Análise da validade comportamental de um simulador de direção imersivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andriola, César Luís
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221718
Resumo: Simuladores de direção se apresentam como ferramentas de elevado potencial de pesquisa no que se refere ao estudo do comportamento humano durante a tarefa de dirigir um veículo, tendo em vista a importância desse na ocorrência de acidentes de trânsito. Todavia, é necessário garantir que os simuladores representem corretamente essa tarefa de direção, por meio do processo de validação dos mesmos, ainda incipiente na literatura. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é avaliar a validade comportamental do simulador de direção imersivo do Laboratório de Sistemas de Transportes (LASTRAN) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em termos relativos (análise comparativa), absolutos (análise estatística), e pela estimação de modelos lineares simples. Para isso, foram coletados e analisados dados da direção em ambiente real, obtidos a partir da condução em campo em um veículo instrumentado, e dados da condução em ambiente virtual, em cenário reproduzindo as caracteristicas do ambiente real. Os resultados demostram, para a medida de desempenho velocidade, a validade relativa e bons ajustes para o modelo linear. Para a medida de desempenho posição, a validade relativa foi obtida para algumas configurações estudadas. O estudo também avaliou a ocorrência de simulator sickness e a percepção de realismo do cenário simulado, demonstrando a influência do ambiente imersivo nesses aspectos, com o aumento do mal-estar e boa avaliação dos itens: concentração na direção, identificação dos sons e isolamento do ambiente externo, respectivamente. Esses e outros resultados foram discutidos e interpretados a partir de resultados da literatura, e demonstram o potencial do simulador de direção do LASTRAN para estudos envolvendo o comportamento do motorista.
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