Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17453 |
Resumo: | As escolas de música são espaços de reconhecida importância como instâncias de formação e atuação profissional em música no Brasil. Com o objetivo de compreender a escola de música em suas singularidades, esta tese parte da perspectiva da sociologia das instituições escolares, e de um estudo de caso realizado numa escola de música particular na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevistas e observações. Apoiado em autores como Estevão (1998), Castanho (2007) e Derouet (2000), o estudo mostra que a escola é vista, sobretudo, como um lugar para aprender e ensinar música, dotado de permanência, com missões próprias e sustentado por valores; com procedimentos próprios e com recursos instrumentais pertinentes. Estudar a escola de música enquanto instituição educativa, pode trazer para a área a consciência dos diferentes aspectos constituintes da escola, fazendo deles pontos de partida para a discussão da escola de música como campo de atuação profissional e de formação musical. |
id |
URGS_b7777eeab7d7af270625c4f840a08ff7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17453 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Cunha, Elisa da Silva eSouza, Jusamara Vieira de2009-10-14T04:17:12Z2009http://hdl.handle.net/10183/17453000717990As escolas de música são espaços de reconhecida importância como instâncias de formação e atuação profissional em música no Brasil. Com o objetivo de compreender a escola de música em suas singularidades, esta tese parte da perspectiva da sociologia das instituições escolares, e de um estudo de caso realizado numa escola de música particular na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevistas e observações. Apoiado em autores como Estevão (1998), Castanho (2007) e Derouet (2000), o estudo mostra que a escola é vista, sobretudo, como um lugar para aprender e ensinar música, dotado de permanência, com missões próprias e sustentado por valores; com procedimentos próprios e com recursos instrumentais pertinentes. Estudar a escola de música enquanto instituição educativa, pode trazer para a área a consciência dos diferentes aspectos constituintes da escola, fazendo deles pontos de partida para a discussão da escola de música como campo de atuação profissional e de formação musical.Music schools are places of acknowledged importance as venues for music education and professional performance in Brazil. In order to understand the music school in its singularities, this study adopts the perspective of the sociology of educational institutions, and of a case study conducted in a private music school in Porto Alegre, RS, Brazil. The techniques of data collection used were interviews and observations. Supported by authors such as Estevão (1998), Castanho (2007), and Derouet (2000), the study shows that the school is seen mainly as a place to learn and teach music, characterized by permanence, with its own missions and supported by values; with its own procedures and pertinent instrumental resources. Studying the music school as an educational institution can bring to this area the awareness of the various aspects that constitute the school, making them the starting points for the discussion of the music school as a field of professional performance and music education.application/pdfporEducação musical : EscolaEscola de musicaEducação musical : SociologiaInstituições escolaresMusica : Professores : FormacaoPrivate school of musicSchool institutionsMusical developmentSociology of music educationCompreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000717990.pdf000717990.pdfTexto completoapplication/pdf1401343http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17453/1/000717990.pdf78a1befd52d3c14c04b35900bc32dc15MD51TEXT000717990.pdf.txt000717990.pdf.txtExtracted Texttext/plain633268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17453/2/000717990.pdf.txte5077a78fc436cad330e426e7d456008MD52THUMBNAIL000717990.pdf.jpg000717990.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17453/3/000717990.pdf.jpg7a7ad17697e118b884e3d9a972e2494cMD5310183/174532018-10-08 07:58:26.623oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T10:58:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS |
title |
Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS |
spellingShingle |
Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS Cunha, Elisa da Silva e Educação musical : Escola Escola de musica Educação musical : Sociologia Instituições escolares Musica : Professores : Formacao Private school of music School institutions Musical development Sociology of music education |
title_short |
Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS |
title_full |
Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS |
title_fullStr |
Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS |
title_full_unstemmed |
Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS |
title_sort |
Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS |
author |
Cunha, Elisa da Silva e |
author_facet |
Cunha, Elisa da Silva e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Elisa da Silva e |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Souza, Jusamara Vieira de |
contributor_str_mv |
Souza, Jusamara Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação musical : Escola Escola de musica Educação musical : Sociologia Instituições escolares Musica : Professores : Formacao |
topic |
Educação musical : Escola Escola de musica Educação musical : Sociologia Instituições escolares Musica : Professores : Formacao Private school of music School institutions Musical development Sociology of music education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Private school of music School institutions Musical development Sociology of music education |
description |
As escolas de música são espaços de reconhecida importância como instâncias de formação e atuação profissional em música no Brasil. Com o objetivo de compreender a escola de música em suas singularidades, esta tese parte da perspectiva da sociologia das instituições escolares, e de um estudo de caso realizado numa escola de música particular na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevistas e observações. Apoiado em autores como Estevão (1998), Castanho (2007) e Derouet (2000), o estudo mostra que a escola é vista, sobretudo, como um lugar para aprender e ensinar música, dotado de permanência, com missões próprias e sustentado por valores; com procedimentos próprios e com recursos instrumentais pertinentes. Estudar a escola de música enquanto instituição educativa, pode trazer para a área a consciência dos diferentes aspectos constituintes da escola, fazendo deles pontos de partida para a discussão da escola de música como campo de atuação profissional e de formação musical. |
publishDate |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-10-14T04:17:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/17453 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000717990 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/17453 |
identifier_str_mv |
000717990 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17453/1/000717990.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17453/2/000717990.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17453/3/000717990.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
78a1befd52d3c14c04b35900bc32dc15 e5077a78fc436cad330e426e7d456008 7a7ad17697e118b884e3d9a972e2494c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085156200906752 |