Orientação para o mercado na refinaria REFAP S. A. : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koller, Luiz Antonio Monza
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/3339
Resumo: A necessidade de adoção de ações de marketing como integrantes das estratégias maiores das empresas encontra grande respaldo na literatura de administração. Estudos recentes demonstram que a prática de ações de marketing e, em particular, a opção estratégica da orientação para o mercado, está associada a performances empresariais superiores, satisfação e comprometimento dos funcionários. No Brasil, é crescente o número de estudos acadêmicos que exploram o tema da orientação para o mercado, contribuindo para a verificação de sua aplicabilidade em países outros que os Estados Unidos, sua origem. Esses trabalhos têm contribuído para ampliar a impleme ntação dos conceitos de marketing nas organizações brasileiras. Esta pesquisa aborda a verificação da existência de elementos que apontem uma orientação para o mercado na Refinaria de Petróleo REFAP S.A., que tem a Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras – como sua principal acionista. Para a sua execução foi utilizada metodologia do tipo exploratória e qualitativa, adotando-se um roteiro de entrevistas baseado no questionário elaborado pelos autores americanos Kohli, Jaworski e Kumar, a escala MARKOR. Através dessa escala, foram feitas entrevistas com representantes dos principais níveis gerenciais da refinaria, para investigar a existência de elementos ligados à Geração e Disseminação da Inteligência de Mercado, bem como as respostas da refinaria à inteligência gerada. Foram realizadas 21 entrevistas, envolvendo o Diretor-Presidente da empresa, todos os diretores, diversos gerentes e um coordenador de turno, entre os meses de janeiro e março de 2002. As respostas obtidas revelam a existência de elementos que apontam para uma orientação para o mercado, sem contudo ter sido observada uma opção estratégica específica da empresa dentro dessa área do marketing.
id URGS_490e0ee41b16520b6808d1a0ca24448a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3339
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Koller, Luiz Antonio MonzaNique, Walter Meucci2007-06-06T17:28:04Z2002http://hdl.handle.net/10183/3339000336654A necessidade de adoção de ações de marketing como integrantes das estratégias maiores das empresas encontra grande respaldo na literatura de administração. Estudos recentes demonstram que a prática de ações de marketing e, em particular, a opção estratégica da orientação para o mercado, está associada a performances empresariais superiores, satisfação e comprometimento dos funcionários. No Brasil, é crescente o número de estudos acadêmicos que exploram o tema da orientação para o mercado, contribuindo para a verificação de sua aplicabilidade em países outros que os Estados Unidos, sua origem. Esses trabalhos têm contribuído para ampliar a impleme ntação dos conceitos de marketing nas organizações brasileiras. Esta pesquisa aborda a verificação da existência de elementos que apontem uma orientação para o mercado na Refinaria de Petróleo REFAP S.A., que tem a Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras – como sua principal acionista. Para a sua execução foi utilizada metodologia do tipo exploratória e qualitativa, adotando-se um roteiro de entrevistas baseado no questionário elaborado pelos autores americanos Kohli, Jaworski e Kumar, a escala MARKOR. Através dessa escala, foram feitas entrevistas com representantes dos principais níveis gerenciais da refinaria, para investigar a existência de elementos ligados à Geração e Disseminação da Inteligência de Mercado, bem como as respostas da refinaria à inteligência gerada. Foram realizadas 21 entrevistas, envolvendo o Diretor-Presidente da empresa, todos os diretores, diversos gerentes e um coordenador de turno, entre os meses de janeiro e março de 2002. As respostas obtidas revelam a existência de elementos que apontam para uma orientação para o mercado, sem contudo ter sido observada uma opção estratégica específica da empresa dentro dessa área do marketing.application/pdfporOrientação : mercadoMarketingInteligência empresarialPerformanceEstratégia de marketingCanoas (RS)Orientação para o mercado na refinaria REFAP S. A. : um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000336654.pdf000336654.pdfTexto completoapplication/pdf216735http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3339/1/000336654.pdf71ba91ba3bd3498c537c9715d7f365eaMD51TEXT000336654.pdf.txt000336654.pdf.txtExtracted Texttext/plain167394http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3339/2/000336654.pdf.txt8ec5e8edb13602243b18191b6c2bf858MD52THUMBNAIL000336654.pdf.jpg000336654.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1125http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3339/3/000336654.pdf.jpgbd5dc5de71718c75c7d00f4c2d386420MD5310183/33392018-10-08 08:54:58.502oai:www.lume.ufrgs.br:10183/3339Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:54:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Orientação para o mercado na refinaria REFAP S. A. : um estudo exploratório
title Orientação para o mercado na refinaria REFAP S. A. : um estudo exploratório
spellingShingle Orientação para o mercado na refinaria REFAP S. A. : um estudo exploratório
Koller, Luiz Antonio Monza
Orientação : mercado
Marketing
Inteligência empresarial
Performance
Estratégia de marketing
Canoas (RS)
title_short Orientação para o mercado na refinaria REFAP S. A. : um estudo exploratório
title_full Orientação para o mercado na refinaria REFAP S. A. : um estudo exploratório
title_fullStr Orientação para o mercado na refinaria REFAP S. A. : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Orientação para o mercado na refinaria REFAP S. A. : um estudo exploratório
title_sort Orientação para o mercado na refinaria REFAP S. A. : um estudo exploratório
author Koller, Luiz Antonio Monza
author_facet Koller, Luiz Antonio Monza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Koller, Luiz Antonio Monza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nique, Walter Meucci
contributor_str_mv Nique, Walter Meucci
dc.subject.por.fl_str_mv Orientação : mercado
Marketing
Inteligência empresarial
Performance
Estratégia de marketing
Canoas (RS)
topic Orientação : mercado
Marketing
Inteligência empresarial
Performance
Estratégia de marketing
Canoas (RS)
description A necessidade de adoção de ações de marketing como integrantes das estratégias maiores das empresas encontra grande respaldo na literatura de administração. Estudos recentes demonstram que a prática de ações de marketing e, em particular, a opção estratégica da orientação para o mercado, está associada a performances empresariais superiores, satisfação e comprometimento dos funcionários. No Brasil, é crescente o número de estudos acadêmicos que exploram o tema da orientação para o mercado, contribuindo para a verificação de sua aplicabilidade em países outros que os Estados Unidos, sua origem. Esses trabalhos têm contribuído para ampliar a impleme ntação dos conceitos de marketing nas organizações brasileiras. Esta pesquisa aborda a verificação da existência de elementos que apontem uma orientação para o mercado na Refinaria de Petróleo REFAP S.A., que tem a Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras – como sua principal acionista. Para a sua execução foi utilizada metodologia do tipo exploratória e qualitativa, adotando-se um roteiro de entrevistas baseado no questionário elaborado pelos autores americanos Kohli, Jaworski e Kumar, a escala MARKOR. Através dessa escala, foram feitas entrevistas com representantes dos principais níveis gerenciais da refinaria, para investigar a existência de elementos ligados à Geração e Disseminação da Inteligência de Mercado, bem como as respostas da refinaria à inteligência gerada. Foram realizadas 21 entrevistas, envolvendo o Diretor-Presidente da empresa, todos os diretores, diversos gerentes e um coordenador de turno, entre os meses de janeiro e março de 2002. As respostas obtidas revelam a existência de elementos que apontam para uma orientação para o mercado, sem contudo ter sido observada uma opção estratégica específica da empresa dentro dessa área do marketing.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:28:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/3339
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000336654
url http://hdl.handle.net/10183/3339
identifier_str_mv 000336654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3339/1/000336654.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3339/2/000336654.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/3339/3/000336654.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 71ba91ba3bd3498c537c9715d7f365ea
8ec5e8edb13602243b18191b6c2bf858
bd5dc5de71718c75c7d00f4c2d386420
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308918758408192