Sistema de apoio à decisão para definição de mix de produtos em empresas comerciais varejistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Biasio, Roberto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17237
Resumo: O comércio varejista enfrenta grande dificuldade na definição do mix de produtos. Redução contínua das margens; aumento constante da concorrência; ciclo de vida dos produtos cada vez menor; alto custo financeiro; legislação fiscal complexa e carga tributária elevada são alguns dos fatores que tornam a função do responsável pela definição do mix complexa, difícil e de grande responsabilidade. Visando a reduzir essa dificuldade, o estudo propõe o desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD). O sistema desenvolvido trata de maneira sistêmica os impactos no resultado, provocados pelas variáveis que interferem no cálculo da margem gerada pelos produtos. A concepção foi antecedida pela avaliação das variáveis que influenciam o cálculo da margem dos produtos. Para a execução do estudo, foi utilizada a metodologia de análise consolidada pela pesquisa operacional, no desenvolvimento de modelos aplicados à tomada de decisão. A validação do SAD foi realizada, inicialmente, por meio de experimentos de laboratório e, posteriormente, em duas redes de comércio varejista de produtos eletroeletrônicos, sendo possível comprovar a importância e a eficiência do SAD, no apoio ao decisor na avaliação da composição do mix de produtos e, identificação de alternativas (cenários), que representam um maior retorno às empresas. Por meio da pesquisa foi possível concluir que o grande volume de variáveis que envolve o cálculo da margem dos produtos, bem como a complexidade para sua definição é fator que gera muita dificuldade ao responsável pela definição do mix e que a ferramenta desenvolvida demonstrou ser eficiente para reduzir essa dificuldade. Este estudo contribui também para evidenciar quais são as variáveis que devem ser consideradas no cálculo da rentabilidade dos produtos, e a necessidade de uma maior avaliação do efeito que cada uma delas causa na rentabilidade dos produtos.
id URGS_4caef8fcdfafb5eb2402d0ad57beeb8f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17237
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Biasio, RobertoBorenstein, Denis2009-09-12T04:17:26Z2009http://hdl.handle.net/10183/17237000712857O comércio varejista enfrenta grande dificuldade na definição do mix de produtos. Redução contínua das margens; aumento constante da concorrência; ciclo de vida dos produtos cada vez menor; alto custo financeiro; legislação fiscal complexa e carga tributária elevada são alguns dos fatores que tornam a função do responsável pela definição do mix complexa, difícil e de grande responsabilidade. Visando a reduzir essa dificuldade, o estudo propõe o desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD). O sistema desenvolvido trata de maneira sistêmica os impactos no resultado, provocados pelas variáveis que interferem no cálculo da margem gerada pelos produtos. A concepção foi antecedida pela avaliação das variáveis que influenciam o cálculo da margem dos produtos. Para a execução do estudo, foi utilizada a metodologia de análise consolidada pela pesquisa operacional, no desenvolvimento de modelos aplicados à tomada de decisão. A validação do SAD foi realizada, inicialmente, por meio de experimentos de laboratório e, posteriormente, em duas redes de comércio varejista de produtos eletroeletrônicos, sendo possível comprovar a importância e a eficiência do SAD, no apoio ao decisor na avaliação da composição do mix de produtos e, identificação de alternativas (cenários), que representam um maior retorno às empresas. Por meio da pesquisa foi possível concluir que o grande volume de variáveis que envolve o cálculo da margem dos produtos, bem como a complexidade para sua definição é fator que gera muita dificuldade ao responsável pela definição do mix e que a ferramenta desenvolvida demonstrou ser eficiente para reduzir essa dificuldade. Este estudo contribui também para evidenciar quais são as variáveis que devem ser consideradas no cálculo da rentabilidade dos produtos, e a necessidade de uma maior avaliação do efeito que cada uma delas causa na rentabilidade dos produtos.Difficulty in defining the mix of products in retail; continuous reduction of the margins, constant increase in the competition, products' cycle life smaller and smaller, high financial cost; complex fiscal legislation and high tax burden are among the factors that make function of responsible for defining the mix complex, difficult and great responsibility. The study proposes the development of a Decision Support System (DSS), taking aim to reduce this problem. The developed system deals with a systemic manner the impacts on the outcome, caused by variables that affect the calculation of the margin generated by the products. The concept was preceded by an evaluation of the variables that influence the calculation of the margin generated by the products. The consolidated analysis methodology by the operational research was used in the applied models development for decision making, to the execution of the study. The DSS validation was accomplished, officially, through laboratory experiments and, afterwards, in two networks electronic products retail. Therefore, it is possible to prove the DSS' efficiency and importance as support to the composition evaluation from the mix of products and alternative identification (sceneries) that represent profit to the businesses. Through research it was possible to conclude that the large amount of variables that involves the calculation of the margin generated by the products, as well as the complexity for its definition, it is factor that causes great difficulty to the responsible for its mix. The strategy developed proved to be efficient in reducing this difficulty. It followed that the developed system is efficient to reduce this problem. This study also contributes to evidence what are the variables that must be considered in calculating the profitability of products, and the need of evaluating the effect that they cause in this profitability.application/pdfporSistema de apoio à decisãoComércio varejistaSistema de informaçãoInformation systemDecision support systemMix of productsRetailFinancial costTaxationSistema de apoio à decisão para definição de mix de produtos em empresas comerciais varejistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000712857.pdf000712857.pdfTexto completoapplication/pdf3187166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17237/1/000712857.pdf83cf0205a3f52afe39202e2925e40757MD51TEXT000712857.pdf.txt000712857.pdf.txtExtracted Texttext/plain401053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17237/2/000712857.pdf.txt9f7492fd6a70d5a0a9fd3cd16ded0558MD52THUMBNAIL000712857.pdf.jpg000712857.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17237/3/000712857.pdf.jpg002526d3aeb00560d0285a7041ce2925MD5310183/172372018-10-15 09:00:14.95oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17237Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T12:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistema de apoio à decisão para definição de mix de produtos em empresas comerciais varejistas
title Sistema de apoio à decisão para definição de mix de produtos em empresas comerciais varejistas
spellingShingle Sistema de apoio à decisão para definição de mix de produtos em empresas comerciais varejistas
Biasio, Roberto
Sistema de apoio à decisão
Comércio varejista
Sistema de informação
Information system
Decision support system
Mix of products
Retail
Financial cost
Taxation
title_short Sistema de apoio à decisão para definição de mix de produtos em empresas comerciais varejistas
title_full Sistema de apoio à decisão para definição de mix de produtos em empresas comerciais varejistas
title_fullStr Sistema de apoio à decisão para definição de mix de produtos em empresas comerciais varejistas
title_full_unstemmed Sistema de apoio à decisão para definição de mix de produtos em empresas comerciais varejistas
title_sort Sistema de apoio à decisão para definição de mix de produtos em empresas comerciais varejistas
author Biasio, Roberto
author_facet Biasio, Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Biasio, Roberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borenstein, Denis
contributor_str_mv Borenstein, Denis
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de apoio à decisão
Comércio varejista
Sistema de informação
topic Sistema de apoio à decisão
Comércio varejista
Sistema de informação
Information system
Decision support system
Mix of products
Retail
Financial cost
Taxation
dc.subject.eng.fl_str_mv Information system
Decision support system
Mix of products
Retail
Financial cost
Taxation
description O comércio varejista enfrenta grande dificuldade na definição do mix de produtos. Redução contínua das margens; aumento constante da concorrência; ciclo de vida dos produtos cada vez menor; alto custo financeiro; legislação fiscal complexa e carga tributária elevada são alguns dos fatores que tornam a função do responsável pela definição do mix complexa, difícil e de grande responsabilidade. Visando a reduzir essa dificuldade, o estudo propõe o desenvolvimento de um Sistema de Apoio à Decisão (SAD). O sistema desenvolvido trata de maneira sistêmica os impactos no resultado, provocados pelas variáveis que interferem no cálculo da margem gerada pelos produtos. A concepção foi antecedida pela avaliação das variáveis que influenciam o cálculo da margem dos produtos. Para a execução do estudo, foi utilizada a metodologia de análise consolidada pela pesquisa operacional, no desenvolvimento de modelos aplicados à tomada de decisão. A validação do SAD foi realizada, inicialmente, por meio de experimentos de laboratório e, posteriormente, em duas redes de comércio varejista de produtos eletroeletrônicos, sendo possível comprovar a importância e a eficiência do SAD, no apoio ao decisor na avaliação da composição do mix de produtos e, identificação de alternativas (cenários), que representam um maior retorno às empresas. Por meio da pesquisa foi possível concluir que o grande volume de variáveis que envolve o cálculo da margem dos produtos, bem como a complexidade para sua definição é fator que gera muita dificuldade ao responsável pela definição do mix e que a ferramenta desenvolvida demonstrou ser eficiente para reduzir essa dificuldade. Este estudo contribui também para evidenciar quais são as variáveis que devem ser consideradas no cálculo da rentabilidade dos produtos, e a necessidade de uma maior avaliação do efeito que cada uma delas causa na rentabilidade dos produtos.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-09-12T04:17:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17237
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000712857
url http://hdl.handle.net/10183/17237
identifier_str_mv 000712857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17237/1/000712857.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17237/2/000712857.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17237/3/000712857.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 83cf0205a3f52afe39202e2925e40757
9f7492fd6a70d5a0a9fd3cd16ded0558
002526d3aeb00560d0285a7041ce2925
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085153459929088