Formação de conceitos científicos em interface tangível : ampliando formatos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cimadevila, Mely Paula Rabadan
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Passerino, Liliana Maria, Cardoso, Eduardo
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210546
Resumo: A análise trazida neste capítulo aponta a importância de atividades pedagógicas planejadas em multiformato para interfaces tangíveis, considerando- se mediações que desenvolvam, principalmente, a aptidão para realizar generalizações, um processo psicológico superior desenvolvido a partir da capacidade de abstração e síntese de sujeitos com diferentes processos de comunicação. Nesse sentido, busca-se apresentar a tarefa de uma atividade educacional tangível (AET), denominada de “Aventuras em Itapeva” e construída a partir dos pressupostos de Vygotsky, Leontyev e Davydov para o Projeto Proposta Inovadora de Tecnologia Assistiva para Inclusão e Aprendizagem - PITAIA - em Ciências para alunos com deficiência na comunicação (CAAE: 66927417.6.00005347, 04/06/2018), que utiliza da sensorialidade do sujeito, primordialmente através do uso do tato e da visualização, de forma a favorecer seu processo de aprendizagem. Visa-se, portanto, com esse tipo de atividade potencializar a percepção do sujeito de forma imersiva e contextualizada em tarefas pedagógicas envolvendo a temática do ensino de ciências. Sobre a formação de conceitos científicos e dando significado à análise aqui proposta, traz-se o resultado da experimentação de uma das tarefas da AET. Essa tarefa foi testada, principalmente, por pós-graduandos pesquisadores do Grupo Teias (Núcleo de Pesquisa de Tecnologias em Educação para Inclusão e Aprendizagem em Sociedade). A AET utilizou de conteúdo curricular do Ensino Fundamental que diz respeito à Ecologia.
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