Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Janaína Kremer da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/115965
Resumo: Este trabalho investiga como se articulam, no discurso da atuação teatral, as ideias de presença e do verdadeiro e como o ator se forja a partir da emergência desses objetos de pensamento. Procura aproximar a voz de dois diretores pedagogos em atividade, Peter Brook e Ariane Mnouchkine, aos conceitos de verdade e presença de filósofos como Hans Ulrich Gumbrecht, Michel Foucault, Hannah Arendt, Friederich Nietzsche, entre outros. Ao inscrever-se na categoria dos Estudos da Presença, a metodologia possui um caráter autorreferencial. Parte-se de quatro relatos de experiência da autora para abordar aquilo que se diz da prática na prática e de que forma os dizeres da filosofia auxiliam na compreensão desses discursos. Pretende-se fazer perceber que as ideias de presença e verdade confundem-se como modos de dizer dos atores para se referir a algo não possível de ser dito.
id URGS_4f5e1261da601537f73a14dd6de9ff76
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115965
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Motta, Janaína Kremer daIcle, Gilberto2015-05-08T01:58:56Z2012http://hdl.handle.net/10183/115965000964770Este trabalho investiga como se articulam, no discurso da atuação teatral, as ideias de presença e do verdadeiro e como o ator se forja a partir da emergência desses objetos de pensamento. Procura aproximar a voz de dois diretores pedagogos em atividade, Peter Brook e Ariane Mnouchkine, aos conceitos de verdade e presença de filósofos como Hans Ulrich Gumbrecht, Michel Foucault, Hannah Arendt, Friederich Nietzsche, entre outros. Ao inscrever-se na categoria dos Estudos da Presença, a metodologia possui um caráter autorreferencial. Parte-se de quatro relatos de experiência da autora para abordar aquilo que se diz da prática na prática e de que forma os dizeres da filosofia auxiliam na compreensão desses discursos. Pretende-se fazer perceber que as ideias de presença e verdade confundem-se como modos de dizer dos atores para se referir a algo não possível de ser dito.This thesis investigates how the ideas of presence and of truth are articulated in the discourse of theatrical performance, and how actors shape themselves upon the emergence of these objects of thought. It seeks to approximate the voice of two pedagogue directors in activity, Peter Brook and Ariane Mnouchkine, to the concepts of truth and presence in philosophers such as Hans Ulrich Gumbrecht, Michel Foucault, Hannah Arendt and Friedrich Nietzsche, among others. Inscribing itself in the category of Studies of Presence, the methodology possesses a self-referential nature. It departs from four accounts of the author's own experience to approach that which is said of practice in practice, and how statements of philosophy help the understanding of these discourses. It aims to make perceptible that the ideas of presence and truth are confounded as manners of speaking of the actors to refer to something which is not possible to be said.application/pdfporAtoresPedagogiaPedagogy of the actorActingTruthPresenceParecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do atorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964770.pdf000964770.pdfTexto completoapplication/pdf793605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115965/1/000964770.pdf1bc8ab3db164a01e9863d83912230272MD51TEXT000964770.pdf.txt000964770.pdf.txtExtracted Texttext/plain200724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115965/2/000964770.pdf.txt6eb9a7796a4a846816a5310c8a2d2502MD52THUMBNAIL000964770.pdf.jpg000964770.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115965/3/000964770.pdf.jpgee2a1ca115f8ab111dcf735ebdf2a031MD5310183/1159652018-10-22 07:43:52.882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115965Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T10:43:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator
title Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator
spellingShingle Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator
Motta, Janaína Kremer da
Atores
Pedagogia
Pedagogy of the actor
Acting
Truth
Presence
title_short Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator
title_full Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator
title_fullStr Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator
title_full_unstemmed Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator
title_sort Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator
author Motta, Janaína Kremer da
author_facet Motta, Janaína Kremer da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Janaína Kremer da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Icle, Gilberto
contributor_str_mv Icle, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Atores
Pedagogia
topic Atores
Pedagogia
Pedagogy of the actor
Acting
Truth
Presence
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogy of the actor
Acting
Truth
Presence
description Este trabalho investiga como se articulam, no discurso da atuação teatral, as ideias de presença e do verdadeiro e como o ator se forja a partir da emergência desses objetos de pensamento. Procura aproximar a voz de dois diretores pedagogos em atividade, Peter Brook e Ariane Mnouchkine, aos conceitos de verdade e presença de filósofos como Hans Ulrich Gumbrecht, Michel Foucault, Hannah Arendt, Friederich Nietzsche, entre outros. Ao inscrever-se na categoria dos Estudos da Presença, a metodologia possui um caráter autorreferencial. Parte-se de quatro relatos de experiência da autora para abordar aquilo que se diz da prática na prática e de que forma os dizeres da filosofia auxiliam na compreensão desses discursos. Pretende-se fazer perceber que as ideias de presença e verdade confundem-se como modos de dizer dos atores para se referir a algo não possível de ser dito.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-08T01:58:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/115965
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000964770
url http://hdl.handle.net/10183/115965
identifier_str_mv 000964770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115965/1/000964770.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115965/2/000964770.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115965/3/000964770.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1bc8ab3db164a01e9863d83912230272
6eb9a7796a4a846816a5310c8a2d2502
ee2a1ca115f8ab111dcf735ebdf2a031
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085318937804800