Expografia da ausência: a exposição da Galeria do Parthenon no Museu da Acrópole como uma narrativa para a repatriação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Kimberly Terrany Alves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/219148
Resumo: Esta pesquisa busca compreender como o rapto da cultura material é problematizado na atualidade pelo campo museal, a partir da análise da exposição proposta na Galeria do Parthenon, no Museu da Acrópole, que apresenta uma das coleções mais icônicas no cenário da repatriação: os Mármores do Parthenon. O trabalho identifica as estratégias expográficas presentes nessa proposta, que trazem à tona a sensibilização para o discurso da repatriação. O Museu Britânico, instituição que tem posse da maior parte da coleção dos Mármores do Parthenon, elabora um discurso de defesa e de permanência desses objetos por relacioná-los a artefatos da cultura universalista, enquanto o Museu de Acrópole, instituição que reivindica o retorno das peças ao território grego, defende a presença da coleção como importante elemento nacional e utiliza diversos argumentos para defender visualmente essa necessidade. A investigação centrou-se na metodologia de análise documental e bibliográfica, consultando fontes como livros, artigos, catálogo físico, site da instituição, visita virtual à exposição, vídeo institucional e filme. Para o embasamento teórico, foram trabalhados conceitos como o de patrimônio cultural, musealidade, exposição, curadoria e repatriação, contribuindo para estabelecer um diálogo com a produção de autores do campo da Museologia e do Patrimônio Cultural, como Cristina Bruno, Ivo Maroevic, Waldisa Rússio Camargo Guarnieri, Ângela Garcia Blanco, Marília Xavier Cury, Luiz Carlos Borges, Marília Braz Botelho, Karine Costa e Vasiliki Kynourgiopoulou. A investigação ressaltou a importância das exposições no contexto dos discursos sobre repatriação. Conclui que a construção do novo museu integra uma estratégia utilizada para neutralizar os argumentos contra a repatriação. Além disso, a experiência da exposição confronta a presença e a ausência dos elementos do patrimônio cultural. O Museu da Acrópole apresenta, assim, a ideia de uma expografia da ausência, criando uma relação única com a paisagem, arquitetura, espacialidade e a coleção, em uma proposta expositiva que constrói e reforça a narrativa sobre a necessidade da repatriação, influenciando movimentos semelhantes em outras instituições e países.
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O Museu Britânico, instituição que tem posse da maior parte da coleção dos Mármores do Parthenon, elabora um discurso de defesa e de permanência desses objetos por relacioná-los a artefatos da cultura universalista, enquanto o Museu de Acrópole, instituição que reivindica o retorno das peças ao território grego, defende a presença da coleção como importante elemento nacional e utiliza diversos argumentos para defender visualmente essa necessidade. A investigação centrou-se na metodologia de análise documental e bibliográfica, consultando fontes como livros, artigos, catálogo físico, site da instituição, visita virtual à exposição, vídeo institucional e filme. Para o embasamento teórico, foram trabalhados conceitos como o de patrimônio cultural, musealidade, exposição, curadoria e repatriação, contribuindo para estabelecer um diálogo com a produção de autores do campo da Museologia e do Patrimônio Cultural, como Cristina Bruno, Ivo Maroevic, Waldisa Rússio Camargo Guarnieri, Ângela Garcia Blanco, Marília Xavier Cury, Luiz Carlos Borges, Marília Braz Botelho, Karine Costa e Vasiliki Kynourgiopoulou. A investigação ressaltou a importância das exposições no contexto dos discursos sobre repatriação. Conclui que a construção do novo museu integra uma estratégia utilizada para neutralizar os argumentos contra a repatriação. Além disso, a experiência da exposição confronta a presença e a ausência dos elementos do patrimônio cultural. O Museu da Acrópole apresenta, assim, a ideia de uma expografia da ausência, criando uma relação única com a paisagem, arquitetura, espacialidade e a coleção, em uma proposta expositiva que constrói e reforça a narrativa sobre a necessidade da repatriação, influenciando movimentos semelhantes em outras instituições e países.This research seeks to comprehend how the abduction of material culture is questioned nowadays in the museal field, stemming from the analysis of the exposition proposed in the Parthenon Gallery, in the Acropolis Museum, which presents one of the most iconic collections in the repatriation scenario: the Parthenon Marbles. This work identifies the expographic strategies in the draft, which brings up the repatriation discourse sensitization. The British Museum, institution that holds the major part of the Parthenon Marbles collection, devises a discourse for the defense and sojourn of those objects by relating them to artifacts of an universalist culture, while the Acropolis Museum, institution that claims the return of the pieces to greek ground, defends the presence of the collection as an important national element and uses several arguments to visually defend this needing. The investigation focused on the methodology of bibliographic and documental analysis, consulting sources as books, articles, catalogues, institutional sites, virtual visits to the exhibition, and institutional videos and films. For the theoretical base were used concepts like cultural heritage, museal value, exhibition, curatorship and repatriation, contributing for setting dialogue with the production of authors from Museology and Cultural Heritage, as Cristina Bruno, Ivo Maroevic, Waldisa Rússio Camargo Guarnieri, Ângela Garcia Blanco, Marília Xavier Cury, Luiz Carlos Borges, Marília Braz Botelho, Karine Costa and Vasiliki Kynougiopoulou. The investigation highlighted the importance of the exhibitions in the context of repatriation discourses. Furthermore, the experience of the exhibition confronts the presence and absence of the cultural heritage elements. The Acropolis Museum thus presents the idea of an absence expography, creating a singular relation with the landscape, architecture, spatiality and the collection, in a exhibition proposal that constructs and reinforce the narrative about the needing of the repatriation, influencing similar movements in other institutions and countries.application/pdfporExpografiaRepatriamento de bens culturaisParthenon MarblesRepatriationExhibitionAcropolis MuseumBritish MuseumMuseal valueCultural heritageExpografia da ausência: a exposição da Galeria do Parthenon no Museu da Acrópole como uma narrativa para a repatriaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Museologia e PatrimônioPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001123162.pdf.txt001123162.pdf.txtExtracted Texttext/plain453098http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219148/2/001123162.pdf.txt9609a458e21245d4de2f0d1e4499fe3fMD52ORIGINAL001123162.pdfTexto completoapplication/pdf6228664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219148/1/001123162.pdff36982001c78c6ea3d1ff57464409cd0MD5110183/2191482021-05-07 04:57:01.286643oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219148Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:57:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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