Assistência à saúde da população surda no Sistema Único de Saúde – SUS : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236403 |
Resumo: | O Sistema Único de Saúde (SUS) deve garantir a atenção integral à saúde de todos os cidadãos. Porém, o contexto sanitário causado pelo novo coronavírus constitui emergência de saúde pública mundial e vem impactando diretamente na assistência em saúde da população. A legislação preconiza que o cuidado em saúde voltado à população Surda deve ser prestado por profissional capacitado para o uso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ou com apoio de profissional intérprete. No entanto, o distanciamento entre o que preconiza a lei e a realidade motivou o desenvolvimento do presente estudo. Objetivo: compreender a assistência em saúde da população Surda no Sistema Único de Saúde – SUS a partir da perspectiva dos usuários Surdos. Metodologia: caracteriza-se como estudo de natureza qualitativa, de nível exploratório. A amostra do estudo é composta por sete Surdos integrantes de entidade parceira. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas por meio virtual, foi aplicado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, e o estudo foi aprovado pela Comissão de Pesquisa de Medicina e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A acessibilidade da comunicação foi viabilizada pela mediação de profissional intérprete em LIBRAS. O material coletado foi degravado e permitiu a análise de conteúdo configurando as categorias emergentes do estudo. Resultado: a barreira comunicacional foi o principal aspecto evidenciado no acesso da população Surda à saúde. O contexto pandêmico agravou os entraves relativos à comunicação, pois o uso de máscara não permitiu a leitura labial e dificultou a visualização das expressões faciais. Dentre as potencialidades, foram mencionados a implementação da Central de Intérprete em LIBRAS, a postura do profissional da saúde que demonstre empatia, e a oferta de cursos de formação em LIBRAS para os profissionais da saúde. Considerações finais: evidencia-se a importância do profissional intérprete na Rede de Atenção à Saúde como forma de viabilizar a acessibilidade e o cumprimento da legislação vigente, bem como a necessidade de formação e educação permanentes para estudantes e profissionais da saúde sobre as especificidades que envolvem a saúde da população Surda. |
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Barros, Xenia Maria TamborenaAlvarenga, Luiz Fernando Calage2022-04-01T04:41:51Z2021http://hdl.handle.net/10183/236403001139042O Sistema Único de Saúde (SUS) deve garantir a atenção integral à saúde de todos os cidadãos. Porém, o contexto sanitário causado pelo novo coronavírus constitui emergência de saúde pública mundial e vem impactando diretamente na assistência em saúde da população. A legislação preconiza que o cuidado em saúde voltado à população Surda deve ser prestado por profissional capacitado para o uso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ou com apoio de profissional intérprete. No entanto, o distanciamento entre o que preconiza a lei e a realidade motivou o desenvolvimento do presente estudo. Objetivo: compreender a assistência em saúde da população Surda no Sistema Único de Saúde – SUS a partir da perspectiva dos usuários Surdos. Metodologia: caracteriza-se como estudo de natureza qualitativa, de nível exploratório. A amostra do estudo é composta por sete Surdos integrantes de entidade parceira. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas por meio virtual, foi aplicado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, e o estudo foi aprovado pela Comissão de Pesquisa de Medicina e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A acessibilidade da comunicação foi viabilizada pela mediação de profissional intérprete em LIBRAS. O material coletado foi degravado e permitiu a análise de conteúdo configurando as categorias emergentes do estudo. Resultado: a barreira comunicacional foi o principal aspecto evidenciado no acesso da população Surda à saúde. O contexto pandêmico agravou os entraves relativos à comunicação, pois o uso de máscara não permitiu a leitura labial e dificultou a visualização das expressões faciais. Dentre as potencialidades, foram mencionados a implementação da Central de Intérprete em LIBRAS, a postura do profissional da saúde que demonstre empatia, e a oferta de cursos de formação em LIBRAS para os profissionais da saúde. Considerações finais: evidencia-se a importância do profissional intérprete na Rede de Atenção à Saúde como forma de viabilizar a acessibilidade e o cumprimento da legislação vigente, bem como a necessidade de formação e educação permanentes para estudantes e profissionais da saúde sobre as especificidades que envolvem a saúde da população Surda.The Unified Health System (SUS) must guarantee total health attention for all citizens. However, the health context caused by the new coronavirus represents a worldwide public health emergency and has been impacting directly on the population’s health assistance. The legislation praises that the health attention of Deaf population may be given by a qualified professional for use of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) or with the support of an interpreter. Nevertheless, the distance between what the law advocates and the reality motivated the development of the present study. Goal: to comprehend the health assistance to Deaf population on The Brazilian Unified Health System (SUS) from the Deaf’s perspective. Methodology: characterized as a qualitative study, on an exploratory level. The study’s sample is composed of seven Deafs from an associate organization. Virtual semi-structured interviews were carried-out, the Informed Consent Form was applied, and the study was approved by the Medical Research Committee and by the Research Ethics Committee of the Federal University of Rio Grande do Sul. The accessibility of communication was made possible by the mediation of an interpreter professional of LIBRAS. The material collected by recording was transcribed integrally and allowed content analysis by configuring the study’s emerging categories. Result: the communication barrier was the main aspect evidenced in the access of Deaf population to health. The pandemic context aggravated the obstacles related to communication, because the use of a mask did not allow lip reading and made it difficult to see facial expressions. Among the potentialities, the implementation of the Interpreter Center in LIBRAS, an empathetic attitude of the health professional, and the offer of training courses in LIBRAS for health professionals were mentioned. Closing remarks: the importance of the interpreter in Health Care Network is highlighted as a way to enable accessibility and compliance with current legislation, as well as the need for ongoing training and education for students and health professionals about the specifics involving the health of the Deaf population.application/pdfporSurdezSistema Único de SaúdeEducação em saúdeCOVID-19Acesso aos serviços de saúdeDeafnessHealth educationUnified health systemHealth servicesAccess to health servicesPermanent educationHumanization careAssistência à saúde da população surda no Sistema Único de Saúde – SUS : um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139042.pdf.txt001139042.pdf.txtExtracted Texttext/plain180338http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236403/2/001139042.pdf.txt1b05094fd8a13453269c3d1878bc70daMD52ORIGINAL001139042.pdfTexto completoapplication/pdf1366068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236403/1/001139042.pdfe8a233451fe7007adc5cd3589bbb485cMD5110183/2364032023-08-24 03:32:50.090191oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236403Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-24T06:32:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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