Histórias de resistência e (in)visibilidades : a artista lésbica como protagonista na construção de imagens de mulheres que amam mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Auler, Lívia Bittencourt
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216392
Resumo: Esta pesquisa busca investigar diferentes abordagens acerca da imagem da mulher lésbica, especialmente a partir de ações desenvolvidas por artistas visuais lésbicas atuantes no final do século XIX e decorrer do século XX. Volta-se o olhar para a historiografia desse período, a fim de discutir as camadas de invisibilidade que permearam a vida e as produções dessas mulheres. Percebeu-se que, quando as diferentes poéticas examinadas tomam como assunto as relações afetivas e sexuais entre mulheres, a marginalidade a que esses trabalhos são submetidos na narrativa tradicional da história da arte torna-se ainda mais evidente. Para aprofundar o presente estudo, realizou-se um delineamento metodológico pautado em revisão bibliográfica, apresentada a partir de estrutura narrativa cronológica. A investigação pelo viés histórico possibilitou o reconhecimento de distintos contextos socioculturais em que essas mulheres viviam e produziam artisticamente; além disso, permitiu vislumbrar como essas configurações sociais eram determinantes nas diversas manifestações do ser lésbica e, ainda, como refletiam nas imagens produzidas sobre elas. No que diz respeito à contextualização histórica, utilizou-se como referência teórica principalmente as autoras Lillian Faderman, Shari Benstock e Elaine Showalter. As pesquisadoras Adrienne Rich, Margarita Pisano e Jules Falquet, além de fornecerem suporte para a análise do período contemporâneo, contribuíram com a base teórica do pensamento feminista que permeia esta dissertação. Em diálogo com as autoras citadas, evidencia-se a relevância das experimentações poéticas desenvolvidas pelas artistas Alice Austen, Romaine Brooks, Marie Laurencin, Natalie Barney, Berenice Abbott, Gisèle Freund, Tee Corinne e do coletivo Lesbian Art Project. Cada uma delas traz perspectivas distintas para estimular reflexões sobre a construção e afirmação de múltiplas identidades, experiências e vivências lésbicas. Por fim, buscou-se ampliar o conhecimento em relação às artistas visuais lésbicas e a presença dessas mulheres em determinados locais e períodos históricos para, assim, impulsionar outras narrativas possíveis para a história da arte.
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A investigação pelo viés histórico possibilitou o reconhecimento de distintos contextos socioculturais em que essas mulheres viviam e produziam artisticamente; além disso, permitiu vislumbrar como essas configurações sociais eram determinantes nas diversas manifestações do ser lésbica e, ainda, como refletiam nas imagens produzidas sobre elas. No que diz respeito à contextualização histórica, utilizou-se como referência teórica principalmente as autoras Lillian Faderman, Shari Benstock e Elaine Showalter. As pesquisadoras Adrienne Rich, Margarita Pisano e Jules Falquet, além de fornecerem suporte para a análise do período contemporâneo, contribuíram com a base teórica do pensamento feminista que permeia esta dissertação. Em diálogo com as autoras citadas, evidencia-se a relevância das experimentações poéticas desenvolvidas pelas artistas Alice Austen, Romaine Brooks, Marie Laurencin, Natalie Barney, Berenice Abbott, Gisèle Freund, Tee Corinne e do coletivo Lesbian Art Project. Cada uma delas traz perspectivas distintas para estimular reflexões sobre a construção e afirmação de múltiplas identidades, experiências e vivências lésbicas. Por fim, buscou-se ampliar o conhecimento em relação às artistas visuais lésbicas e a presença dessas mulheres em determinados locais e períodos históricos para, assim, impulsionar outras narrativas possíveis para a história da arte.This research seeks to investigate different approaches to the images of lesbian women, especially based on actions developed by lesbian visual artists working in the late 19th century and during the 20th century. The historiography of that period is analyzed in order to discuss the layers of invisibility that permeated these women's lives and artistic productions. It was observed that, when the different poetics examined take affective and sexual relations between women as their subject, the marginality to which these works are submitted in the traditional narrative of art history becomes even more evident. To deepen the present study, a methodological outline based on a bibliographic review was carried out, and it was presented from a chronological narrative structure. The investigation through the historical perspective enabled the recognition of different socio-cultural contexts in which these women lived and produced artistically; moreover, it allowed us to glimpse how these social configurations were determinant in the various manifestations of being a lesbian and, also, how they reflected in the images produced about them. With regard to historical context, the authors Lillian Faderman, Shari Benstock and Elaine Showalter were used as a theoretical reference. The researchers Adrienne Rich, Margarita Pisano and Jules Falquet, in addition to providing support for the analysis of the contemporary period, contributed to the theoretical basis of feminist thought that permeates this dissertation. In dialogue with the aforementioned authors, it was highlighted the relevance of the poetic experiments developed by the artists Alice Austen, Romaine Brooks, Marie Laurencin, Natalie Barney, Berenice Abbott, Gisèle Freund, Tee Corinne and the collective Lesbian Art Project. Each of them brings different perspectives to stimulate reflections on the construction and affirmation of multiple lesbian identities, experiences and ways of living. Finally, this research sought to expand the knowledge regarding lesbian visual artists and the presence of these women in certain places and historical periods in order to encourage other possible narratives for art history.application/pdfporArtistaLésbicasHistória da arteFeminismoLesbian artistLesbian visibilityArt historyFeminismHistórias de resistência e (in)visibilidades : a artista lésbica como protagonista na construção de imagens de mulheres que amam mulheresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001114141.pdf.txt001114141.pdf.txtExtracted Texttext/plain352382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216392/2/001114141.pdf.txt93d00619485c72ae88a5d9cb16177d94MD52ORIGINAL001114141.pdfTexto completoapplication/pdf23527334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/216392/1/001114141.pdf9d3cb1e9bbd97aa7eede34c3e6ab0f3fMD5110183/2163922023-04-12 03:25:54.082912oai:www.lume.ufrgs.br:10183/216392Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-12T06:25:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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