“Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Renata de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Wittizorecki, Elisandro Schultz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265565
Resumo: O presente artigo se refere a uma pesquisa proveniente de uma dissertação de mestrado em que analisamos as práticas corporais desenvolvidas na educação integral em tempo integral de duas escolas públicas, numa perspectiva não salvacionista, tensionando suas contribuições e (des)compassos nas vidas dos estudantes. A expressão “formar pessoas melhores?” questiona a concepção reducionista e salvacionista por vezes encontrada em programas sociais que lançam mão das práticas corporais apresentando-as como solução aos estudantes das camadas populares. Compreendemos neste estudo que esta perspectiva é comutada pelo sentido de direito social e acesso a diferentes práticas corporais enquanto elementos da formação humana. A educação integral, contudo, apresenta também limites que por vezes as distanciam das suas perspectivas, como a naturalização das questões de gênero, a fragmentação curricular e as condições de trabalho distintas entre professores e oficineiros.
id UFRGS-2_af2a69a2042ac1806ec6deb16e7bd9eb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265565
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Carvalho, Renata de OliveiraWittizorecki, Elisandro Schultz2023-10-03T03:35:22Z20220104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/265565001173178O presente artigo se refere a uma pesquisa proveniente de uma dissertação de mestrado em que analisamos as práticas corporais desenvolvidas na educação integral em tempo integral de duas escolas públicas, numa perspectiva não salvacionista, tensionando suas contribuições e (des)compassos nas vidas dos estudantes. A expressão “formar pessoas melhores?” questiona a concepção reducionista e salvacionista por vezes encontrada em programas sociais que lançam mão das práticas corporais apresentando-as como solução aos estudantes das camadas populares. Compreendemos neste estudo que esta perspectiva é comutada pelo sentido de direito social e acesso a diferentes práticas corporais enquanto elementos da formação humana. A educação integral, contudo, apresenta também limites que por vezes as distanciam das suas perspectivas, como a naturalização das questões de gênero, a fragmentação curricular e as condições de trabalho distintas entre professores e oficineiros.This article refers to research from a master’s thesis in which we analyze the bodily practices developed in full-time education of two public schools, in a non-salvationist perspective, stressing their contributions and mismatches in the lives of students. The expression “to form better people?” questions the reductionist and salvationist conception sometimes found in social programs that use bodily practices, presenting them as a solution to students from the lower classes. We understand in this study that this perspective is changed by the sense of social right and access to different bodily practices as elements of human formation. Full-time education, however, also has limits that sometimes distance it from its perspectives, such as the naturalization of gender issues, curricular fragmentation and different working conditions between teachers and workshop workers.Este artículo se refiere a una investigación realizada a partir de una disertación de maestría en la que analizamos las prácticas corporales desarrolladas en la educación a tiempo completo de dos escuelas públicas del estado de Rio Grande do Sul, desde una perspectiva no salvacionista, tensionando sus contribuciones y escollos en las vidas de los estudiantes. La expresión “formar personas mejores” cuestiona la concepción reduccionista y salvacionista que a veces se encuentra en programas sociales que utilizan las prácticas corporales presentándolas como solución para los estudiantes de las clases bajas. Entendemos, en este estudio, que esta perspectiva es conmutada por el sentido de derecho social y acceso a diferentes prácticas corporales como elementos de la formación humana. La educación integral, sin embargo, también presenta límites que a veces las alejan de sus perspectivas, como la naturalización de las cuestiones de género, la fragmentación curricular y las condiciones de trabajo distintas entre los profesores y los que participan en los talleres.application/pdfporMovimento. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vol. 28, e28061, (jan./dez. 2022), p. 1-18Práticas corporaisEducação integralEscolasBodily practicesComprehensive educationFull-timeSchoolPrácticas corporalesEducación integralTiempo completoEscuela“Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral“Forming better people?” Body practices in full-time education school“¿Formar personas mejores?” Prácticas corporales en la escuela de educación a tiempo completoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173178.pdf.txt001173178.pdf.txtExtracted Texttext/plain58566http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265565/2/001173178.pdf.txte36ce1857d41f481086982f745bbc515MD52ORIGINAL001173178.pdfTexto completoapplication/pdf577604http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265565/1/001173178.pdf885cde49e8aca3c9bfa5bff13c660e51MD5110183/2655652023-10-04 03:38:18.929461oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265565Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-04T06:38:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral
dc.title.alternative.en.fl_str_mv “Forming better people?” Body practices in full-time education school
dc.title.alternative.es.fl_str_mv “¿Formar personas mejores?” Prácticas corporales en la escuela de educación a tiempo completo
title “Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral
spellingShingle “Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral
Carvalho, Renata de Oliveira
Práticas corporais
Educação integral
Escolas
Bodily practices
Comprehensive education
Full-time
School
Prácticas corporales
Educación integral
Tiempo completo
Escuela
title_short “Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral
title_full “Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral
title_fullStr “Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral
title_full_unstemmed “Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral
title_sort “Formar pessoas melhores?” As práticas corporais na Escola de Educação Integral em tempo integral
author Carvalho, Renata de Oliveira
author_facet Carvalho, Renata de Oliveira
Wittizorecki, Elisandro Schultz
author_role author
author2 Wittizorecki, Elisandro Schultz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Renata de Oliveira
Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas corporais
Educação integral
Escolas
topic Práticas corporais
Educação integral
Escolas
Bodily practices
Comprehensive education
Full-time
School
Prácticas corporales
Educación integral
Tiempo completo
Escuela
dc.subject.eng.fl_str_mv Bodily practices
Comprehensive education
Full-time
School
dc.subject.spa.fl_str_mv Prácticas corporales
Educación integral
Tiempo completo
Escuela
description O presente artigo se refere a uma pesquisa proveniente de uma dissertação de mestrado em que analisamos as práticas corporais desenvolvidas na educação integral em tempo integral de duas escolas públicas, numa perspectiva não salvacionista, tensionando suas contribuições e (des)compassos nas vidas dos estudantes. A expressão “formar pessoas melhores?” questiona a concepção reducionista e salvacionista por vezes encontrada em programas sociais que lançam mão das práticas corporais apresentando-as como solução aos estudantes das camadas populares. Compreendemos neste estudo que esta perspectiva é comutada pelo sentido de direito social e acesso a diferentes práticas corporais enquanto elementos da formação humana. A educação integral, contudo, apresenta também limites que por vezes as distanciam das suas perspectivas, como a naturalização das questões de gênero, a fragmentação curricular e as condições de trabalho distintas entre professores e oficineiros.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-03T03:35:22Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265565
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001173178
identifier_str_mv 0104-754X
001173178
url http://hdl.handle.net/10183/265565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vol. 28, e28061, (jan./dez. 2022), p. 1-18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265565/2/001173178.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265565/1/001173178.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e36ce1857d41f481086982f745bbc515
885cde49e8aca3c9bfa5bff13c660e51
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225100407603200