Adolescência e moralidade : o professor que faz a diferença

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gallego, Andréa Bonetti
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/8579
Resumo: Este estudo pesquisou como um professor pode ocupar o lugar de adulto significativo/respeitado e ser relevante no processo de constituição da moral do adolescente, através das representações dos alunos. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética, em especial o desenvolvimento moral na obra de Jean Piaget. O tema norteador desta pesquisa é a questão do respeito nas relações entre professor e aluno, considerada a partir do lugar de adulto significativo que o professor pode ocupar, facilitando ao aluno seu processo de desenvolvimento moral e o caminho para a autonomia e para a cooperação. A metodologia adotada define-se como uma pesquisa qualitativa, realizada através do método de estudo de casos múltiplos. Foi realizada em uma escola pública da rede estadual de Porto Alegre, elegendo como sujeitos os alunos adolescentes do terceiro ano do ensino médio e os professores indicados como mais significativos pelos alunos. A coleta de dados organiza-se em duas etapas, sendo a primeira um questionário escrito, que apontou quais os professores mais indicados pelos alunos como aqueles mais significativos/respeitados. Em uma segunda etapa foram entrevistados quatorze adolescentes selecionados na etapa anterior e os cinco professores mais indicados. Os dados foram organizados em casos constituídos de um professor e os alunos que o escolheram, buscando determinar as características da relação que se estabelece entre os alunos e este professor que faz a diferença. O resultados obtidos indicam que o professor que pode fazer a diferença para a constituição da moral da autonomia do adolescente é aquele que favorece que se estabeleçam relações de cooperação e respeito mútuo, sendo necessárias características de afeto e particularidade nestas relações. Evidenciou-se também a relevância da reflexão destes docentes sobre sua prática e sobre o desenvolvimento moral.
id URGS_4feca00e5252015a9a3ba282d5ecc374
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8579
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gallego, Andréa BonettiBecker, Maria Luiza Rheingantz2007-06-06T19:17:12Z2006http://hdl.handle.net/10183/8579000581610Este estudo pesquisou como um professor pode ocupar o lugar de adulto significativo/respeitado e ser relevante no processo de constituição da moral do adolescente, através das representações dos alunos. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética, em especial o desenvolvimento moral na obra de Jean Piaget. O tema norteador desta pesquisa é a questão do respeito nas relações entre professor e aluno, considerada a partir do lugar de adulto significativo que o professor pode ocupar, facilitando ao aluno seu processo de desenvolvimento moral e o caminho para a autonomia e para a cooperação. A metodologia adotada define-se como uma pesquisa qualitativa, realizada através do método de estudo de casos múltiplos. Foi realizada em uma escola pública da rede estadual de Porto Alegre, elegendo como sujeitos os alunos adolescentes do terceiro ano do ensino médio e os professores indicados como mais significativos pelos alunos. A coleta de dados organiza-se em duas etapas, sendo a primeira um questionário escrito, que apontou quais os professores mais indicados pelos alunos como aqueles mais significativos/respeitados. Em uma segunda etapa foram entrevistados quatorze adolescentes selecionados na etapa anterior e os cinco professores mais indicados. Os dados foram organizados em casos constituídos de um professor e os alunos que o escolheram, buscando determinar as características da relação que se estabelece entre os alunos e este professor que faz a diferença. O resultados obtidos indicam que o professor que pode fazer a diferença para a constituição da moral da autonomia do adolescente é aquele que favorece que se estabeleçam relações de cooperação e respeito mútuo, sendo necessárias características de afeto e particularidade nestas relações. Evidenciou-se também a relevância da reflexão destes docentes sobre sua prática e sobre o desenvolvimento moral.Este estudio investigó como un profesor puede ocupar el lugar de adulto significativo/respetado y ser relevante en el proceso de constitución de la moral del adolescente, a través de las representaciones de los alumnos. El principal referencial teórico utilizado fue la Epistemología Genética, en especial el desarrollo moral en la obra de Jean Piaget. El tema que nortea esta investigación es la cuestión del respeto en las relaciones entre profesor y alumno, considerada a partir del lugar de adulto significativo que el profesor puede ocupar, facilitando al aluno su proceso de desarrollo moral y el camino hacia la autonomía y hacia la cooperación. La metodología utilizada se define como una investigación cualitativa, realizada a través del método de estudio de casos múltiples. Fue realizado en una escuela pública de la red estadual de Porto Alegre, eligiendo como sujetos los alumnos adolescentes de tercer año de escuela secundaria y los profesores indicados como más significativos por los alumnos. La colecta de datos se organiza en dos etapas, siendo la primera un cuestionario escrito, que señaló cuales eran los profesores más indicados por los alumnos como siendo aquellos más significativos/respetados. En una segunda etapa fueron entrevistados los catorce adolescentes seleccionados en la etapa anterior y los cinco profesores más indicados. Los datos fueron organizados en casos constituidos por un profesor y los alumnos que lo eligieron, buscando determinar las características de la relación que se establece entre los alumnos y este profesor que marca la diferencia. Los resultados obtenidos indican que el profesor que puede marcar la diferencia en lo que dice respecto a la constitución de la moral y de la autonomía del adolescente es aquel que favorece que se establezcan relaciones de cooperación y respeto mutuo, siendo necesarias características de afecto y particularidad en estas relaciones. Quedó evidenciada también la relevancia de la reflexión de estos docentes sobre su práctica y sobre el desarrollo moral.application/pdfporPiaget, Jean, 1896-1980AdolescenteDesenvolvimento moralRelação professor-alunoEstatuto da criança e do adolescenteBrasilEpistemologia genéticaPsicologia da educaçãoPsicologia da adolescênciaAdolescenciaDesarrollo moralRespeto mutuoCooperaciónRelación profesor y alumnoAdolescência e moralidade : o professor que faz a diferençainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000581610.pdf000581610.pdfTexto parcialapplication/pdf460591http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8579/1/000581610.pdfedb7af75d8135a70474cffcb3d2363e5MD51TEXT000581610.pdf.txt000581610.pdf.txtExtracted Texttext/plain350952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8579/2/000581610.pdf.txtf92dc30eb25eec66304e56bf2082cfa2MD52THUMBNAIL000581610.pdf.jpg000581610.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1066http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8579/3/000581610.pdf.jpg04b735d0eef20aae8ce157d7af9d5327MD5310183/85792023-09-08 03:31:39.254512oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8579Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-08T06:31:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Adolescência e moralidade : o professor que faz a diferença
title Adolescência e moralidade : o professor que faz a diferença
spellingShingle Adolescência e moralidade : o professor que faz a diferença
Gallego, Andréa Bonetti
Piaget, Jean, 1896-1980
Adolescente
Desenvolvimento moral
Relação professor-aluno
Estatuto da criança e do adolescente
Brasil
Epistemologia genética
Psicologia da educação
Psicologia da adolescência
Adolescencia
Desarrollo moral
Respeto mutuo
Cooperación
Relación profesor y alumno
title_short Adolescência e moralidade : o professor que faz a diferença
title_full Adolescência e moralidade : o professor que faz a diferença
title_fullStr Adolescência e moralidade : o professor que faz a diferença
title_full_unstemmed Adolescência e moralidade : o professor que faz a diferença
title_sort Adolescência e moralidade : o professor que faz a diferença
author Gallego, Andréa Bonetti
author_facet Gallego, Andréa Bonetti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gallego, Andréa Bonetti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Maria Luiza Rheingantz
contributor_str_mv Becker, Maria Luiza Rheingantz
dc.subject.por.fl_str_mv Piaget, Jean, 1896-1980
Adolescente
Desenvolvimento moral
Relação professor-aluno
Estatuto da criança e do adolescente
Brasil
Epistemologia genética
Psicologia da educação
Psicologia da adolescência
topic Piaget, Jean, 1896-1980
Adolescente
Desenvolvimento moral
Relação professor-aluno
Estatuto da criança e do adolescente
Brasil
Epistemologia genética
Psicologia da educação
Psicologia da adolescência
Adolescencia
Desarrollo moral
Respeto mutuo
Cooperación
Relación profesor y alumno
dc.subject.spa.fl_str_mv Adolescencia
Desarrollo moral
Respeto mutuo
Cooperación
Relación profesor y alumno
description Este estudo pesquisou como um professor pode ocupar o lugar de adulto significativo/respeitado e ser relevante no processo de constituição da moral do adolescente, através das representações dos alunos. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética, em especial o desenvolvimento moral na obra de Jean Piaget. O tema norteador desta pesquisa é a questão do respeito nas relações entre professor e aluno, considerada a partir do lugar de adulto significativo que o professor pode ocupar, facilitando ao aluno seu processo de desenvolvimento moral e o caminho para a autonomia e para a cooperação. A metodologia adotada define-se como uma pesquisa qualitativa, realizada através do método de estudo de casos múltiplos. Foi realizada em uma escola pública da rede estadual de Porto Alegre, elegendo como sujeitos os alunos adolescentes do terceiro ano do ensino médio e os professores indicados como mais significativos pelos alunos. A coleta de dados organiza-se em duas etapas, sendo a primeira um questionário escrito, que apontou quais os professores mais indicados pelos alunos como aqueles mais significativos/respeitados. Em uma segunda etapa foram entrevistados quatorze adolescentes selecionados na etapa anterior e os cinco professores mais indicados. Os dados foram organizados em casos constituídos de um professor e os alunos que o escolheram, buscando determinar as características da relação que se estabelece entre os alunos e este professor que faz a diferença. O resultados obtidos indicam que o professor que pode fazer a diferença para a constituição da moral da autonomia do adolescente é aquele que favorece que se estabeleçam relações de cooperação e respeito mútuo, sendo necessárias características de afeto e particularidade nestas relações. Evidenciou-se também a relevância da reflexão destes docentes sobre sua prática e sobre o desenvolvimento moral.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:17:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/8579
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000581610
url http://hdl.handle.net/10183/8579
identifier_str_mv 000581610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8579/1/000581610.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8579/2/000581610.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8579/3/000581610.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv edb7af75d8135a70474cffcb3d2363e5
f92dc30eb25eec66304e56bf2082cfa2
04b735d0eef20aae8ce157d7af9d5327
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085087654445056