation and Communication TechnologiesTeaching-Learning ProcessConversational AgentMathematicsA comunicação didática mediada por agente conversacional como promotora do processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemáticaThe didactic communication mediated by conversational agent as promoter of the teaching-learning process in the mathematics discipline info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110155.pdf.txt001110155.pdf.txtExtracted Texttext/plain433623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204515/2/001110155.pdf.txt760e1c1a8b34e987c26e180d8ab3d0b3MD52ORIGINAL001110155.pdfTexto completoapplication/pdf5695887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204515/1/001110155.pdf8dbaf40a28d1f527d03a3b24ca33547bMD5110183/2045152020-01-18 05:17:41.113251oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204515Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-01-18T07:17:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A comunicação didática mediada por agente conversacional como promotora do processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The didactic communication mediated by conversational agent as promoter of the teaching-learning process in the mathematics discipline |
title |
A comunicação didática mediada por agente conversacional como promotora do processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática |
spellingShingle |
A comunicação didática mediada por agente conversacional como promotora do processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática Melo, Jorge Nazareno Batista Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Matemática Ensino e aprendizagem Didactic Communication Information and Communication Technologies Teaching-Learning Process Conversational Agent Mathematics |
title_short |
A comunicação didática mediada por agente conversacional como promotora do processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática |
title_full |
A comunicação didática mediada por agente conversacional como promotora do processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática |
title_fullStr |
A comunicação didática mediada por agente conversacional como promotora do processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática |
title_full_unstemmed |
A comunicação didática mediada por agente conversacional como promotora do processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática |
title_sort |
A comunicação didática mediada por agente conversacional como promotora do processo ensino-aprendizagem na disciplina de matemática |
author |
Melo, Jorge Nazareno Batista |
author_facet |
Melo, Jorge Nazareno Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Jorge Nazareno Batista |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Jose Valdeni de |
contributor_str_mv |
Lima, Jose Valdeni de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Matemática Ensino e aprendizagem |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Matemática Ensino e aprendizagem Didactic Communication Information and Communication Technologies Teaching-Learning Process Conversational Agent Mathematics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactic Communication Information and Communication Technologies Teaching-Learning Process Conversational Agent Mathematics |
description |
A presente Tese teve por objetivo potencializar a comunicação didática mediada por um Agente Conversacional, com a finalidade de promover e melhorar o processo ensinoaprendizagem na disciplina de matemática. Este estudo apresenta uma técnica pedagógica que utiliza a comunicação didática mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, através de um Chatbot, que interage com os alunos, a fim de ser o mediador do processo ensino-aprendizagem. A técnica proposta foi desenvolvida em experimentos realizados em sala de aula nos anos de 2017 e 2018, cujo objetivo era promover o processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, o desempenho na disciplina de matemática na Educação Básica de uma instituição pública de ensino. Esses experimentos foram realizados na disciplina de matemática, pois os alunos vêm apresentando historicamente rendimentos abaixo do desejado, tanto em avaliações internas quanto em avaliações de larga escala promovidas por instituições reguladoras da educação. Participaram dos experimentos pedagógicos 189 alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os resultados deste estudo demonstraram através de medidas estatísticas um impacto positivo da técnica proposta, representado por uma significativa melhora no desempenho dos alunos que utilizaram a comunicação didática mediada por agente conversacional. Além disso, constatou-se mediante as análises qualitativas uma ótima aceitação e interesse dos alunos em participar da técnica desenvolvida. Sendo assim, os indicativos positivos de promoção do desempenho integrado à ótima participação dos alunos oriundos desta pesquisa apontam para uma alternativa viável e eficaz, que alia a comunicação didática ao uso de um Agente Conversacional, para o incremento do processo ensino-aprendizagem na educação escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-17T04:11:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/204515 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001110155 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/204515 |
identifier_str_mv |
001110155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204515/2/001110155.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204515/1/001110155.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
760e1c1a8b34e987c26e180d8ab3d0b3 8dbaf40a28d1f527d03a3b24ca33547b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085514522394624 |