Quem tem e faz história é gente : produzindo uma narrativa ficcional histórica em formato de áudio-drama com o uso de RPG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sumariva, Guilherme Garcia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258060
Resumo: O presente trabalho versa acerca da criação de um áudio-drama produzido com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. Através do uso de Role Playing Game (RPG), suas mecânicas e dinâmicas de jogo, buscou-se criar uma experiência significativa de aprendizagem histórica, através das relações possíveis entre jogos e ensino de História, bem como o uso de técnicas de Storytelling na construção de narrativas ficcionais colaborativas. A experiência resulta em uma áudio-drama com seis episódios, disponíveis em diversas plataformas digitais de streaming de áudio, além de reflexões acerca do uso de RPGs como ferramenta e linguagem de aprendizagem em História e seus benefícios.
id URGS_4f1cfde4bfa5524e44674c2c7266506f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258060
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Sumariva, Guilherme GarciaGuazzelli, Cesar Augusto Barcellos2023-05-13T03:28:49Z2023http://hdl.handle.net/10183/258060001168695O presente trabalho versa acerca da criação de um áudio-drama produzido com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. Através do uso de Role Playing Game (RPG), suas mecânicas e dinâmicas de jogo, buscou-se criar uma experiência significativa de aprendizagem histórica, através das relações possíveis entre jogos e ensino de História, bem como o uso de técnicas de Storytelling na construção de narrativas ficcionais colaborativas. A experiência resulta em uma áudio-drama com seis episódios, disponíveis em diversas plataformas digitais de streaming de áudio, além de reflexões acerca do uso de RPGs como ferramenta e linguagem de aprendizagem em História e seus benefícios.This dissertation deals with the creation of an áudio-drama produced with students of the 9th year of Elementary School of the Municipal Teaching Network of Esteio/RS. Through the use of Role Playing Game (RPG), its mechanics and game dynamics, looked for the creation of a meaningful historical learning experience, through the possible relationships between games and History teaching, as well as the use of Storytelling techniques in the construction of collaborative fictional narratives. The experience results in an áudio-drama with six episodes, available on several digital áudio streaming platforms, in addition to reflections on the use of RPGs as a tool and language for learning History and its benefits.application/pdfporEnsino de históriaRole Playing Game (RPG)Narração de históriasRPGStorytellingHistory teachingQuem tem e faz história é gente : produzindo uma narrativa ficcional histórica em formato de áudio-drama com o uso de RPGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168695.pdf.txt001168695.pdf.txtExtracted Texttext/plain90123http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258060/2/001168695.pdf.txt64c60cdbde5c6832d9e3ecc4960dde45MD52ORIGINAL001168695.pdfTexto completoapplication/pdf13867721http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258060/1/001168695.pdf983768058891b91d4ef8b4ae621a0babMD5110183/2580602023-05-14 03:25:07.598315oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258060Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-14T06:25:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quem tem e faz história é gente : produzindo uma narrativa ficcional histórica em formato de áudio-drama com o uso de RPG
title Quem tem e faz história é gente : produzindo uma narrativa ficcional histórica em formato de áudio-drama com o uso de RPG
spellingShingle Quem tem e faz história é gente : produzindo uma narrativa ficcional histórica em formato de áudio-drama com o uso de RPG
Sumariva, Guilherme Garcia
Ensino de história
Role Playing Game (RPG)
Narração de histórias
RPG
Storytelling
History teaching
title_short Quem tem e faz história é gente : produzindo uma narrativa ficcional histórica em formato de áudio-drama com o uso de RPG
title_full Quem tem e faz história é gente : produzindo uma narrativa ficcional histórica em formato de áudio-drama com o uso de RPG
title_fullStr Quem tem e faz história é gente : produzindo uma narrativa ficcional histórica em formato de áudio-drama com o uso de RPG
title_full_unstemmed Quem tem e faz história é gente : produzindo uma narrativa ficcional histórica em formato de áudio-drama com o uso de RPG
title_sort Quem tem e faz história é gente : produzindo uma narrativa ficcional histórica em formato de áudio-drama com o uso de RPG
author Sumariva, Guilherme Garcia
author_facet Sumariva, Guilherme Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sumariva, Guilherme Garcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guazzelli, Cesar Augusto Barcellos
contributor_str_mv Guazzelli, Cesar Augusto Barcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Role Playing Game (RPG)
Narração de histórias
topic Ensino de história
Role Playing Game (RPG)
Narração de histórias
RPG
Storytelling
History teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv RPG
Storytelling
History teaching
description O presente trabalho versa acerca da criação de um áudio-drama produzido com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. Através do uso de Role Playing Game (RPG), suas mecânicas e dinâmicas de jogo, buscou-se criar uma experiência significativa de aprendizagem histórica, através das relações possíveis entre jogos e ensino de História, bem como o uso de técnicas de Storytelling na construção de narrativas ficcionais colaborativas. A experiência resulta em uma áudio-drama com seis episódios, disponíveis em diversas plataformas digitais de streaming de áudio, além de reflexões acerca do uso de RPGs como ferramenta e linguagem de aprendizagem em História e seus benefícios.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-13T03:28:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258060
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168695
url http://hdl.handle.net/10183/258060
identifier_str_mv 001168695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258060/2/001168695.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258060/1/001168695.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 64c60cdbde5c6832d9e3ecc4960dde45
983768058891b91d4ef8b4ae621a0bab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085617704370176