Ensino de história e letramentos históricos-digitais : a voz dos estudantes nas culturas digitais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Marlon Luís
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248938
Resumo: A presente investigação pretende problematizar, refletir e desenvolver os letramentos digitais em conjunto com o letramento histórico-digital dos estudantes concluintes do Ensino Fundamental da escola Municipal Hugo Gerdau, localizada na cidade de Sapucaia do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. Para alcançar esse objetivo, os estudantes foram instigados a se apropriarem e desenvolverem os letramentos digitais e letramento histórico-digital em dois momentos: por meio da produção de pequenos vídeos e com a produção de uma narrativa histórico-digital. No primeiro momento os estudantes foram apresentados aos conceitos que formam os letramentos digitais (letramento informacional, letramento de reprodução, letramento hipertextual e letramento foto-visual) e os mobilizaram na confecção de pequenos vídeos. Após, os discentes produziram narrativas históricas digitais, mobilizando os letramentos digitais e o letramento histórico-digital, com a finalidade de construírem relações críticas entre o passado-presente-futuro. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de novas investigações que priorizem o conhecimento histórico nas culturas digitais, seus modos de apresentação/divulgação e como podemos criar caminhos investigativos para que os estudantes possam se apropriar, refletir e construir conhecimento histórico escolar, com as suas especificidades, de modo autônomo e crítico com as mídias digitais.
id URGS_4d20b39cb6b5266dce51028b6f868f9e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248938
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Corrêa, Marlon LuísAvila, Arthur Lima de2022-09-16T04:59:26Z2021http://hdl.handle.net/10183/248938001135603A presente investigação pretende problematizar, refletir e desenvolver os letramentos digitais em conjunto com o letramento histórico-digital dos estudantes concluintes do Ensino Fundamental da escola Municipal Hugo Gerdau, localizada na cidade de Sapucaia do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. Para alcançar esse objetivo, os estudantes foram instigados a se apropriarem e desenvolverem os letramentos digitais e letramento histórico-digital em dois momentos: por meio da produção de pequenos vídeos e com a produção de uma narrativa histórico-digital. No primeiro momento os estudantes foram apresentados aos conceitos que formam os letramentos digitais (letramento informacional, letramento de reprodução, letramento hipertextual e letramento foto-visual) e os mobilizaram na confecção de pequenos vídeos. Após, os discentes produziram narrativas históricas digitais, mobilizando os letramentos digitais e o letramento histórico-digital, com a finalidade de construírem relações críticas entre o passado-presente-futuro. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de novas investigações que priorizem o conhecimento histórico nas culturas digitais, seus modos de apresentação/divulgação e como podemos criar caminhos investigativos para que os estudantes possam se apropriar, refletir e construir conhecimento histórico escolar, com as suas especificidades, de modo autônomo e crítico com as mídias digitais.The present investigation intends to problematize, reflect and develop digital literacies in conjunction with the historical-digital literacy of students completing elementary school at Hugo Gerdau Municipal School, located in the city of Sapucaia do Sul, in the State of Rio Grande do Sul. This objective, students were encouraged to take ownership and develop digital literacies and historical-digital literacy in two moments: through the production of short videos and the production of a historical-digital narrative. At first, students were introduced to the concepts that make up digital literacies (information literacy, reproduction literacy, hypertextual literacy and photovisual literacy) and mobilized them in the making of short videos. Afterwards, the students produced digital historical narratives, mobilizing digital literacies and historical-digital literacy, with the purpose of building relationships between the pastpresent-future. The research results point to the need for new investigations that prioritize historical knowledge in digital cultures, their modes of presentation/ dissemination and how we can create investigative paths so that students can appropriate historical knowledge autonomously and critically with the media digital.application/pdfporEnsino de históriaCultura digitalLetramentoLetramento digitalCidadaniaHistory teachingCiudadaníaEnsino de história e letramentos históricos-digitais : a voz dos estudantes nas culturas digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2021mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001135603.pdf.txt001135603.pdf.txtExtracted Texttext/plain222076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248938/2/001135603.pdf.txte03f89de67e7883ece7691c821e32880MD52ORIGINAL001135603.pdfTexto completoapplication/pdf1435117http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248938/1/001135603.pdfc05e45ebef350245fc9446dd7b89b4beMD5110183/2489382022-09-17 05:07:58.168688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-17T08:07:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de história e letramentos históricos-digitais : a voz dos estudantes nas culturas digitais
title Ensino de história e letramentos históricos-digitais : a voz dos estudantes nas culturas digitais
spellingShingle Ensino de história e letramentos históricos-digitais : a voz dos estudantes nas culturas digitais
Corrêa, Marlon Luís
Ensino de história
Cultura digital
Letramento
Letramento digital
Cidadania
History teaching
Ciudadanía
title_short Ensino de história e letramentos históricos-digitais : a voz dos estudantes nas culturas digitais
title_full Ensino de história e letramentos históricos-digitais : a voz dos estudantes nas culturas digitais
title_fullStr Ensino de história e letramentos históricos-digitais : a voz dos estudantes nas culturas digitais
title_full_unstemmed Ensino de história e letramentos históricos-digitais : a voz dos estudantes nas culturas digitais
title_sort Ensino de história e letramentos históricos-digitais : a voz dos estudantes nas culturas digitais
author Corrêa, Marlon Luís
author_facet Corrêa, Marlon Luís
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Marlon Luís
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Avila, Arthur Lima de
contributor_str_mv Avila, Arthur Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Cultura digital
Letramento
Letramento digital
Cidadania
topic Ensino de história
Cultura digital
Letramento
Letramento digital
Cidadania
History teaching
Ciudadanía
dc.subject.spa.fl_str_mv History teaching
Ciudadanía
description A presente investigação pretende problematizar, refletir e desenvolver os letramentos digitais em conjunto com o letramento histórico-digital dos estudantes concluintes do Ensino Fundamental da escola Municipal Hugo Gerdau, localizada na cidade de Sapucaia do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. Para alcançar esse objetivo, os estudantes foram instigados a se apropriarem e desenvolverem os letramentos digitais e letramento histórico-digital em dois momentos: por meio da produção de pequenos vídeos e com a produção de uma narrativa histórico-digital. No primeiro momento os estudantes foram apresentados aos conceitos que formam os letramentos digitais (letramento informacional, letramento de reprodução, letramento hipertextual e letramento foto-visual) e os mobilizaram na confecção de pequenos vídeos. Após, os discentes produziram narrativas históricas digitais, mobilizando os letramentos digitais e o letramento histórico-digital, com a finalidade de construírem relações críticas entre o passado-presente-futuro. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de novas investigações que priorizem o conhecimento histórico nas culturas digitais, seus modos de apresentação/divulgação e como podemos criar caminhos investigativos para que os estudantes possam se apropriar, refletir e construir conhecimento histórico escolar, com as suas especificidades, de modo autônomo e crítico com as mídias digitais.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-16T04:59:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248938
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001135603
url http://hdl.handle.net/10183/248938
identifier_str_mv 001135603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248938/2/001135603.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248938/1/001135603.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e03f89de67e7883ece7691c821e32880
c05e45ebef350245fc9446dd7b89b4be
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309202981224448