Socialização profissional de professores de música : um estudo de caso em uma escola de música em Porto Alegre-RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/193993 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo central compreender a socialização profissional de professores de música em uma escola de música. Foi realizado um estudo de caso na Guitarríssima Escola de Música, localizada em Porto Alegre – RS. Através do enfoque qualitativo, foram entrevistados seis professores atuantes nesta instituição, buscando-se descrever e analisar: sua inserção e adaptação; experiências cotidianas e estabelecimento de vínculos; aprendizados como professores de música e perspectivas na projeção de carreira a partir da experiência na escola de música. A socialização profissional foi tratada através do enfoque sociológico de Dubar (2005; 2012) e Hugues (1958). Nele, o “drama social do trabalho” é visto como em construção permanente, conectando pessoas, situações e percursos. Os resultados caracterizam a socialização profissional como um processo ao mesmo tempo individual e coletivo. A identificação com a função de professor de música, na escola de música, ocorre de forma progressiva, iniciando antes mesmo de o professor assumir o cargo. Pouco a pouco, o profissional vai se adaptando através do que aqui chamei de fôrma institucional e fôrma didático-pedagógica. A primeira regrando as normas de conduta e postura profissional, bem como os focos de atendimento da instituição. Este estudo teve como objetivo central compreender a socialização profissional de professores de música em uma escola de música. Foi realizado um estudo de caso na Guitarríssima Escola de Música, localizada em Porto Alegre – RS. Através do enfoque qualitativo, foram entrevistados seis professores atuantes nesta instituição, buscando-se descrever e analisar: sua inserção e adaptação; experiências cotidianas e estabelecimento de vínculos; aprendizados como professores de música e perspectivas na projeção de carreira a partir da experiência na escola de música. A socialização profissional foi tratada através do enfoque sociológico de Dubar (2005; 2012) e Hugues (1958). Nele, o “drama social do trabalho” é visto como em construção permanente, conectando pessoas, situações e percursos. Os resultados caracterizam a socialização profissional como um processo ao mesmo tempo individual e coletivo. A identificação com a função de professor de música, na escola de música, ocorre de forma progressiva, iniciando antes mesmo de o professor assumir o cargo. Pouco a pouco, o profissional vai se adaptando através do que aqui chamei de fôrma institucional e fôrma didático-pedagógica. A primeira regrando as normas de conduta e postura profissional, bem como os focos de atendimento da instituição. |
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Soares, Rodrigo SabedotSouza, Jusamara Vieira de2019-05-08T02:34:56Z2019http://hdl.handle.net/10183/193993001093260Este estudo teve como objetivo central compreender a socialização profissional de professores de música em uma escola de música. Foi realizado um estudo de caso na Guitarríssima Escola de Música, localizada em Porto Alegre – RS. Através do enfoque qualitativo, foram entrevistados seis professores atuantes nesta instituição, buscando-se descrever e analisar: sua inserção e adaptação; experiências cotidianas e estabelecimento de vínculos; aprendizados como professores de música e perspectivas na projeção de carreira a partir da experiência na escola de música. A socialização profissional foi tratada através do enfoque sociológico de Dubar (2005; 2012) e Hugues (1958). Nele, o “drama social do trabalho” é visto como em construção permanente, conectando pessoas, situações e percursos. Os resultados caracterizam a socialização profissional como um processo ao mesmo tempo individual e coletivo. A identificação com a função de professor de música, na escola de música, ocorre de forma progressiva, iniciando antes mesmo de o professor assumir o cargo. Pouco a pouco, o profissional vai se adaptando através do que aqui chamei de fôrma institucional e fôrma didático-pedagógica. A primeira regrando as normas de conduta e postura profissional, bem como os focos de atendimento da instituição. Este estudo teve como objetivo central compreender a socialização profissional de professores de música em uma escola de música. Foi realizado um estudo de caso na Guitarríssima Escola de Música, localizada em Porto Alegre – RS. Através do enfoque qualitativo, foram entrevistados seis professores atuantes nesta instituição, buscando-se descrever e analisar: sua inserção e adaptação; experiências cotidianas e estabelecimento de vínculos; aprendizados como professores de música e perspectivas na projeção de carreira a partir da experiência na escola de música. A socialização profissional foi tratada através do enfoque sociológico de Dubar (2005; 2012) e Hugues (1958). Nele, o “drama social do trabalho” é visto como em construção permanente, conectando pessoas, situações e percursos. Os resultados caracterizam a socialização profissional como um processo ao mesmo tempo individual e coletivo. A identificação com a função de professor de música, na escola de música, ocorre de forma progressiva, iniciando antes mesmo de o professor assumir o cargo. Pouco a pouco, o profissional vai se adaptando através do que aqui chamei de fôrma institucional e fôrma didático-pedagógica. A primeira regrando as normas de conduta e postura profissional, bem como os focos de atendimento da instituição.This study aimed to understand the music teachers professional socialization in a music school. A case study was conducted at the Guitarríssima Escola de Música, located in Porto Alegre – RS. Through the qualitative approach, six teachers were interviewed, seeking to describe and analyze: their insertion and adaptation; everyday experiences and establishment of links; knowledge as music teachers and career projection perspectives from their experience in the music school. The socialization was treated through the sociological approach of Dubar (2005, 2012) and Hugues (1958), that consider that the “social drama of work” is permanently constructed, connecting people, situations and paths. The results characterize the professional socialization as an individual and collective process. The identification with the role of music teacher, in the music school, occurs in a progressive way, starting even before the teacher takes up the position. The professional is slowly becoming part (“shaping” itself) of the institutional and didactic-pedagogical structures, here called by me as “forms”. The first one determines the conduct standards and professional postures, as well as the focus of the institution as a business. The second structure correspond to the teaching way the teacher will learning and aggregating to their previous experiences. As long as they are establishing themselves as teachers, they can develop and expand the attendance to other student profiles. They also learn how to read and teach the student who aims to play an instrument or to sing as a hobby. Through the professional socialization, teachers also realize the specificities of teaching at the school dependences or at the student homes, as well as the production of shows. Independent of the teachers decisions of keep teaching at the music school or not, or even changing to other professional activity, the professional insertion in this space have produced reflection for all the interviewees, regardless their career projections, each one with his/her own particularities. This research contributes for the musical education studies, since the music schools are important spaces of work and formation of music teachers.application/pdfporEducação musicalEscola de musicaSocialização profissionalMusic school teacherProfessional socializationMusic schoolSocialização profissional de professores de música : um estudo de caso em uma escola de música em Porto Alegre-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093260.pdf.txt001093260.pdf.txtExtracted Texttext/plain398837http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193993/2/001093260.pdf.txt96368183a9379238d3adcea1c00701f0MD52ORIGINAL001093260.pdfTexto completoapplication/pdf1843453http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193993/1/001093260.pdfea507bb8b467abfc4028708b2cbba980MD5110183/1939932019-05-09 02:37:42.20456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193993Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-05-09T05:37:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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