Geografia e educação online : Práticas escolares em rede social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernando de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98606
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as potencialidades das redes sociais a partir de atividades didáticas em ambiente online com alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola particular do município de Lajeado/RS. Dessa forma: (a) reviso o histórico das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil e sua utilização pela educação básica; (b) analiso os Objetos de Aprendizagem como uma das possibilidades da educação digital; (c) verifico os Ambientes Virtuais de Aprendizagem como formadores de espaços de autoria e colaboração na web, (d) utilizo a rede social Facebook e avalio seu potencial educacional, considerando alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular do município de Lajeado; e (e) reflito sobre o uso das tecnologias online como elemento estruturante para construção do conhecimento. Como resultados, encontrei nas redes sociais um Ambiente Virtual de Aprendizagem que contempla as necessidades desta pesquisa e doravante da educação, mostrando que o professor deve estar atento a tecnologias recentes, plataformas existentes, novas relações sociais e dizeres culturais para adaptar sua aula e se aproximar da realidade de seu aluno, tornando o processo de ensino e aprendizagem uma experiência de vida, não um acumulado de informações analógico. Também é necessário que a escola estabeleça metas para acompanhar as mudanças na educação, bem como o governo arquitete políticas que possibilitem a evolução da educação online.
id URGS_486c3f83d0721a208418eb71872125ca
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98606
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Fernando deTonini, Ivaine Maria2014-07-25T02:08:16Z2014http://hdl.handle.net/10183/98606000928959A presente pesquisa tem como objetivo analisar as potencialidades das redes sociais a partir de atividades didáticas em ambiente online com alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola particular do município de Lajeado/RS. Dessa forma: (a) reviso o histórico das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil e sua utilização pela educação básica; (b) analiso os Objetos de Aprendizagem como uma das possibilidades da educação digital; (c) verifico os Ambientes Virtuais de Aprendizagem como formadores de espaços de autoria e colaboração na web, (d) utilizo a rede social Facebook e avalio seu potencial educacional, considerando alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular do município de Lajeado; e (e) reflito sobre o uso das tecnologias online como elemento estruturante para construção do conhecimento. Como resultados, encontrei nas redes sociais um Ambiente Virtual de Aprendizagem que contempla as necessidades desta pesquisa e doravante da educação, mostrando que o professor deve estar atento a tecnologias recentes, plataformas existentes, novas relações sociais e dizeres culturais para adaptar sua aula e se aproximar da realidade de seu aluno, tornando o processo de ensino e aprendizagem uma experiência de vida, não um acumulado de informações analógico. Também é necessário que a escola estabeleça metas para acompanhar as mudanças na educação, bem como o governo arquitete políticas que possibilitem a evolução da educação online.This research is to analyze the potential of social networks from learning activities in the online environment to students in the second year of high school from a private school in the municipality of Lajeado/RS. The specific objectives: (a) review the history of ICT in Brazil and its use for basic education, (b) analyze the Learning Objects as one of the possibilities of digital education, (c) check the Virtual Learning Environments as forming spaces authoring and collaboration on the web, (d) use the social network Facebook and evaluate their educator potential with students of 2nd year high school students in a private school in the municipality of Paved and (e) reflect on the use of online technologies as part structuring knowledge-building. As a result, I found an social networking Virtual Learning Environment that complete the education process, showing that the teacher must be aware of the latest technologies, existing online spaces, new social and cultural relationships to adapt your lesson and closer to the reality of their students, making the process of teaching and learning experience of life, not an accumulation of analog information. It is also necessary that the school set goals to track changes in education, as well as the government plan policies that enable the development of online education.application/pdfporGeografiaEnsino via WebAmbiente virtual de aprendizagemGeographyOnline educationLearning objectsVirtual learning environmentsGeografia e educação online : Práticas escolares em rede socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000928959.pdf.txt000928959.pdf.txtExtracted Texttext/plain142221http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98606/2/000928959.pdf.txtfe9b715dc6541876bdb0d86d082b8cd9MD52ORIGINAL000928959.pdf000928959.pdfTexto completoapplication/pdf2164256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98606/1/000928959.pdf9628a986c39d3ab9b8e12e9d221c9264MD51THUMBNAIL000928959.pdf.jpg000928959.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1113http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98606/3/000928959.pdf.jpg94bfeb743a37e3d1e91ad6175e2b63faMD5310183/986062021-06-26 04:39:25.993554oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-06-26T07:39:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Geografia e educação online : Práticas escolares em rede social
title Geografia e educação online : Práticas escolares em rede social
spellingShingle Geografia e educação online : Práticas escolares em rede social
Oliveira, Fernando de
Geografia
Ensino via Web
Ambiente virtual de aprendizagem
Geography
Online education
Learning objects
Virtual learning environments
title_short Geografia e educação online : Práticas escolares em rede social
title_full Geografia e educação online : Práticas escolares em rede social
title_fullStr Geografia e educação online : Práticas escolares em rede social
title_full_unstemmed Geografia e educação online : Práticas escolares em rede social
title_sort Geografia e educação online : Práticas escolares em rede social
author Oliveira, Fernando de
author_facet Oliveira, Fernando de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fernando de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tonini, Ivaine Maria
contributor_str_mv Tonini, Ivaine Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Ensino via Web
Ambiente virtual de aprendizagem
topic Geografia
Ensino via Web
Ambiente virtual de aprendizagem
Geography
Online education
Learning objects
Virtual learning environments
dc.subject.eng.fl_str_mv Geography
Online education
Learning objects
Virtual learning environments
description A presente pesquisa tem como objetivo analisar as potencialidades das redes sociais a partir de atividades didáticas em ambiente online com alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola particular do município de Lajeado/RS. Dessa forma: (a) reviso o histórico das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil e sua utilização pela educação básica; (b) analiso os Objetos de Aprendizagem como uma das possibilidades da educação digital; (c) verifico os Ambientes Virtuais de Aprendizagem como formadores de espaços de autoria e colaboração na web, (d) utilizo a rede social Facebook e avalio seu potencial educacional, considerando alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular do município de Lajeado; e (e) reflito sobre o uso das tecnologias online como elemento estruturante para construção do conhecimento. Como resultados, encontrei nas redes sociais um Ambiente Virtual de Aprendizagem que contempla as necessidades desta pesquisa e doravante da educação, mostrando que o professor deve estar atento a tecnologias recentes, plataformas existentes, novas relações sociais e dizeres culturais para adaptar sua aula e se aproximar da realidade de seu aluno, tornando o processo de ensino e aprendizagem uma experiência de vida, não um acumulado de informações analógico. Também é necessário que a escola estabeleça metas para acompanhar as mudanças na educação, bem como o governo arquitete políticas que possibilitem a evolução da educação online.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-25T02:08:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98606
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000928959
url http://hdl.handle.net/10183/98606
identifier_str_mv 000928959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98606/2/000928959.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98606/1/000928959.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98606/3/000928959.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fe9b715dc6541876bdb0d86d082b8cd9
9628a986c39d3ab9b8e12e9d221c9264
94bfeb743a37e3d1e91ad6175e2b63fa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1797064596319633408