A formação em odontologia e sua adequação aos princípios da Atenção Primária à Saúde : uma revisão de literatura narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant'Anna, Clarice Martins
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98455
Resumo: O modelo de saúde bucal da atualidade se mantém focado na atenção curativo-individual, desconsiderando o entorno sociocultural e contextual das famílias pelos profissionais de saúde. Este modelo não condiz com o talhe necessário para a atuação em atenção primária. Dentro deste quadro, o presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir da produção científica sobre o tema, a adequação da formação acadêmica em odontologia aos preceitos da Atenção Primária à Saúde. Foi realizada uma revisão da literatura em âmbito internacional, baseada na seleção e análise de 19 textos relativos ao tema, todos referentes a pesquisas feitas nos últimos 10 anos. Os artigos analisados buscam avaliar ou comparar currículos e descrever ou analisar experiências extramuros, que geralmente são de curta duração e não dialogam com outras áreas, isto é, mantém-se isoladas no seu campo, desenvolvendo, quando possível, ações integrais, mas limitadas pela falta de interdisciplinaridade. Quase todos os artigos apresentam resultados positivos. Na descrição ou avaliação de currículos, a maioria relata avanços na formação voltada para a saúde comunitária. O Brasil se destaca neste cenário, tanto pela evolução no sistema de saúde pública em direção à universalidade e integralidade como no campo da formação, com experiências extramuros e implantação de novas diretrizes curriculares. No entanto, vários problemas foram identificados, tais como qualidade metodológica, amostra pequena ou não explícita, insuficiência de informações sobre coleta e análise dos dados, premissas não justificadas, além do curto tempo de duração das vivências relatadas ou o pouco tempo transcorrido entre a intervenção e a avaliação de resultados. Para qualificar estes estudos e garantir um bom grau de confiabilidade, é importante que se investiguem e se divulguem metodologias consistentes e adequadas a este tipo específico de pesquisa.
id URGS_4ad3b36609a1fefa46809b9702f62ccc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98455
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Sant'Anna, Clarice MartinsKnauth, Daniela Riva2014-07-23T02:07:39Z2013http://hdl.handle.net/10183/98455000921505O modelo de saúde bucal da atualidade se mantém focado na atenção curativo-individual, desconsiderando o entorno sociocultural e contextual das famílias pelos profissionais de saúde. Este modelo não condiz com o talhe necessário para a atuação em atenção primária. Dentro deste quadro, o presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir da produção científica sobre o tema, a adequação da formação acadêmica em odontologia aos preceitos da Atenção Primária à Saúde. Foi realizada uma revisão da literatura em âmbito internacional, baseada na seleção e análise de 19 textos relativos ao tema, todos referentes a pesquisas feitas nos últimos 10 anos. Os artigos analisados buscam avaliar ou comparar currículos e descrever ou analisar experiências extramuros, que geralmente são de curta duração e não dialogam com outras áreas, isto é, mantém-se isoladas no seu campo, desenvolvendo, quando possível, ações integrais, mas limitadas pela falta de interdisciplinaridade. Quase todos os artigos apresentam resultados positivos. Na descrição ou avaliação de currículos, a maioria relata avanços na formação voltada para a saúde comunitária. O Brasil se destaca neste cenário, tanto pela evolução no sistema de saúde pública em direção à universalidade e integralidade como no campo da formação, com experiências extramuros e implantação de novas diretrizes curriculares. No entanto, vários problemas foram identificados, tais como qualidade metodológica, amostra pequena ou não explícita, insuficiência de informações sobre coleta e análise dos dados, premissas não justificadas, além do curto tempo de duração das vivências relatadas ou o pouco tempo transcorrido entre a intervenção e a avaliação de resultados. Para qualificar estes estudos e garantir um bom grau de confiabilidade, é importante que se investiguem e se divulguem metodologias consistentes e adequadas a este tipo específico de pesquisa.The present model of oral health is focused on individual curative care, with the disregard of social, cultural and contextual environment of families by health professionals. This model is not consistent with the necessary profile for working in primary care. Within this scenario, the current essay aims to analyze the adequacy of the academic education in dentistry to the principles of the Primary Health Care, from the scientific production about the theme. A literature review of international scope was carried out, based on the selection and analysis of 19 texts related to the theme, all regarding researches made in the last 10 years. The articles studied seek to evaluate or compare curricula and describe or analyze extramural experiences, which are usually short and do not have dialogue with other areas, that is, they remain isolated in their field, developing comprehensive actions, whenever possible, but limited by the lack of interdisciplinarity. Almost every article present positive results. In the description or evaluation of curricula, most of them report advances in education focused on community health. Brazil stands out in this scenario, both for the developments in the public health system towards universality and comprehensiveness and in the education field, with extramural experiences and the implementation of new curricular guidelines. However, several problems have been identified, such as methodological quality, small or not explicit sample, insufficient information about collecting and analysis of data, assumptions that are not justified, and also the short duration of experiences or the little time elapsed between intervention and results evaluation. To qualify these studies and ensure a good level of reliability, it is important to investigate and disclose consistent and appropriate methodologies for this specific kind of research.application/pdfporAtenção primária à saúdeOdontologiaEducaçãoCurrículoPrimary health careEducationGraduationDentistryOral healthCurriculumA formação em odontologia e sua adequação aos princípios da Atenção Primária à Saúde : uma revisão de literatura narrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em EpidemiologiaPorto Alegre, BR-RS2013mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000921505.pdf.txt000921505.pdf.txtExtracted Texttext/plain122408http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98455/2/000921505.pdf.txt5b99346f8fef0fb3d92cbaf07ba5bb04MD52ORIGINAL000921505.pdf000921505.pdfTexto completoapplication/pdf573159http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98455/1/000921505.pdfeae24993fc16d2c6f2e423546c14ae87MD5110183/984552019-05-30 02:40:40.735453oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98455Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-30T05:40:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação em odontologia e sua adequação aos princípios da Atenção Primária à Saúde : uma revisão de literatura narrativa
title A formação em odontologia e sua adequação aos princípios da Atenção Primária à Saúde : uma revisão de literatura narrativa
spellingShingle A formação em odontologia e sua adequação aos princípios da Atenção Primária à Saúde : uma revisão de literatura narrativa
Sant'Anna, Clarice Martins
Atenção primária à saúde
Odontologia
Educação
Currículo
Primary health care
Education
Graduation
Dentistry
Oral health
Curriculum
title_short A formação em odontologia e sua adequação aos princípios da Atenção Primária à Saúde : uma revisão de literatura narrativa
title_full A formação em odontologia e sua adequação aos princípios da Atenção Primária à Saúde : uma revisão de literatura narrativa
title_fullStr A formação em odontologia e sua adequação aos princípios da Atenção Primária à Saúde : uma revisão de literatura narrativa
title_full_unstemmed A formação em odontologia e sua adequação aos princípios da Atenção Primária à Saúde : uma revisão de literatura narrativa
title_sort A formação em odontologia e sua adequação aos princípios da Atenção Primária à Saúde : uma revisão de literatura narrativa
author Sant'Anna, Clarice Martins
author_facet Sant'Anna, Clarice Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sant'Anna, Clarice Martins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Knauth, Daniela Riva
contributor_str_mv Knauth, Daniela Riva
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção primária à saúde
Odontologia
Educação
Currículo
topic Atenção primária à saúde
Odontologia
Educação
Currículo
Primary health care
Education
Graduation
Dentistry
Oral health
Curriculum
dc.subject.eng.fl_str_mv Primary health care
Education
Graduation
Dentistry
Oral health
Curriculum
description O modelo de saúde bucal da atualidade se mantém focado na atenção curativo-individual, desconsiderando o entorno sociocultural e contextual das famílias pelos profissionais de saúde. Este modelo não condiz com o talhe necessário para a atuação em atenção primária. Dentro deste quadro, o presente trabalho tem por objetivo analisar, a partir da produção científica sobre o tema, a adequação da formação acadêmica em odontologia aos preceitos da Atenção Primária à Saúde. Foi realizada uma revisão da literatura em âmbito internacional, baseada na seleção e análise de 19 textos relativos ao tema, todos referentes a pesquisas feitas nos últimos 10 anos. Os artigos analisados buscam avaliar ou comparar currículos e descrever ou analisar experiências extramuros, que geralmente são de curta duração e não dialogam com outras áreas, isto é, mantém-se isoladas no seu campo, desenvolvendo, quando possível, ações integrais, mas limitadas pela falta de interdisciplinaridade. Quase todos os artigos apresentam resultados positivos. Na descrição ou avaliação de currículos, a maioria relata avanços na formação voltada para a saúde comunitária. O Brasil se destaca neste cenário, tanto pela evolução no sistema de saúde pública em direção à universalidade e integralidade como no campo da formação, com experiências extramuros e implantação de novas diretrizes curriculares. No entanto, vários problemas foram identificados, tais como qualidade metodológica, amostra pequena ou não explícita, insuficiência de informações sobre coleta e análise dos dados, premissas não justificadas, além do curto tempo de duração das vivências relatadas ou o pouco tempo transcorrido entre a intervenção e a avaliação de resultados. Para qualificar estes estudos e garantir um bom grau de confiabilidade, é importante que se investiguem e se divulguem metodologias consistentes e adequadas a este tipo específico de pesquisa.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-23T02:07:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98455
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000921505
url http://hdl.handle.net/10183/98455
identifier_str_mv 000921505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98455/2/000921505.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98455/1/000921505.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5b99346f8fef0fb3d92cbaf07ba5bb04
eae24993fc16d2c6f2e423546c14ae87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085293748912128