Calibração de modelo de car-following em simulador de direção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lanes, Tiago Kirsch
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262146
Resumo: O uso de simuladores permite a reprodução de eventos para a coleta de dados. Simuladores de direção são utilizados para prover experiências sensoriais que emulam a experiência de condução de um veículo. Modelos que se propõem a reproduzir o comportamento de um condutor inserido no tráfego chamam-se modelos de car-following. Tais modelos requerem a calibração de seus parâmetros conforme o cenário analisado. O presente trabalho propõe um método para a calibração desses parâmetros utilizando-se de dados coletados em simuladores de direção. Para isso foram coletados no simulador de direção do Laboratório de Sistemas de Transportes (LASTRAN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e desenvolvido um algoritmo para determinação dos parâmetros de calibração do modelo de carfollowing de Wiedemann - W99. Os resultados foram avaliados quanto à sua variação e sensibilidade à fatores demográficos e individuais. Os resultados indicam que o modelo de Wiedemann consegue reproduzir o comportamento de motoristas m simuladores de direção e que é possível o desenvolvimento de metodologias para calibração do modelo W99 atrás da utilização de dados coletados em simuladores de direção.
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spelling Lanes, Tiago KirschCybis, Helena Beatriz Bettella2023-07-14T03:31:06Z2023http://hdl.handle.net/10183/262146001171731O uso de simuladores permite a reprodução de eventos para a coleta de dados. Simuladores de direção são utilizados para prover experiências sensoriais que emulam a experiência de condução de um veículo. Modelos que se propõem a reproduzir o comportamento de um condutor inserido no tráfego chamam-se modelos de car-following. Tais modelos requerem a calibração de seus parâmetros conforme o cenário analisado. O presente trabalho propõe um método para a calibração desses parâmetros utilizando-se de dados coletados em simuladores de direção. Para isso foram coletados no simulador de direção do Laboratório de Sistemas de Transportes (LASTRAN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e desenvolvido um algoritmo para determinação dos parâmetros de calibração do modelo de carfollowing de Wiedemann - W99. Os resultados foram avaliados quanto à sua variação e sensibilidade à fatores demográficos e individuais. Os resultados indicam que o modelo de Wiedemann consegue reproduzir o comportamento de motoristas m simuladores de direção e que é possível o desenvolvimento de metodologias para calibração do modelo W99 atrás da utilização de dados coletados em simuladores de direção.The use of simulators allows the reproduction of events for data collection. Driving simulators are used to provide sensory experiences that emulate the experience of driving a vehicle. Models that propose to reproduce the behavior of a driver inserted in traffic are called carfollowing models. Such models satisfied the measurement of their parameters according to the scenario. The present work proposes a method for the calibration of these parameters using data collected in driving simulators. For this, they were collected in the driving simulator of the Transport Systems Laboratory (LASTRAN), at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), and an algorithm was developed for the calibration parameters of the car-following model W99 by Wiedemann. Results were evaluated for variation and sensitivity to demographic and individual factors. The results indicate that the Wiedemann model can reproduce the behavior of drivers in driving simulators and that it is possible to develop methodologies for calibrating the W99 model after using data collected in driving simulators.application/pdfporCondução de veículoSimulação computacionalCalibraçãoDriving simulatorsCar-followingCalibrationCalibração de modelo de car-following em simulador de direçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171731.pdf.txt001171731.pdf.txtExtracted Texttext/plain184940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262146/2/001171731.pdf.txt0d0a9f278ea0c576e00f8fc888a89febMD52ORIGINAL001171731.pdfTexto completoapplication/pdf2583348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262146/1/001171731.pdf165d05b9b8512d1600d6a6f8ef650485MD5110183/2621462023-07-15 03:27:36.234993oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262146Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-15T06:27:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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