Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115965 |
Resumo: | Este trabalho investiga como se articulam, no discurso da atuação teatral, as ideias de presença e do verdadeiro e como o ator se forja a partir da emergência desses objetos de pensamento. Procura aproximar a voz de dois diretores pedagogos em atividade, Peter Brook e Ariane Mnouchkine, aos conceitos de verdade e presença de filósofos como Hans Ulrich Gumbrecht, Michel Foucault, Hannah Arendt, Friederich Nietzsche, entre outros. Ao inscrever-se na categoria dos Estudos da Presença, a metodologia possui um caráter autorreferencial. Parte-se de quatro relatos de experiência da autora para abordar aquilo que se diz da prática na prática e de que forma os dizeres da filosofia auxiliam na compreensão desses discursos. Pretende-se fazer perceber que as ideias de presença e verdade confundem-se como modos de dizer dos atores para se referir a algo não possível de ser dito. |
id |
URGS_4f5e1261da601537f73a14dd6de9ff76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115965 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Motta, Janaína Kremer daIcle, Gilberto2015-05-08T01:58:56Z2012http://hdl.handle.net/10183/115965000964770Este trabalho investiga como se articulam, no discurso da atuação teatral, as ideias de presença e do verdadeiro e como o ator se forja a partir da emergência desses objetos de pensamento. Procura aproximar a voz de dois diretores pedagogos em atividade, Peter Brook e Ariane Mnouchkine, aos conceitos de verdade e presença de filósofos como Hans Ulrich Gumbrecht, Michel Foucault, Hannah Arendt, Friederich Nietzsche, entre outros. Ao inscrever-se na categoria dos Estudos da Presença, a metodologia possui um caráter autorreferencial. Parte-se de quatro relatos de experiência da autora para abordar aquilo que se diz da prática na prática e de que forma os dizeres da filosofia auxiliam na compreensão desses discursos. Pretende-se fazer perceber que as ideias de presença e verdade confundem-se como modos de dizer dos atores para se referir a algo não possível de ser dito.This thesis investigates how the ideas of presence and of truth are articulated in the discourse of theatrical performance, and how actors shape themselves upon the emergence of these objects of thought. It seeks to approximate the voice of two pedagogue directors in activity, Peter Brook and Ariane Mnouchkine, to the concepts of truth and presence in philosophers such as Hans Ulrich Gumbrecht, Michel Foucault, Hannah Arendt and Friedrich Nietzsche, among others. Inscribing itself in the category of Studies of Presence, the methodology possesses a self-referential nature. It departs from four accounts of the author's own experience to approach that which is said of practice in practice, and how statements of philosophy help the understanding of these discourses. It aims to make perceptible that the ideas of presence and truth are confounded as manners of speaking of the actors to refer to something which is not possible to be said.application/pdfporAtoresPedagogiaPedagogy of the actorActingTruthPresenceParecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do atorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000964770.pdf000964770.pdfTexto completoapplication/pdf793605http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115965/1/000964770.pdf1bc8ab3db164a01e9863d83912230272MD51TEXT000964770.pdf.txt000964770.pdf.txtExtracted Texttext/plain200724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115965/2/000964770.pdf.txt6eb9a7796a4a846816a5310c8a2d2502MD52THUMBNAIL000964770.pdf.jpg000964770.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115965/3/000964770.pdf.jpgee2a1ca115f8ab111dcf735ebdf2a031MD5310183/1159652018-10-22 07:43:52.882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115965Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T10:43:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator |
title |
Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator |
spellingShingle |
Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator Motta, Janaína Kremer da Atores Pedagogia Pedagogy of the actor Acting Truth Presence |
title_short |
Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator |
title_full |
Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator |
title_fullStr |
Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator |
title_full_unstemmed |
Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator |
title_sort |
Parecer ser para vir a ser : aproximações entre os discursos do verdadeiro e da presença na pedagogia do ator |
author |
Motta, Janaína Kremer da |
author_facet |
Motta, Janaína Kremer da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motta, Janaína Kremer da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Icle, Gilberto |
contributor_str_mv |
Icle, Gilberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atores Pedagogia |
topic |
Atores Pedagogia Pedagogy of the actor Acting Truth Presence |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Pedagogy of the actor Acting Truth Presence |
description |
Este trabalho investiga como se articulam, no discurso da atuação teatral, as ideias de presença e do verdadeiro e como o ator se forja a partir da emergência desses objetos de pensamento. Procura aproximar a voz de dois diretores pedagogos em atividade, Peter Brook e Ariane Mnouchkine, aos conceitos de verdade e presença de filósofos como Hans Ulrich Gumbrecht, Michel Foucault, Hannah Arendt, Friederich Nietzsche, entre outros. Ao inscrever-se na categoria dos Estudos da Presença, a metodologia possui um caráter autorreferencial. Parte-se de quatro relatos de experiência da autora para abordar aquilo que se diz da prática na prática e de que forma os dizeres da filosofia auxiliam na compreensão desses discursos. Pretende-se fazer perceber que as ideias de presença e verdade confundem-se como modos de dizer dos atores para se referir a algo não possível de ser dito. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-08T01:58:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115965 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000964770 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115965 |
identifier_str_mv |
000964770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115965/1/000964770.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115965/2/000964770.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115965/3/000964770.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1bc8ab3db164a01e9863d83912230272 6eb9a7796a4a846816a5310c8a2d2502 ee2a1ca115f8ab111dcf735ebdf2a031 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085318937804800 |