A aprendizagem da improvisação musical no choro : um estudo de caso nas universidades de música de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassol, Miriã Machado, 1996-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/69611
Resumo: Orientadora: Profª Drª Ana Paula Peters
id UFPR_75002884e6a9f5804722ba7e91572213
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/69611
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Cassol, Miriã Machado, 1996-Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em MúsicaPeters, Ana Paula, 1993-2022-05-03T20:50:24Z2022-05-03T20:50:24Z2020https://hdl.handle.net/1884/69611Orientadora: Profª Drª Ana Paula PetersDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 02/04/2020Inclui referências: p. 108-114Resumo: A pesquisa tem o objetivo de responder como a improvisação musical é ensinada dentro de cursos específicos de bacharelado e licenciatura em música de Curitiba nas universidades UNESPAR - Campus Curitiba I (EMBAP) e II (FAP), da UFPR e PUC-PR. Autores como Jacques Dalcroze, Violeta de Gainza, Carl Orff, Jos Wuytack, Hans Joachim Koellreutter e John Kratus defendem que a improvisação deve estar presente na educação musical de diferentes maneiras. Desse modo, o trabalho busca apresentar conceitos sobre improvisação musical e choro por meio de um levantamento em literatura específica. Conjuntamente foi investigado quais técnicas de improvisação podem ser encontradas no repertório e como os professores aplicam a metodologia no decorrer do ensino do choro, além de observar quais são os conceitos e maneiras de improvisação pensadas pelos docentes e discentes. A metodologia de pesquisa pode ser definida como um estudo de caso para pesquisa quanti-qualitativa, cuja coleta em campo foi a partir questionários realizados com a comunidade acadêmica e pesquisa documental dos cursos selecionados. Após a elaboração e aplicação de questionários os professores, os dados foram analisados de maneira a esquadrinhar como o corpo docente e discente compreende a improvisação musical, quais são suas especificidades na prática do choro, como a técnica é entendida por alunos e professores e que repertórios e materiais didáticos são utilizados em sala de aula. Palavras-chave: Improvisação, Choro, Educação Musical, Métodos Didáticos.Abstract: The main objective of this research is to answer how the musical improvisation is taught in specific undergraduate courses of music in Curitiba in universities UNESPAR - Campus Curitiba I (EMBAP) and II (FAP), UFPR and PUCPR. Jacques Dalcroze, Violeta de Gainza, Jos Wuytack, Carl Orff, Hans Joachim Koellreutter, John Kratus and other authors defend the value of the presence of improvisation in musical education. Thus, this dissertation will introduce concepts of musical improvisation and choro through specified literature. Jointly it was investigated which improvisation techniques can be found in repertory and how professors apply teaching methods while teaching choro, in addition to observing how professors and students understand the concepts of improvisation. The research methodology is a case study for quantitative and qualitative research, whose field collection was based on questionnaires conducted with the academic community besides documentary research of the courses. After applying the questionnaires, I analyzed the information to examine how the professors and students define the musical improvisation, what are the specificities of the technique while practicing choro, how the technique is understood by students and professors, besides witch songs and didactic methods are used in classrooms. Keywords: Improvisation, Choro, Musical Education, Teaching methods.1 recurso online : PDF.application/pdfChoro (Música)Educaçao musicalMúsicaMúsicaEnsino superiorA aprendizagem da improvisação musical no choro : um estudo de caso nas universidades de música de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MIRIA MACHADO CASSOL DEGI.pdfapplication/pdf2107475https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69611/1/R%20-%20D%20-%20MIRIA%20MACHADO%20CASSOL%20DEGI.pdf4ddbd2b9519db706a7fb5f27828d44a7MD51open access1884/696112022-05-03 17:50:24.47open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/69611Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-03T20:50:24Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aprendizagem da improvisação musical no choro : um estudo de caso nas universidades de música de Curitiba
title A aprendizagem da improvisação musical no choro : um estudo de caso nas universidades de música de Curitiba
spellingShingle A aprendizagem da improvisação musical no choro : um estudo de caso nas universidades de música de Curitiba
Cassol, Miriã Machado, 1996-
Choro (Música)
Educaçao musical
Música
Música
Ensino superior
title_short A aprendizagem da improvisação musical no choro : um estudo de caso nas universidades de música de Curitiba
title_full A aprendizagem da improvisação musical no choro : um estudo de caso nas universidades de música de Curitiba
title_fullStr A aprendizagem da improvisação musical no choro : um estudo de caso nas universidades de música de Curitiba
title_full_unstemmed A aprendizagem da improvisação musical no choro : um estudo de caso nas universidades de música de Curitiba
title_sort A aprendizagem da improvisação musical no choro : um estudo de caso nas universidades de música de Curitiba
author Cassol, Miriã Machado, 1996-
author_facet Cassol, Miriã Machado, 1996-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música
dc.contributor.author.fl_str_mv Cassol, Miriã Machado, 1996-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peters, Ana Paula, 1993-
contributor_str_mv Peters, Ana Paula, 1993-
dc.subject.por.fl_str_mv Choro (Música)
Educaçao musical
Música
Música
Ensino superior
topic Choro (Música)
Educaçao musical
Música
Música
Ensino superior
description Orientadora: Profª Drª Ana Paula Peters
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-03T20:50:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-03T20:50:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/69611
url https://hdl.handle.net/1884/69611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/69611/1/R%20-%20D%20-%20MIRIA%20MACHADO%20CASSOL%20DEGI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ddbd2b9519db706a7fb5f27828d44a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860890296844288