Os saberes que permeiam o trabalho acadêmico de professores universitários de música
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/10566 |
Resumo: | Esse estudo teve como objetivo investigar, sob a ótica dos professores universitários, os saberes necessários para o trabalho acadêmico musical no ensino superior. Para tal foi realizado um estudo de entrevistas com oito professores universitários de música, atuantes em universidades públicas da região sul do Brasil. O referencial teórico teve como base os estudos de Tardif (2002), complementados por outros autores da literatura da educação e da educação musical. A dissertação está dividida em duas partes: na primeira são apresentados os princípios teóricometodológicos que guiaram o estudo; na segunda, os resultados e discussão sobre os mesmos. Nas considerações finais, são sintetizados os saberes que emergiram a partir das falas dos professores, bem como outros elementos relacionados à função do professor universitário de música, como algumas especificidades dessa atividade e as relações entre formação profissional e trabalho acadêmico. Também são sugeridos alguns temas para pesquisas futuras. |
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Galizia, Fernando StanzioneHentschke, Liane2007-08-30T05:13:19Z2007http://hdl.handle.net/10183/10566000593705Esse estudo teve como objetivo investigar, sob a ótica dos professores universitários, os saberes necessários para o trabalho acadêmico musical no ensino superior. Para tal foi realizado um estudo de entrevistas com oito professores universitários de música, atuantes em universidades públicas da região sul do Brasil. O referencial teórico teve como base os estudos de Tardif (2002), complementados por outros autores da literatura da educação e da educação musical. A dissertação está dividida em duas partes: na primeira são apresentados os princípios teóricometodológicos que guiaram o estudo; na segunda, os resultados e discussão sobre os mesmos. Nas considerações finais, são sintetizados os saberes que emergiram a partir das falas dos professores, bem como outros elementos relacionados à função do professor universitário de música, como algumas especificidades dessa atividade e as relações entre formação profissional e trabalho acadêmico. Também são sugeridos alguns temas para pesquisas futuras.The aim of this study was to investigate what university teachers consider necessary knowledge for musical academic work in higher education. The study consisted of eight interviews with university music professors from public universities in the southern region of Brazil. The main theoretical principles are based on studies by Tardif (2002), as well as by other authors in education and musical education. The dissertation is divided into two parts: the first includes the theoretical-methodological principles that guided the study; and the second includes the results and a discussion about these principles. The conclusion includes the necessary knowledge cited by the professors, other elements related to the role of the university music professor, some specificities of this activity and the relationship between professional formation and academic work. Future research topics are also suggested.application/pdfporEducação musical : Ensino superior : BrasilMusica : Ensino superiorOs saberes que permeiam o trabalho acadêmico de professores universitários de músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000593705.pdf000593705.pdfTexto completoapplication/pdf830590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10566/1/000593705.pdfdc111cc83f361b06e2520956a00826aaMD51TEXT000593705.pdf.txt000593705.pdf.txtExtracted Texttext/plain239384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10566/2/000593705.pdf.txte5832639421085d771b4eb2fb0b43e61MD52THUMBNAIL000593705.pdf.jpg000593705.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10566/3/000593705.pdf.jpgfa3a4111af3a8ea05daae812f4ab71f5MD5310183/105662018-10-17 07:25:18.347oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10566Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:25:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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