Cenas de atenção conjunta na análise de processo de Formação de conceito científico com mesa tangível em contexto Inclusivo : um estudo no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cimadevila, Mely Paula Rabadan
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/222089
Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar se a mediação na comunicação por tecnologia de interface tangível favoreceu a formação do conceito científico de nativo como "próprio do lugar onde nasce; oriundo de determinado local/casa" no ensino de Ciências. Seu público consistiu em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental com déficit na comunicação. Sendo um estudo no âmbito do ensino de Ciências, desenvolveram-se dois protótipos: uma Atividade Educacional Tangível (AET), história/aplicação, cujo nome é "Aventuras em Itapeva" e um Modelo de Práxis Educacional Tangível (MPET) para planejamento de atividades tangíveis. Essa AET foi criada para o projeto Proposta Inovadora de Tecnologia Assistiva para Inclusão e Aprendizagem (Pitaia) em Ciências, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, para estudantes com deficiência na comunicação. A AET criada tem como lócus de suas tarefas, ações e desafios o Parque Estadual de Itapeva no RS. Trata-se de um modelo de atividade tangível construído a partir da práxis pedagógica como professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) atuante em Sala de Recursos. Apresenta como pressupostos teóricos os postulados de Vygotsky (1991, 1998 e 2001), Leontiev (1978, 1985, 1988) e Davydov (1988), que se denominam de Modelo de Práxis Educacional Tangível (MPET). Objetivou-se, portanto, analisar se ocorreria o favorecimento da aptidão para formar o conceito científico (Vygotsky, 2001) pretendido nos estudantes do grupo de pesquisa Grupo Participante (GP), com a utilização de mesa tangível (MT) dos dois protótipos desenvolvidos e estratégias outras, que apoiaram o processo de formação do conceito científico no ensino de Ciências. Foram avaliadas a atenção e a percepção dos estudantes pesquisados em Cenas de Atenção Conjunta (TOMASELLO, 2003). Constatou-se para os sujeitos pesquisados que a mediação com tecnologia tangível favoreceu a formação de conceitos científicos no ensino de Ciências, principalmente nesse grupo de participantes com déficit na comunicação, que estão nos anos finais do ensino fundamental. Constatou-se nesse GP o favorecimento pela melhora da atenção dos sujeitos, da sua percepção e do seu engajamento na tarefa testada. A MT favoreceu a percepção sensorial e melhorou a explicação oral quando estimulou esses sujeitos a dizerem o que veem. Nesse sentido, pode-se apontar que a sua utilização favoreceu o processo de formação do conceito científico pretendido.
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Essa AET foi criada para o projeto Proposta Inovadora de Tecnologia Assistiva para Inclusão e Aprendizagem (Pitaia) em Ciências, desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, para estudantes com deficiência na comunicação. A AET criada tem como lócus de suas tarefas, ações e desafios o Parque Estadual de Itapeva no RS. Trata-se de um modelo de atividade tangível construído a partir da práxis pedagógica como professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) atuante em Sala de Recursos. Apresenta como pressupostos teóricos os postulados de Vygotsky (1991, 1998 e 2001), Leontiev (1978, 1985, 1988) e Davydov (1988), que se denominam de Modelo de Práxis Educacional Tangível (MPET). Objetivou-se, portanto, analisar se ocorreria o favorecimento da aptidão para formar o conceito científico (Vygotsky, 2001) pretendido nos estudantes do grupo de pesquisa Grupo Participante (GP), com a utilização de mesa tangível (MT) dos dois protótipos desenvolvidos e estratégias outras, que apoiaram o processo de formação do conceito científico no ensino de Ciências. Foram avaliadas a atenção e a percepção dos estudantes pesquisados em Cenas de Atenção Conjunta (TOMASELLO, 2003). Constatou-se para os sujeitos pesquisados que a mediação com tecnologia tangível favoreceu a formação de conceitos científicos no ensino de Ciências, principalmente nesse grupo de participantes com déficit na comunicação, que estão nos anos finais do ensino fundamental. Constatou-se nesse GP o favorecimento pela melhora da atenção dos sujeitos, da sua percepção e do seu engajamento na tarefa testada. A MT favoreceu a percepção sensorial e melhorou a explicação oral quando estimulou esses sujeitos a dizerem o que veem. Nesse sentido, pode-se apontar que a sua utilização favoreceu o processo de formação do conceito científico pretendido.This dissertation aims to analyze whether tangible interface, as a technological mediator of communication in science education, favours the formation of the scientific concept of native as "proper to the place where it was born; from a specific place/home". Study participants are students with a communication deficit, who are in their final years of elementary school. Given that this study is in the scope of Science teaching, two prototypes were developed: A Tangible Educational Activity (AET), history/application, whose name is "Adventure on Itapeva" and a Tangible Educational Praxis Model (MPET) for planning specific practical activities. The AET was created for the Innovative Proposal for an Assistive Technology for Inclusion and Learning (Pitaia) in Sciences, developed at the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS, for students with communication disabilities. The created AET has as its focus the tasks, actions and challenges within the Itapeva State Park in RS. It is a model of tangible activity built from the pedagogical praxis of a teacher of Specialized Educational Treatment (AEE) who was working in the Resources Room. It presents as theoretical assumptions the postulates of Vygotsky (1991, 1998 and 2001), Leontiev (1978, 1985, 1988) and Davydov (1988), which are called the Tangible Educational Praxis Model (MPET). The objective was to analyze whether the ability to form the scientific concept would occur (Vygotsky, 2001) in the students of the research group. Thus, Participating Group (GP) was studied, with the use of a tangible table (MT) of the two prototypes developed and other strategies, which supported the process of forming the scientific concept in science teaching. The attention and perception of students surveyed in Scenes of Joint Attention were assessed (TOMASELLO, 2003). Findings indicate that mediation with tangible interface technology favored the formation of scientific concepts in science teaching in this group of participants with a deficit in communication, who are in the final years of elementary school. It was found in this GP that the subjects improved their attention, their perception and their engagement in the tested task. The MT favored sensory perception and improved oral explanation when it stimulated these subjects to say what they see. The use of tangible interface favoured the process of forming the intended scientific concept.application/pdfporEnsino de ciênciasMediaçãoAtendimento especializadoEnsino fundamentalPraxisJoint attentionScience teachingMediation in communicationTangible interface technologySpecialized educational treatmentCenas de atenção conjunta na análise de processo de Formação de conceito científico com mesa tangível em contexto Inclusivo : um estudo no ensino de ciênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126886.pdf.txt001126886.pdf.txtExtracted Texttext/plain327668http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222089/2/001126886.pdf.txt19b1c576706b9c1da426c4dd4201da04MD52ORIGINAL001126886.pdfTexto completoapplication/pdf11704487http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/222089/1/001126886.pdf4510ef6e603ff762a1957a9b596d6562MD5110183/2220892021-06-26 04:41:53.967985oai:www.lume.ufrgs.br:10183/222089Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-06-26T07:41:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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