Textos de divulgação científica no ensino básico : uma nova forma de aprender Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stamm, Tauane Farias Telles
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265854
Resumo: Considerando a importância da ciência no mundo atual e a participação do cidadão em uma sociedade cada vez mais informatizada, bem como a falta de interesse de muitos alunos do Ensino Básico pelas disciplinas nesta área, o objetivo do presente estudo foi avaliar o papel dos Textos de Divulgação Científica (TDC) sobre a aprendizagem dos conteúdos de genética da disciplina de ciências obtidos na Revista Científica Ciência Hoje. O estudo foi aplicado aos discentes do 9º ano de uma escola pública do município de Parobé, localizada no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa organizada em três etapas de investigação. Na primeira etapa (análise qualitativa) foi realizada uma revisão bibliográfica dos TDC na área da Biologia e discussões de diferentes estratégias de leitura que promovessem a aprendizagem significativa, movimento que ocorre quando o cérebro traça relações entre os conhecimentos prévios e os conhecimentos novos, formando assim um novo conhecimento. Ainda nessa etapa foi realizada uma ampliação da revisão do estado da arte sobre a temática da pesquisa, escolha e definição dos textos a serem dialogados. A segunda etapa consistiu na escolha dessas atividades de leitura dos textos a serem aplicados, levando em consideração os conteúdos que eram abordados na sala de aula pela professora da disciplina de ciências na referida turma da Educação Básica. Na terceira etapa foi realizada uma análise quantitativa a partir da aplicação de testes (pré e pós). Os resultados mostraram que houve uma diferença significativa entre o pré-teste e pós-teste, gerando aumento de 34% nos acertos. Todos os questionários foram submetidos ao tratamento estatístico de Teste de Variância onde se verificou que houve diferença significativa entre os testes (ANOVA, p<0,05). Com base nestes resultados pode-se concluir que os TDC auxiliaram na assimilação dos conteúdos de ciências aplicados à referida turma, sugerindo a disseminação desse gênero discursivo na Educação Básica.
id URGS_4d8105d1414d7ec267b9ad19d96a1f58
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265854
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Stamm, Tauane Farias TellesWyse, Angela Terezinha de Souza2023-10-12T03:32:17Z2023http://hdl.handle.net/10183/265854001178233Considerando a importância da ciência no mundo atual e a participação do cidadão em uma sociedade cada vez mais informatizada, bem como a falta de interesse de muitos alunos do Ensino Básico pelas disciplinas nesta área, o objetivo do presente estudo foi avaliar o papel dos Textos de Divulgação Científica (TDC) sobre a aprendizagem dos conteúdos de genética da disciplina de ciências obtidos na Revista Científica Ciência Hoje. O estudo foi aplicado aos discentes do 9º ano de uma escola pública do município de Parobé, localizada no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa organizada em três etapas de investigação. Na primeira etapa (análise qualitativa) foi realizada uma revisão bibliográfica dos TDC na área da Biologia e discussões de diferentes estratégias de leitura que promovessem a aprendizagem significativa, movimento que ocorre quando o cérebro traça relações entre os conhecimentos prévios e os conhecimentos novos, formando assim um novo conhecimento. Ainda nessa etapa foi realizada uma ampliação da revisão do estado da arte sobre a temática da pesquisa, escolha e definição dos textos a serem dialogados. A segunda etapa consistiu na escolha dessas atividades de leitura dos textos a serem aplicados, levando em consideração os conteúdos que eram abordados na sala de aula pela professora da disciplina de ciências na referida turma da Educação Básica. Na terceira etapa foi realizada uma análise quantitativa a partir da aplicação de testes (pré e pós). Os resultados mostraram que houve uma diferença significativa entre o pré-teste e pós-teste, gerando aumento de 34% nos acertos. Todos os questionários foram submetidos ao tratamento estatístico de Teste de Variância onde se verificou que houve diferença significativa entre os testes (ANOVA, p<0,05). Com base nestes resultados pode-se concluir que os TDC auxiliaram na assimilação dos conteúdos de ciências aplicados à referida turma, sugerindo a disseminação desse gênero discursivo na Educação Básica.Considering the importance of science in today's world and the citizen's participation in an increasingly computerized society, as well as the lack of interest of many Basic Education students in disciplines in this area, the aim of the present study was to evaluate the role of Texts from Scientific Dissemination (CDT) on learning the contents of genetics in the science discipline using information obtained from Revista Científica Ciência Hoje. The study was applied to 9th grade students at a public school in the municipality of Parobé, located in the interior of Rio Grande do Sul. The methodology used in the was quali-quantitative organized in three stages of investigation. In the first stage (qualitative analysis), a bibliographic review of TDC in the area of Biology was carried out and discussions of different reading strategies that promoted meaningful learning, a movement that occurs when the brain traces relationships between prior knowledge and new knowledge, thus forming a new knowledge. Still at this stage, an expansion of the review of the state of the art on the research theme, choice and definition of the texts to be dialogued was carried out. The second stage consisted of choosing these reading activities for the texts to be applied, taking into account the contents that were addressed in the classroom by the science teacher in the mentioned Basic Education classes. In the third stage, a quantitative analysis was performed based on the application of tests (pre and post). The results showed that there was a significant difference between the pre-test and post-test, generating a 34% increase in correct answers. All questionnaires were submitted to the statistical treatment of Test of Variance, where it was verified that there was a significant difference between the tests (ANOVA, p<0.05). Based on these results, it can be concluded that the TDC helped in the assimilation of science content applied to that class, suggesting the dissemination of this discursive genre in Basic Education.application/pdfporDivulgação científicaEnsino fundamental e médioEnsino de ciênciasGenéticaTeaching of geneticsScientific dissemination textMeaningful learningTextos de divulgação científica no ensino básico : uma nova forma de aprender CiênciasScience dissemination texts in basic education : a new way of learning Scienceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001178233.pdf.txt001178233.pdf.txtExtracted Texttext/plain61947http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265854/2/001178233.pdf.txtdb5e5ae0b8833c1aff5667ff624a79c0MD52ORIGINAL001178233.pdfTexto completoapplication/pdf3496977http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265854/1/001178233.pdfafc546df4266d3b4e85123d0f6c96068MD5110183/2658542023-10-13 03:36:03.202202oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265854Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-13T06:36:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Textos de divulgação científica no ensino básico : uma nova forma de aprender Ciências
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Science dissemination texts in basic education : a new way of learning Science
title Textos de divulgação científica no ensino básico : uma nova forma de aprender Ciências
spellingShingle Textos de divulgação científica no ensino básico : uma nova forma de aprender Ciências
Stamm, Tauane Farias Telles
Divulgação científica
Ensino fundamental e médio
Ensino de ciências
Genética
Teaching of genetics
Scientific dissemination text
Meaningful learning
title_short Textos de divulgação científica no ensino básico : uma nova forma de aprender Ciências
title_full Textos de divulgação científica no ensino básico : uma nova forma de aprender Ciências
title_fullStr Textos de divulgação científica no ensino básico : uma nova forma de aprender Ciências
title_full_unstemmed Textos de divulgação científica no ensino básico : uma nova forma de aprender Ciências
title_sort Textos de divulgação científica no ensino básico : uma nova forma de aprender Ciências
author Stamm, Tauane Farias Telles
author_facet Stamm, Tauane Farias Telles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stamm, Tauane Farias Telles
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wyse, Angela Terezinha de Souza
contributor_str_mv Wyse, Angela Terezinha de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica
Ensino fundamental e médio
Ensino de ciências
Genética
topic Divulgação científica
Ensino fundamental e médio
Ensino de ciências
Genética
Teaching of genetics
Scientific dissemination text
Meaningful learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching of genetics
Scientific dissemination text
Meaningful learning
description Considerando a importância da ciência no mundo atual e a participação do cidadão em uma sociedade cada vez mais informatizada, bem como a falta de interesse de muitos alunos do Ensino Básico pelas disciplinas nesta área, o objetivo do presente estudo foi avaliar o papel dos Textos de Divulgação Científica (TDC) sobre a aprendizagem dos conteúdos de genética da disciplina de ciências obtidos na Revista Científica Ciência Hoje. O estudo foi aplicado aos discentes do 9º ano de uma escola pública do município de Parobé, localizada no interior do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi qualiquantitativa organizada em três etapas de investigação. Na primeira etapa (análise qualitativa) foi realizada uma revisão bibliográfica dos TDC na área da Biologia e discussões de diferentes estratégias de leitura que promovessem a aprendizagem significativa, movimento que ocorre quando o cérebro traça relações entre os conhecimentos prévios e os conhecimentos novos, formando assim um novo conhecimento. Ainda nessa etapa foi realizada uma ampliação da revisão do estado da arte sobre a temática da pesquisa, escolha e definição dos textos a serem dialogados. A segunda etapa consistiu na escolha dessas atividades de leitura dos textos a serem aplicados, levando em consideração os conteúdos que eram abordados na sala de aula pela professora da disciplina de ciências na referida turma da Educação Básica. Na terceira etapa foi realizada uma análise quantitativa a partir da aplicação de testes (pré e pós). Os resultados mostraram que houve uma diferença significativa entre o pré-teste e pós-teste, gerando aumento de 34% nos acertos. Todos os questionários foram submetidos ao tratamento estatístico de Teste de Variância onde se verificou que houve diferença significativa entre os testes (ANOVA, p<0,05). Com base nestes resultados pode-se concluir que os TDC auxiliaram na assimilação dos conteúdos de ciências aplicados à referida turma, sugerindo a disseminação desse gênero discursivo na Educação Básica.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-12T03:32:17Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265854
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001178233
url http://hdl.handle.net/10183/265854
identifier_str_mv 001178233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265854/2/001178233.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265854/1/001178233.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv db5e5ae0b8833c1aff5667ff624a79c0
afc546df4266d3b4e85123d0f6c96068
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085630427791360