Conhecimento em teatro e afetividade : desenvolvimento moral e experiências discentes na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reinisch, Gustavo Machado de Araujo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/142634
Resumo: A pesquisa tem por objetivo identificar processos de desenvolvimento de estruturas de conhecimento em experiências de estudantes de teatro, quando viabilizado como componente curricular na Educação Básica. O estudo pauta-se na teoria de Piaget e nas pedagogias de Viola Spolin e Augusto Boal. Na perspectiva da Epistemologia Genética, o processo de desenvolvimento da inteligência é abordado na interdependência entre afetividade e cognição, e o conhecimento, é fator privilegiado pela interação entre sujeitos. A partir da ênfase em aspectos interacionais sociais, é traçada uma aproximação entre os conceitos de conhecimento e alteridade. É realizada uma análise de experiências discentes, através do conceito piagetiano de afetividade, apoiado em sua teoria do desenvolvimento moral. Impressões e vivências dos estudantes de teatro na Escola Pública foram coletados a partir de um experimento de ensino viabilizado neste contexto, através de relatos e registros discentes produzidos a partir de atividades teatrais desenvolvidas nas aulas do componente curricular Arte no Colégio Estadual de Ensino Médio Padre Rambo, em Porto Alegre, no ano de 2015. Processos de desenvolvimento são identificados à passagem dos sentimentos interindividuais aos sentimentos sociais e ao surgimento de conflitos entre caracteres de estádios iniciais e avançados do desenvolvimento moral. Através de evidências de estímulos da atividade teatral a esses processos, são reconhecidas contribuições do estudo de teatro para o desenvolvimento das estruturas de conhecimento dos sujeitos de forma abrangente, tanto no aspecto afetivo como no cognitivo.
id URGS_943fcf63789bfcdcd7bff842b124cec2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142634
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Reinisch, Gustavo Machado de AraujoSantos, Vera Lucia Bertoni dos2016-06-16T02:07:35Z2016http://hdl.handle.net/10183/142634000994641A pesquisa tem por objetivo identificar processos de desenvolvimento de estruturas de conhecimento em experiências de estudantes de teatro, quando viabilizado como componente curricular na Educação Básica. O estudo pauta-se na teoria de Piaget e nas pedagogias de Viola Spolin e Augusto Boal. Na perspectiva da Epistemologia Genética, o processo de desenvolvimento da inteligência é abordado na interdependência entre afetividade e cognição, e o conhecimento, é fator privilegiado pela interação entre sujeitos. A partir da ênfase em aspectos interacionais sociais, é traçada uma aproximação entre os conceitos de conhecimento e alteridade. É realizada uma análise de experiências discentes, através do conceito piagetiano de afetividade, apoiado em sua teoria do desenvolvimento moral. Impressões e vivências dos estudantes de teatro na Escola Pública foram coletados a partir de um experimento de ensino viabilizado neste contexto, através de relatos e registros discentes produzidos a partir de atividades teatrais desenvolvidas nas aulas do componente curricular Arte no Colégio Estadual de Ensino Médio Padre Rambo, em Porto Alegre, no ano de 2015. Processos de desenvolvimento são identificados à passagem dos sentimentos interindividuais aos sentimentos sociais e ao surgimento de conflitos entre caracteres de estádios iniciais e avançados do desenvolvimento moral. Através de evidências de estímulos da atividade teatral a esses processos, são reconhecidas contribuições do estudo de teatro para o desenvolvimento das estruturas de conhecimento dos sujeitos de forma abrangente, tanto no aspecto afetivo como no cognitivo.This research has the goal of evidenciate contribuitions of the study in theater to the development of knowledge structures of the subjects, when available in a regular discipline in Basic Education, with basis on Piaget’s theory and Viola Spolin’s and Augusto Boal’s pedagogy conceptions. In the perspective of Genetic Epistemology, the process of intelligence development is taken by the interdependence between affection and cognition, and knowledge, as a factor privileged by the interaction between subjects. By this enfasis in social interacional aspects, an aproximation is set between the concepts of knowledge and Otherness. An analisis of students experiences is made trough the piagetian concept of Afection, supported by his Moral Development theory. Impressions of theater students in Public School where collected in an experiment of education set in this specific context, using testimonials and registrations produced by the students from the activities developed in drama classes, inside de discipline Arts, in Colégio Estadual de Ensino Médio Padre Rambo, in Porto Alegre, in 2015. Development processes are recognized in the passage of interindividual fellings to social feelings as in the emerging of conflicts between carachteristics of inicial and advanced fases of Moral Development. This way, in the evidence of stimulation caused by theater activities to this processes, contributions of theater study for the development of knowledge structures are recognized in a general way, so as in affection as in cognition.application/pdfporTeatro : EducaçãoEpistemologia genéticaAfetividadeDesenvolvimento moralTeatro do oprimidoTheaterEducationGenetic epistemologyAffectionMoral developmentConhecimento em teatro e afetividade : desenvolvimento moral e experiências discentes na educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000994641.pdf000994641.pdfTexto completoapplication/pdf875333http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142634/1/000994641.pdff7bf0c15c07ddba96e8aeefb0ce5186fMD51TEXT000994641.pdf.txt000994641.pdf.txtExtracted Texttext/plain276623http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142634/2/000994641.pdf.txt567df299454e571c9e84f9ef81ee3307MD52THUMBNAIL000994641.pdf.jpg000994641.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142634/3/000994641.pdf.jpg9f6b9092a9b2e7505f504374196eb620MD5310183/1426342018-10-26 09:58:29.817oai:www.lume.ufrgs.br:10183/142634Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T12:58:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conhecimento em teatro e afetividade : desenvolvimento moral e experiências discentes na educação básica
title Conhecimento em teatro e afetividade : desenvolvimento moral e experiências discentes na educação básica
spellingShingle Conhecimento em teatro e afetividade : desenvolvimento moral e experiências discentes na educação básica
Reinisch, Gustavo Machado de Araujo
Teatro : Educação
Epistemologia genética
Afetividade
Desenvolvimento moral
Teatro do oprimido
Theater
Education
Genetic epistemology
Affection
Moral development
title_short Conhecimento em teatro e afetividade : desenvolvimento moral e experiências discentes na educação básica
title_full Conhecimento em teatro e afetividade : desenvolvimento moral e experiências discentes na educação básica
title_fullStr Conhecimento em teatro e afetividade : desenvolvimento moral e experiências discentes na educação básica
title_full_unstemmed Conhecimento em teatro e afetividade : desenvolvimento moral e experiências discentes na educação básica
title_sort Conhecimento em teatro e afetividade : desenvolvimento moral e experiências discentes na educação básica
author Reinisch, Gustavo Machado de Araujo
author_facet Reinisch, Gustavo Machado de Araujo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reinisch, Gustavo Machado de Araujo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro : Educação
Epistemologia genética
Afetividade
Desenvolvimento moral
Teatro do oprimido
topic Teatro : Educação
Epistemologia genética
Afetividade
Desenvolvimento moral
Teatro do oprimido
Theater
Education
Genetic epistemology
Affection
Moral development
dc.subject.eng.fl_str_mv Theater
Education
Genetic epistemology
Affection
Moral development
description A pesquisa tem por objetivo identificar processos de desenvolvimento de estruturas de conhecimento em experiências de estudantes de teatro, quando viabilizado como componente curricular na Educação Básica. O estudo pauta-se na teoria de Piaget e nas pedagogias de Viola Spolin e Augusto Boal. Na perspectiva da Epistemologia Genética, o processo de desenvolvimento da inteligência é abordado na interdependência entre afetividade e cognição, e o conhecimento, é fator privilegiado pela interação entre sujeitos. A partir da ênfase em aspectos interacionais sociais, é traçada uma aproximação entre os conceitos de conhecimento e alteridade. É realizada uma análise de experiências discentes, através do conceito piagetiano de afetividade, apoiado em sua teoria do desenvolvimento moral. Impressões e vivências dos estudantes de teatro na Escola Pública foram coletados a partir de um experimento de ensino viabilizado neste contexto, através de relatos e registros discentes produzidos a partir de atividades teatrais desenvolvidas nas aulas do componente curricular Arte no Colégio Estadual de Ensino Médio Padre Rambo, em Porto Alegre, no ano de 2015. Processos de desenvolvimento são identificados à passagem dos sentimentos interindividuais aos sentimentos sociais e ao surgimento de conflitos entre caracteres de estádios iniciais e avançados do desenvolvimento moral. Através de evidências de estímulos da atividade teatral a esses processos, são reconhecidas contribuições do estudo de teatro para o desenvolvimento das estruturas de conhecimento dos sujeitos de forma abrangente, tanto no aspecto afetivo como no cognitivo.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-16T02:07:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/142634
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000994641
url http://hdl.handle.net/10183/142634
identifier_str_mv 000994641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142634/1/000994641.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142634/2/000994641.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/142634/3/000994641.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f7bf0c15c07ddba96e8aeefb0ce5186f
567df299454e571c9e84f9ef81ee3307
9f6b9092a9b2e7505f504374196eb620
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309086753914880