Epistemologia, complexidade e ciências da natureza : o ensino de biologia na escola básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flach, Pamela Ziliotto Sant Anna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189055
Resumo: Esta tese tem três focos principais que se atravessam e se articulam mutuamente: a epistemologia da ciência e da Biologia, o Ensino de Biologia e o paradigma da Complexidade. Nos interessamos particularmente em investigar como se constitui, na escola, a epistemologia da ciência Biologia na sua articulação com as Ciências da Natureza. A partir disso, nosso objetivo central consiste em compreender a epistemologia subjacente às Ciências da Natureza e, em particular à Biologia, no contexto do seu ensino na escola básica. Este objetivo desdobra-se em outros quatro específicos, investigados e apresentados ao longo de seis capítulos a partir dos Princípios da Complexidade de Edgar Morin. O primeiro objetivo específico, organizar uma síntese das posições epistemológicas/metodológicas de explicação dos fenômenos associadas às Ciências da Natureza, é apresentado no capítulo 2, à luz do princípio sistêmico/organizacional. Ao transpor tais ideias para a Biologia, no capítulo 3, discute-se as consequências dos aspectos epistemológicos e metodológicos abordados sobre a constituição de sua autonomia enquanto ciência legítima, adotando como referência o princípio hologramático. O segundo objetivo específico, investigar como os professores de Física, Química e Biologia compreendem a epistemologia e o ensino das Ciências da Natureza e, a partir disso, constroem para si a epistemologia de sua disciplina específica, foi operacionalizado a partir da realização de discussões em grupos focais em cinco escolas diferentes. Cada grupo foi constituído por três professores, de Biologia, Física e Química. Para abarcar o terceiro objetivo específico, no que se refere à Biologia, caracterizar a natureza do conhecimento biológico construído pelos professores nas suas práticas docentes, foram realizadas entrevistas episódicas com os professores de Biologia que previamente participaram das discussões focais. Os dados coletados tanto nos grupos focais quanto nas entrevistas episódicas foram interpretados através da análise de conteúdo. No capítulo 4 são apresentadas informações contextuais sobre o grupo de professores participantes da pesquisa. Para tanto, nos valemos do princípio de autoeco- organização para desenvolver a nossa noção de sujeito, estruturada a partir de Edgar Morin e Jean Piaget. Os dados dos grupos focais são apresentados e discutidos no capítulo 5, tomando como referência o princípio do circuito retroativo. O capítulo 6 apresenta as discussões dos dados coletados nas entrevistas episódicas a partir do princípio do circuito recursivo. Por fim, recorremos ao princípio da reintrodução do conhecimento e ao princípio dialógico para apresentar uma síntese daquilo que produzimos na tese e propor o conceito de inter-poli-transbiologia.
id URGS_50297bf480ecc8e171bd49dd3516797f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189055
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Flach, Pamela Ziliotto Sant AnnaDel Pino, Jose Claudio2019-02-28T02:28:42Z2018http://hdl.handle.net/10183/189055001088099Esta tese tem três focos principais que se atravessam e se articulam mutuamente: a epistemologia da ciência e da Biologia, o Ensino de Biologia e o paradigma da Complexidade. Nos interessamos particularmente em investigar como se constitui, na escola, a epistemologia da ciência Biologia na sua articulação com as Ciências da Natureza. A partir disso, nosso objetivo central consiste em compreender a epistemologia subjacente às Ciências da Natureza e, em particular à Biologia, no contexto do seu ensino na escola básica. Este objetivo desdobra-se em outros quatro específicos, investigados e apresentados ao longo de seis capítulos a partir dos Princípios da Complexidade de Edgar Morin. O primeiro objetivo específico, organizar uma síntese das posições epistemológicas/metodológicas de explicação dos fenômenos associadas às Ciências da Natureza, é apresentado no capítulo 2, à luz do princípio sistêmico/organizacional. Ao transpor tais ideias para a Biologia, no capítulo 3, discute-se as consequências dos aspectos epistemológicos e metodológicos abordados sobre a constituição de sua autonomia enquanto ciência legítima, adotando como referência o princípio hologramático. O segundo objetivo específico, investigar como os professores de Física, Química e Biologia compreendem a epistemologia e o ensino das Ciências da Natureza e, a partir disso, constroem para si a epistemologia de sua disciplina específica, foi operacionalizado a partir da realização de discussões em grupos focais em cinco escolas diferentes. Cada grupo foi constituído por três professores, de Biologia, Física e Química. Para abarcar o terceiro objetivo específico, no que se refere à Biologia, caracterizar a natureza do conhecimento biológico construído pelos professores nas suas práticas docentes, foram realizadas entrevistas episódicas com os professores de Biologia que previamente participaram das discussões focais. Os dados coletados tanto nos grupos focais quanto nas entrevistas episódicas foram interpretados através da análise de conteúdo. No capítulo 4 são apresentadas informações contextuais sobre o grupo de professores participantes da pesquisa. Para tanto, nos valemos do princípio de autoeco- organização para desenvolver a nossa noção de sujeito, estruturada a partir de Edgar Morin e Jean Piaget. Os dados dos grupos focais são apresentados e discutidos no capítulo 5, tomando como referência o princípio do circuito retroativo. O capítulo 6 apresenta as discussões dos dados coletados nas entrevistas episódicas a partir do princípio do circuito recursivo. Por fim, recorremos ao princípio da reintrodução do conhecimento e ao princípio dialógico para apresentar uma síntese daquilo que produzimos na tese e propor o conceito de inter-poli-transbiologia.This thesis has three main focuses that cross and articulate each other: the epistemology of science and biology, the teaching of biology and the paradigm of complexity. We are special interested to investigate how the epistemology of Biology is constituted in its articulation with the Sciences of Nature. Our central goal is to understand the epistemology of the Natural Sciences, specially Biology, in the context of its teaching in basic school. This major goal is divided into four specifics objectives and each one will be presented over six chapters based on Edgar Morin's Principles of Complexity. The first specific objective is to organize a synthesis of the epistemological/ methodological positions of explanation of the phenomena associated to the Natural Sciences and is presented in chapter 2, considering the systemic/ organizational principle. On transposing such ideas to biology, the third chapter discusses the consequences of the epistemological and methodological aspects addressed on the constitution of its autonomy as an authentic science, adopting as a reference the hologramatic principle. The second specific objective is to investigate how the teachers of Physics, Chemistry and Biology understand the epistemology and the teaching of the Nature Sciences. From this, we carried out five focal groups in five different schools. Each group was composed by three teachers, one of each discipline, in order to understand how they construct the epistemology of their specific discipline. Our third objective was to characterize the nature of biological knowledge constructed by teachers in their teaching practices. In order to achieve it, we proceed episodic interviews with biology teachers. These teachers were the same that had participated in focal groups discussions. Our data were interpreted with content analysis. Chapter 4 presents contextual information about the teachers participating in the research and discusses the notion of subject from Edgar Morin and Jean Piaget, considering the principle of self-eco-organization. The focus group data are presented and discussed in Chapter 5, taking as reference the retroactive circuit principle. Chapter 6 presents the discussions of the data collected in the episodic interviews based on the principle of recursive loop. Finally, we use the principle of the reintroduction of knowledge and the dialogical principle to present a synthesis of what we produce in this research and propose the concept of inter-poli-transbiology.application/pdfporEnsino de biologiaCiências da naturezaEpistemologiaEducação básicaComplexityEpistemologyBiologyTeachingEpistemologia, complexidade e ciências da natureza : o ensino de biologia na escola básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088099.pdf.txt001088099.pdf.txtExtracted Texttext/plain420593http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189055/2/001088099.pdf.txtb0c3d9a7e75a9981616f38012de6699cMD52ORIGINAL001088099.pdfTexto completoapplication/pdf1460451http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189055/1/001088099.pdf2df7416fcbbca1624053ffc0209d94e1MD5110183/1890552019-03-01 02:28:11.309154oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189055Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-03-01T05:28:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Epistemologia, complexidade e ciências da natureza : o ensino de biologia na escola básica
title Epistemologia, complexidade e ciências da natureza : o ensino de biologia na escola básica
spellingShingle Epistemologia, complexidade e ciências da natureza : o ensino de biologia na escola básica
Flach, Pamela Ziliotto Sant Anna
Ensino de biologia
Ciências da natureza
Epistemologia
Educação básica
Complexity
Epistemology
Biology
Teaching
title_short Epistemologia, complexidade e ciências da natureza : o ensino de biologia na escola básica
title_full Epistemologia, complexidade e ciências da natureza : o ensino de biologia na escola básica
title_fullStr Epistemologia, complexidade e ciências da natureza : o ensino de biologia na escola básica
title_full_unstemmed Epistemologia, complexidade e ciências da natureza : o ensino de biologia na escola básica
title_sort Epistemologia, complexidade e ciências da natureza : o ensino de biologia na escola básica
author Flach, Pamela Ziliotto Sant Anna
author_facet Flach, Pamela Ziliotto Sant Anna
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Flach, Pamela Ziliotto Sant Anna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Pino, Jose Claudio
contributor_str_mv Del Pino, Jose Claudio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de biologia
Ciências da natureza
Epistemologia
Educação básica
topic Ensino de biologia
Ciências da natureza
Epistemologia
Educação básica
Complexity
Epistemology
Biology
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Complexity
Epistemology
Biology
Teaching
description Esta tese tem três focos principais que se atravessam e se articulam mutuamente: a epistemologia da ciência e da Biologia, o Ensino de Biologia e o paradigma da Complexidade. Nos interessamos particularmente em investigar como se constitui, na escola, a epistemologia da ciência Biologia na sua articulação com as Ciências da Natureza. A partir disso, nosso objetivo central consiste em compreender a epistemologia subjacente às Ciências da Natureza e, em particular à Biologia, no contexto do seu ensino na escola básica. Este objetivo desdobra-se em outros quatro específicos, investigados e apresentados ao longo de seis capítulos a partir dos Princípios da Complexidade de Edgar Morin. O primeiro objetivo específico, organizar uma síntese das posições epistemológicas/metodológicas de explicação dos fenômenos associadas às Ciências da Natureza, é apresentado no capítulo 2, à luz do princípio sistêmico/organizacional. Ao transpor tais ideias para a Biologia, no capítulo 3, discute-se as consequências dos aspectos epistemológicos e metodológicos abordados sobre a constituição de sua autonomia enquanto ciência legítima, adotando como referência o princípio hologramático. O segundo objetivo específico, investigar como os professores de Física, Química e Biologia compreendem a epistemologia e o ensino das Ciências da Natureza e, a partir disso, constroem para si a epistemologia de sua disciplina específica, foi operacionalizado a partir da realização de discussões em grupos focais em cinco escolas diferentes. Cada grupo foi constituído por três professores, de Biologia, Física e Química. Para abarcar o terceiro objetivo específico, no que se refere à Biologia, caracterizar a natureza do conhecimento biológico construído pelos professores nas suas práticas docentes, foram realizadas entrevistas episódicas com os professores de Biologia que previamente participaram das discussões focais. Os dados coletados tanto nos grupos focais quanto nas entrevistas episódicas foram interpretados através da análise de conteúdo. No capítulo 4 são apresentadas informações contextuais sobre o grupo de professores participantes da pesquisa. Para tanto, nos valemos do princípio de autoeco- organização para desenvolver a nossa noção de sujeito, estruturada a partir de Edgar Morin e Jean Piaget. Os dados dos grupos focais são apresentados e discutidos no capítulo 5, tomando como referência o princípio do circuito retroativo. O capítulo 6 apresenta as discussões dos dados coletados nas entrevistas episódicas a partir do princípio do circuito recursivo. Por fim, recorremos ao princípio da reintrodução do conhecimento e ao princípio dialógico para apresentar uma síntese daquilo que produzimos na tese e propor o conceito de inter-poli-transbiologia.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-28T02:28:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189055
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001088099
url http://hdl.handle.net/10183/189055
identifier_str_mv 001088099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189055/2/001088099.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189055/1/001088099.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b0c3d9a7e75a9981616f38012de6699c
2df7416fcbbca1624053ffc0209d94e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085469823696896