Teoria na práxis político-pedagógica do professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paludo, Conceição
Data de Publicação: 1988
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200703
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo geral, contribuir na reflexão da Educação enquanto prática de libertação. A problemática colocada envolve as implicações para a práxis político-pedagógica do professor no processo de ensino, que decorrem da forma como o professor expressa, na atuação pedagógica, as relações entre a prática e a teoria. A partir dos dois projetos para o conjunto da sociedade transformador e conservador - situei o contexto global da problemática, recuperando e elaborando análises que estabelecem as relações entre a sociedade, o sistema educacional, as concepções e tendências da Educação, o papel do professor e as frentes de luta. O procedimento posterior foi a elaboração de um estudo de campo. Selecionei duas universidades, o curso de Pedagogia e as disciplinas de Psico1ogia Educaciona1. No tota1, observei e analisei a ação pedagógica de quatro professores, em quatro diferentes disciplinas, durante 85 horas/aula. A coleta de dados centrou-se nos seguintes aspectos: planejamento, introdução da disciplina, seleção de conteúdo, avaliação, método de trabalho, técnicas aplicadas, atitudes dos alunos, relação entre professor e aluno e direção da dinâmica dos trabalhos. No procedimento de análise dos dados, refleti sobre as concepções educacionais expressas na prática pedagógica (bancária e libertadora) e nas suas relações com o projeto político-pedagógico e o projeto político global para o conjunto da sociedade. A seguir, centrei a análise no processo de conhecimento. Verifiquei que seguia duas perspectivas básicas: a de construção/ reconstrução e a de transmissão/reprodução. Esta última realizava o movimento reflexivo que ia do teórico para o teórico e do teórico para o prático. A primeira, de forma diversa, seguia a lógica prática-teoria-prática. A partir destes, inferi um quarto movimento possível que ia da prática para a prática. Ao refletir sobre a relação entre o processo de conhecimento e o projeto político-pedagógico, constatei que a perspectiva, na linha da construção e reconstrução, é transformadora. Ao verificar as implicações do processo de conhecimento, na perspectiva de construção, para o ensino da Psicologia Educacional, inferi que tais implicações são generalizáveis para o processo de ensino. A principal conclusão a que chego, no final do estudo, é de que há a necessidade da formulação, por parte dos professores, de uma estratégia político-pedagógica, que tenha como centro a concepção metodológica de ensino, norteada pela lógica prática-teoria-prática.
id URGS_47520f4dc3e7155d6bf0cdd4a5bfd14d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200703
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Paludo, ConceiçãoBecker, Fernando2019-10-12T03:55:35Z1988http://hdl.handle.net/10183/200703000158769Esta dissertação teve como objetivo geral, contribuir na reflexão da Educação enquanto prática de libertação. A problemática colocada envolve as implicações para a práxis político-pedagógica do professor no processo de ensino, que decorrem da forma como o professor expressa, na atuação pedagógica, as relações entre a prática e a teoria. A partir dos dois projetos para o conjunto da sociedade transformador e conservador - situei o contexto global da problemática, recuperando e elaborando análises que estabelecem as relações entre a sociedade, o sistema educacional, as concepções e tendências da Educação, o papel do professor e as frentes de luta. O procedimento posterior foi a elaboração de um estudo de campo. Selecionei duas universidades, o curso de Pedagogia e as disciplinas de Psico1ogia Educaciona1. No tota1, observei e analisei a ação pedagógica de quatro professores, em quatro diferentes disciplinas, durante 85 horas/aula. A coleta de dados centrou-se nos seguintes aspectos: planejamento, introdução da disciplina, seleção de conteúdo, avaliação, método de trabalho, técnicas aplicadas, atitudes dos alunos, relação entre professor e aluno e direção da dinâmica dos trabalhos. No procedimento de análise dos dados, refleti sobre as concepções educacionais expressas na prática pedagógica (bancária e libertadora) e nas suas relações com o projeto político-pedagógico e o projeto político global para o conjunto da sociedade. A seguir, centrei a análise no processo de conhecimento. Verifiquei que seguia duas perspectivas básicas: a de construção/ reconstrução e a de transmissão/reprodução. Esta última realizava o movimento reflexivo que ia do teórico para o teórico e do teórico para o prático. A primeira, de forma diversa, seguia a lógica prática-teoria-prática. A partir destes, inferi um quarto movimento possível que ia da prática para a prática. Ao refletir sobre a relação entre o processo de conhecimento e o projeto político-pedagógico, constatei que a perspectiva, na linha da construção e reconstrução, é transformadora. Ao verificar as implicações do processo de conhecimento, na perspectiva de construção, para o ensino da Psicologia Educacional, inferi que tais implicações são generalizáveis para o processo de ensino. A principal conclusão a que chego, no final do estudo, é de que há a necessidade da formulação, por parte dos professores, de uma estratégia político-pedagógica, que tenha como centro a concepção metodológica de ensino, norteada pela lógica prática-teoria-prática.The general of this paper isto provide some aid to the discussion of Education as a practice for liberation. The set of problems presented here, comprises implications for teachers' political-pedagogical "prãxis" whichdependon the way they express relationschips between practice and theory through their pedagogical actuation.Startin from both projects - transformative and the conservative ones to the society as a whole, we have described the general context of that set, in arder to recover and work up analyses which could establish relationschips among society, educational system, concepts and tendencies in education teacher's roles and "struggle fronts".The next procedure was to elaborate a field study. We have selected two universities, the pedagogy college and courses of Educational Psichology. In this way we could observe and analyse the pedagogical action of four teachers in four different courses during 85 hours of class. We have data collection on the following aspects:planning, introduction to the course, content selection, evaluation, methods, techniques, students' attitudes, relationship-between teacher and students, and management of activities dynamic. In the phase of data analysis, we have examined educational concepts expressed through pedagogical practice (conservative or transformative) and througt its relationships with the political-pedagogical project and the global political project to the society as a whole. Afterwards, we have focused our analysis on the process of knowledge, and verified it follows tho basic perspectives: one of building/re-building, and one of transmission/reproduction. The latter refers to a reflexive movement from theory towards theory and then from theory to practice. Unlikely, the first one follows a "practice-theory-practice" logic. From both movements, we have been led to the fourth movement one from practice to practice. By analysing the relationship beween the process of knowledge and the political-pedagogical project, we could verify that the "Building/re-building" perspective is transformative. By verifying knowl edge process implications from "building" viewpoint for Educational Psychology teaching, we could infer such implications are extensive to teaching process. Our main conclusion is the need of structuring a political pedagogical strategy- by teachers-based on the methodological concept of teaching and by "practice-theory-pratice" logic.application/pdfporFormação políticaPrática pedagógicaProfessorTeoria na práxis político-pedagógica do professorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1988mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000158769.pdf.txt000158769.pdf.txtExtracted Texttext/plain110775http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200703/2/000158769.pdf.txtd6a3ce83db05b489d48fa4685bfceb8dMD52ORIGINAL000158769.pdfTexto completoapplication/pdf2174251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200703/1/000158769.pdf23b233f60dd14aabac212815f2d4f6c5MD5110183/2007032023-05-20 03:54:49.688858oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200703Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-20T06:54:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teoria na práxis político-pedagógica do professor
title Teoria na práxis político-pedagógica do professor
spellingShingle Teoria na práxis político-pedagógica do professor
Paludo, Conceição
Formação política
Prática pedagógica
Professor
title_short Teoria na práxis político-pedagógica do professor
title_full Teoria na práxis político-pedagógica do professor
title_fullStr Teoria na práxis político-pedagógica do professor
title_full_unstemmed Teoria na práxis político-pedagógica do professor
title_sort Teoria na práxis político-pedagógica do professor
author Paludo, Conceição
author_facet Paludo, Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paludo, Conceição
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Fernando
contributor_str_mv Becker, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Formação política
Prática pedagógica
Professor
topic Formação política
Prática pedagógica
Professor
description Esta dissertação teve como objetivo geral, contribuir na reflexão da Educação enquanto prática de libertação. A problemática colocada envolve as implicações para a práxis político-pedagógica do professor no processo de ensino, que decorrem da forma como o professor expressa, na atuação pedagógica, as relações entre a prática e a teoria. A partir dos dois projetos para o conjunto da sociedade transformador e conservador - situei o contexto global da problemática, recuperando e elaborando análises que estabelecem as relações entre a sociedade, o sistema educacional, as concepções e tendências da Educação, o papel do professor e as frentes de luta. O procedimento posterior foi a elaboração de um estudo de campo. Selecionei duas universidades, o curso de Pedagogia e as disciplinas de Psico1ogia Educaciona1. No tota1, observei e analisei a ação pedagógica de quatro professores, em quatro diferentes disciplinas, durante 85 horas/aula. A coleta de dados centrou-se nos seguintes aspectos: planejamento, introdução da disciplina, seleção de conteúdo, avaliação, método de trabalho, técnicas aplicadas, atitudes dos alunos, relação entre professor e aluno e direção da dinâmica dos trabalhos. No procedimento de análise dos dados, refleti sobre as concepções educacionais expressas na prática pedagógica (bancária e libertadora) e nas suas relações com o projeto político-pedagógico e o projeto político global para o conjunto da sociedade. A seguir, centrei a análise no processo de conhecimento. Verifiquei que seguia duas perspectivas básicas: a de construção/ reconstrução e a de transmissão/reprodução. Esta última realizava o movimento reflexivo que ia do teórico para o teórico e do teórico para o prático. A primeira, de forma diversa, seguia a lógica prática-teoria-prática. A partir destes, inferi um quarto movimento possível que ia da prática para a prática. Ao refletir sobre a relação entre o processo de conhecimento e o projeto político-pedagógico, constatei que a perspectiva, na linha da construção e reconstrução, é transformadora. Ao verificar as implicações do processo de conhecimento, na perspectiva de construção, para o ensino da Psicologia Educacional, inferi que tais implicações são generalizáveis para o processo de ensino. A principal conclusão a que chego, no final do estudo, é de que há a necessidade da formulação, por parte dos professores, de uma estratégia político-pedagógica, que tenha como centro a concepção metodológica de ensino, norteada pela lógica prática-teoria-prática.
publishDate 1988
dc.date.issued.fl_str_mv 1988
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:55:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200703
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000158769
url http://hdl.handle.net/10183/200703
identifier_str_mv 000158769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200703/2/000158769.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200703/1/000158769.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d6a3ce83db05b489d48fa4685bfceb8d
23b233f60dd14aabac212815f2d4f6c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085501321871360