Requisitos de projeto para produção de recursos didáticos táteis para estudantes cegos no processo de ensino-aprendizagem de geometria espacial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202147 |
Resumo: | Pessoas cegas possuem capacidades de desenvolvimento tanto quanto pessoas videntes. No âmbito das habilidades cognitivas, o desenvolvimento pode ocorrer num ritmo mais lento ou diferente, se comparado ao de pessoas típicas, porém ele ocorrerá desde que seja estimulado. No Brasil, o Censo Demográfico de 2010 mostrou que ao se observar um grupo de menor grau de instrução, quase uma entre três pessoas declarou ter deficiência, o que leva a perceber que a promoção do acesso, frequência e permanência de pessoas com deficiência em instituições de ensino é um desafio da educação nacional. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo definir requisitos a partir de uma Metodologia de Design integrada à Teoria de van Hiele, como contribuição para o processo de produção de recursos didáticos táteis para estudantes cegos no processo de ensino-aprendizagem de Geometria Espacial. A metodologia de pesquisa utilizada se fundamenta na Design Science Research e se caracteriza como uma pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e finalidade descritiva. Como resultados, explicitam-se todo o desenvolvimento e avaliação dos artefatos que foram usados para a definição de requisitos de projeto, baseados na bibliografia estudada e também nos dados levantados por meio das entrevistas com os participantes da pesquisa (especialistas de projeto, professores de Matemática de sala de aula regular, professores de SIR/Visual e SIR da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre e uma estudante cega). Os resultados obtidos podem auxiliar projetistas no processo de desenvolvimento e produção de recursos didáticos táteis que estejam em conformidade com as necessidade educacionais de estudantes cegos em contexto escolar. |
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Andrade, Rebeca Medeiros deTeixeira, Fabio Goncalves2019-11-28T03:59:00Z2019http://hdl.handle.net/10183/202147001106623Pessoas cegas possuem capacidades de desenvolvimento tanto quanto pessoas videntes. No âmbito das habilidades cognitivas, o desenvolvimento pode ocorrer num ritmo mais lento ou diferente, se comparado ao de pessoas típicas, porém ele ocorrerá desde que seja estimulado. No Brasil, o Censo Demográfico de 2010 mostrou que ao se observar um grupo de menor grau de instrução, quase uma entre três pessoas declarou ter deficiência, o que leva a perceber que a promoção do acesso, frequência e permanência de pessoas com deficiência em instituições de ensino é um desafio da educação nacional. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo definir requisitos a partir de uma Metodologia de Design integrada à Teoria de van Hiele, como contribuição para o processo de produção de recursos didáticos táteis para estudantes cegos no processo de ensino-aprendizagem de Geometria Espacial. A metodologia de pesquisa utilizada se fundamenta na Design Science Research e se caracteriza como uma pesquisa de natureza exploratória, com abordagem qualitativa e finalidade descritiva. Como resultados, explicitam-se todo o desenvolvimento e avaliação dos artefatos que foram usados para a definição de requisitos de projeto, baseados na bibliografia estudada e também nos dados levantados por meio das entrevistas com os participantes da pesquisa (especialistas de projeto, professores de Matemática de sala de aula regular, professores de SIR/Visual e SIR da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre e uma estudante cega). Os resultados obtidos podem auxiliar projetistas no processo de desenvolvimento e produção de recursos didáticos táteis que estejam em conformidade com as necessidade educacionais de estudantes cegos em contexto escolar.Blind people have developmental skills as well as typical people. Within cognitive skills, development may occur at a slower or different rate compared to typical people, but it will occur as long as it is stimulated. In Brazil, the 2010 Population Census showed that by observing a lower education group, almost one in three people reported having a disability, which shows that promoting access, frequency and permanence of people with disabilities in institutions teaching is a challenge of national education. Thus, this paper aims to define requirements from a Design Methodology integrated with van Hiele's Theory, as a contribution to the process of producing tactile didactic resources for blind students in the teaching-learning process of Spatial Geometry. The research methodology used is based on Design Science Research and is characterized as an exploratory research, with qualitative approach and descriptive purpose. As a result, all the development and evaluation of the artifacts that were used for the definition of project requirements, based on the studied bibliography and also the data collected through the interviews with the research participants (project specialists, regular classroom math teachers, SIR/Visual and SIR teachers from the Porto Alegre Municipal Education Network and one blind student). The obtained results can help designers in the process of development and production of tactile didactic resources that are in accordance with the educational needs of blind students in the school context.application/pdfporDesignTecnologia assistivaGeometria espacialEnsino e aprendizagemDeficiente visualDesign MethodologyAssistive TechnologyBlindnessTeaching-learningSpatial GeometryRequisitos de projeto para produção de recursos didáticos táteis para estudantes cegos no processo de ensino-aprendizagem de geometria espacialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106623.pdf.txt001106623.pdf.txtExtracted Texttext/plain386203http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202147/2/001106623.pdf.txt12e5cd0edcec7f20f42ad461f33bc095MD52ORIGINAL001106623.pdfTexto completoapplication/pdf8170361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202147/1/001106623.pdf9f1921d492072cf44e2739002e4c6cccMD5110183/2021472019-11-29 05:03:22.082615oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202147Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-29T07:03:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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