Das relações de aula às possibilidades de desenvolvimento moral na educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/117753 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado pesquisa como os professores de Educação Física compreendem as situações cotidianas que podem favorecer o desenvolvimento da moralidade. Seguindo o delineamento de estudo de casos múltiplos (YIN, 2010), foi feito um estudo qualitativo, utilizando entrevistas semiestruturadas, com dez professores do ensino fundamental, anos finais, de seis escolas do ensino privado do município de Porto Alegre, escolhidas por critério de conveniência. Fundamentada na teoria genética de Jean Piaget, os resultados analisados mostram que, sem reflexão teórica, os professores agem segundo suas concepções pessoais utilizando uma pedagogia diretiva, baseada no modelo epistemológico empirista que reflete tanto a abordagem da Educação Física focada na aptidão física, quanto a abordagem desenvolvimentista. Apesar das verbalizações com argumentos voltados para o construtivismo que utilizam para relatar a prática docente, os participantes deste estudo demonstram não compreender como as atividades cotidianas podem ou não favorecer o desenvolvimento da autonomia moral. A autora conclui que, com conhecimento teórico sobre o tema, o desenvolvimento moral pode ser uma proposta intencional nas aulas de Educação Física. |
id |
URGS_487b6c1c367ec70f741f1a7037546d41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117753 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Marcon, Ana MariaBecker, Maria Luiza Rheingantz2015-06-11T02:01:03Z2014http://hdl.handle.net/10183/117753000968327Esta dissertação de mestrado pesquisa como os professores de Educação Física compreendem as situações cotidianas que podem favorecer o desenvolvimento da moralidade. Seguindo o delineamento de estudo de casos múltiplos (YIN, 2010), foi feito um estudo qualitativo, utilizando entrevistas semiestruturadas, com dez professores do ensino fundamental, anos finais, de seis escolas do ensino privado do município de Porto Alegre, escolhidas por critério de conveniência. Fundamentada na teoria genética de Jean Piaget, os resultados analisados mostram que, sem reflexão teórica, os professores agem segundo suas concepções pessoais utilizando uma pedagogia diretiva, baseada no modelo epistemológico empirista que reflete tanto a abordagem da Educação Física focada na aptidão física, quanto a abordagem desenvolvimentista. Apesar das verbalizações com argumentos voltados para o construtivismo que utilizam para relatar a prática docente, os participantes deste estudo demonstram não compreender como as atividades cotidianas podem ou não favorecer o desenvolvimento da autonomia moral. A autora conclui que, com conhecimento teórico sobre o tema, o desenvolvimento moral pode ser uma proposta intencional nas aulas de Educação Física.This Masters dissertation researches on how the Physical Education teachers understand the everyday situations which may foster the development of morality. Following .the study design of multiple cases (YIN, 2010) a qualitative study was done, applying semi-structured interviews with ten middle school teachers, from six private schools of the city of Porto Alegre, which were chosen using the convenience criteria. Based on Jean Piaget’s Genetic Theory, the analysed results show that without a theoretical reflection, the teachers act upon their own beliefs, applying a directive pedagogy, whose fundaments is an empiristic epistemological model, which reflects the approach of Physical Education focused on the physical aptitude as well as on the developmental approach. Despite the verbalizations with arguments turned to the constructivism that they use to report their teaching practice, the participants prove not to understand how everyday activities may or may not foster the construction of moral autonomy The author comes to the conclusion that with theoretical knowledge of the theme, the moral development may be an intentional proposal of the Physical Education classes.application/pdfporEducação física escolarDesenvolvimento moralEpistemologia genéticaFormação de professoresDas relações de aula às possibilidades de desenvolvimento moral na educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000968327.pdf.txt000968327.pdf.txtExtracted Texttext/plain227580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117753/2/000968327.pdf.txtdd1492c9f7ea36cf0aa84906a5b53a99MD52ORIGINAL000968327.pdf000968327.pdfTexto completoapplication/pdf751064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117753/1/000968327.pdf56c9b84babcc02d7e09c3eb07f35e9ecMD51THUMBNAIL000968327.pdf.jpg000968327.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1000http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117753/3/000968327.pdf.jpg6574a5aab7d51d783507b215b45621a4MD5310183/1177532018-10-23 09:00:53.437oai:www.lume.ufrgs.br:10183/117753Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:00:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Das relações de aula às possibilidades de desenvolvimento moral na educação física |
title |
Das relações de aula às possibilidades de desenvolvimento moral na educação física |
spellingShingle |
Das relações de aula às possibilidades de desenvolvimento moral na educação física Marcon, Ana Maria Educação física escolar Desenvolvimento moral Epistemologia genética Formação de professores |
title_short |
Das relações de aula às possibilidades de desenvolvimento moral na educação física |
title_full |
Das relações de aula às possibilidades de desenvolvimento moral na educação física |
title_fullStr |
Das relações de aula às possibilidades de desenvolvimento moral na educação física |
title_full_unstemmed |
Das relações de aula às possibilidades de desenvolvimento moral na educação física |
title_sort |
Das relações de aula às possibilidades de desenvolvimento moral na educação física |
author |
Marcon, Ana Maria |
author_facet |
Marcon, Ana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcon, Ana Maria |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Becker, Maria Luiza Rheingantz |
contributor_str_mv |
Becker, Maria Luiza Rheingantz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar Desenvolvimento moral Epistemologia genética Formação de professores |
topic |
Educação física escolar Desenvolvimento moral Epistemologia genética Formação de professores |
description |
Esta dissertação de mestrado pesquisa como os professores de Educação Física compreendem as situações cotidianas que podem favorecer o desenvolvimento da moralidade. Seguindo o delineamento de estudo de casos múltiplos (YIN, 2010), foi feito um estudo qualitativo, utilizando entrevistas semiestruturadas, com dez professores do ensino fundamental, anos finais, de seis escolas do ensino privado do município de Porto Alegre, escolhidas por critério de conveniência. Fundamentada na teoria genética de Jean Piaget, os resultados analisados mostram que, sem reflexão teórica, os professores agem segundo suas concepções pessoais utilizando uma pedagogia diretiva, baseada no modelo epistemológico empirista que reflete tanto a abordagem da Educação Física focada na aptidão física, quanto a abordagem desenvolvimentista. Apesar das verbalizações com argumentos voltados para o construtivismo que utilizam para relatar a prática docente, os participantes deste estudo demonstram não compreender como as atividades cotidianas podem ou não favorecer o desenvolvimento da autonomia moral. A autora conclui que, com conhecimento teórico sobre o tema, o desenvolvimento moral pode ser uma proposta intencional nas aulas de Educação Física. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-11T02:01:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/117753 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000968327 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/117753 |
identifier_str_mv |
000968327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117753/2/000968327.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117753/1/000968327.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/117753/3/000968327.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd1492c9f7ea36cf0aa84906a5b53a99 56c9b84babcc02d7e09c3eb07f35e9ec 6574a5aab7d51d783507b215b45621a4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736912258367488 |