Afroconsumo: práticas socioculturais da negritude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joselaine Caroline
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267382
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender as dinâmicas e motivações que levam jovens e adultos negros(as) às práticas de afroconsumo, assim como os reflexos nas configurações socioculturais da negritude, a fim de construir a definição do fenômeno do afroconsumo no âmbito cultural e midiático. Com base na noção de consumo cultural de GarcíaCanclini (1995; 1997), foram realizadas abordagens e reflexões acerca das práticas de consumo de pessoas negras no âmbito da cidadania, identidade e cultura negra. Em uma abordagem qualitativa, utilizamos a técnica de relatos de vida para coletar os dados empíricos, que foram sistematizados através dos softwares Nvivo e Iramuteq. Os resultados revelam que as práticas de consumo de sujeitos que privilegiam as premissas identitárias da negritude durantes suas atividades alcançam o âmbito sociocultural do consumo, e com isso dão forma à prática de afroconsumo. Em paralelo, através das observações sobre as práticas dos indivíduos e articulação com os inúmeros atravessamentos comunicacionais que envolvem a mídia, o discurso e o consumo midiático, constatou-se que, na atualidade, muitas práticas de afroconsumo têm sido popularizadas através das bordas midiáticas – importante conceito proposto aqui, que trata sobre o espaço comunicacional que compreende debates, disputas e atividades das instituições e participação de atores sociais diversos, enquanto estratégia efetiva de enfrentamento às lógicas do racismo na sociedade brasileira.
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