Os saberes que permeiam o trabalho acadêmico de professores universitários de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galizia, Fernando Stanzione
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/10566
Resumo: Esse estudo teve como objetivo investigar, sob a ótica dos professores universitários, os saberes necessários para o trabalho acadêmico musical no ensino superior. Para tal foi realizado um estudo de entrevistas com oito professores universitários de música, atuantes em universidades públicas da região sul do Brasil. O referencial teórico teve como base os estudos de Tardif (2002), complementados por outros autores da literatura da educação e da educação musical. A dissertação está dividida em duas partes: na primeira são apresentados os princípios teóricometodológicos que guiaram o estudo; na segunda, os resultados e discussão sobre os mesmos. Nas considerações finais, são sintetizados os saberes que emergiram a partir das falas dos professores, bem como outros elementos relacionados à função do professor universitário de música, como algumas especificidades dessa atividade e as relações entre formação profissional e trabalho acadêmico. Também são sugeridos alguns temas para pesquisas futuras.
id URGS_493b86a7030a4d0891431f627b89c981
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10566
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Galizia, Fernando StanzioneHentschke, Liane2007-08-30T05:13:19Z2007http://hdl.handle.net/10183/10566000593705Esse estudo teve como objetivo investigar, sob a ótica dos professores universitários, os saberes necessários para o trabalho acadêmico musical no ensino superior. Para tal foi realizado um estudo de entrevistas com oito professores universitários de música, atuantes em universidades públicas da região sul do Brasil. O referencial teórico teve como base os estudos de Tardif (2002), complementados por outros autores da literatura da educação e da educação musical. A dissertação está dividida em duas partes: na primeira são apresentados os princípios teóricometodológicos que guiaram o estudo; na segunda, os resultados e discussão sobre os mesmos. Nas considerações finais, são sintetizados os saberes que emergiram a partir das falas dos professores, bem como outros elementos relacionados à função do professor universitário de música, como algumas especificidades dessa atividade e as relações entre formação profissional e trabalho acadêmico. Também são sugeridos alguns temas para pesquisas futuras.The aim of this study was to investigate what university teachers consider necessary knowledge for musical academic work in higher education. The study consisted of eight interviews with university music professors from public universities in the southern region of Brazil. The main theoretical principles are based on studies by Tardif (2002), as well as by other authors in education and musical education. The dissertation is divided into two parts: the first includes the theoretical-methodological principles that guided the study; and the second includes the results and a discussion about these principles. The conclusion includes the necessary knowledge cited by the professors, other elements related to the role of the university music professor, some specificities of this activity and the relationship between professional formation and academic work. Future research topics are also suggested.application/pdfporEducação musical : Ensino superior : BrasilMusica : Ensino superiorOs saberes que permeiam o trabalho acadêmico de professores universitários de músicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2007mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000593705.pdf000593705.pdfTexto completoapplication/pdf830590http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10566/1/000593705.pdfdc111cc83f361b06e2520956a00826aaMD51TEXT000593705.pdf.txt000593705.pdf.txtExtracted Texttext/plain239384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10566/2/000593705.pdf.txte5832639421085d771b4eb2fb0b43e61MD52THUMBNAIL000593705.pdf.jpg000593705.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10566/3/000593705.pdf.jpgfa3a4111af3a8ea05daae812f4ab71f5MD5310183/105662018-10-17 07:25:18.347oai:www.lume.ufrgs.br:10183/10566Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:25:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os saberes que permeiam o trabalho acadêmico de professores universitários de música
title Os saberes que permeiam o trabalho acadêmico de professores universitários de música
spellingShingle Os saberes que permeiam o trabalho acadêmico de professores universitários de música
Galizia, Fernando Stanzione
Educação musical : Ensino superior : Brasil
Musica : Ensino superior
title_short Os saberes que permeiam o trabalho acadêmico de professores universitários de música
title_full Os saberes que permeiam o trabalho acadêmico de professores universitários de música
title_fullStr Os saberes que permeiam o trabalho acadêmico de professores universitários de música
title_full_unstemmed Os saberes que permeiam o trabalho acadêmico de professores universitários de música
title_sort Os saberes que permeiam o trabalho acadêmico de professores universitários de música
author Galizia, Fernando Stanzione
author_facet Galizia, Fernando Stanzione
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galizia, Fernando Stanzione
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hentschke, Liane
contributor_str_mv Hentschke, Liane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical : Ensino superior : Brasil
Musica : Ensino superior
topic Educação musical : Ensino superior : Brasil
Musica : Ensino superior
description Esse estudo teve como objetivo investigar, sob a ótica dos professores universitários, os saberes necessários para o trabalho acadêmico musical no ensino superior. Para tal foi realizado um estudo de entrevistas com oito professores universitários de música, atuantes em universidades públicas da região sul do Brasil. O referencial teórico teve como base os estudos de Tardif (2002), complementados por outros autores da literatura da educação e da educação musical. A dissertação está dividida em duas partes: na primeira são apresentados os princípios teóricometodológicos que guiaram o estudo; na segunda, os resultados e discussão sobre os mesmos. Nas considerações finais, são sintetizados os saberes que emergiram a partir das falas dos professores, bem como outros elementos relacionados à função do professor universitário de música, como algumas especificidades dessa atividade e as relações entre formação profissional e trabalho acadêmico. Também são sugeridos alguns temas para pesquisas futuras.
publishDate 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-08-30T05:13:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/10566
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000593705
url http://hdl.handle.net/10183/10566
identifier_str_mv 000593705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10566/1/000593705.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10566/2/000593705.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/10566/3/000593705.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dc111cc83f361b06e2520956a00826aa
e5832639421085d771b4eb2fb0b43e61
fa3a4111af3a8ea05daae812f4ab71f5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085098767253504