Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Elisa da Silva e
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/17453
Resumo: As escolas de música são espaços de reconhecida importância como instâncias de formação e atuação profissional em música no Brasil. Com o objetivo de compreender a escola de música em suas singularidades, esta tese parte da perspectiva da sociologia das instituições escolares, e de um estudo de caso realizado numa escola de música particular na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevistas e observações. Apoiado em autores como Estevão (1998), Castanho (2007) e Derouet (2000), o estudo mostra que a escola é vista, sobretudo, como um lugar para aprender e ensinar música, dotado de permanência, com missões próprias e sustentado por valores; com procedimentos próprios e com recursos instrumentais pertinentes. Estudar a escola de música enquanto instituição educativa, pode trazer para a área a consciência dos diferentes aspectos constituintes da escola, fazendo deles pontos de partida para a discussão da escola de música como campo de atuação profissional e de formação musical.
id URGS_b7777eeab7d7af270625c4f840a08ff7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17453
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cunha, Elisa da Silva eSouza, Jusamara Vieira de2009-10-14T04:17:12Z2009http://hdl.handle.net/10183/17453000717990As escolas de música são espaços de reconhecida importância como instâncias de formação e atuação profissional em música no Brasil. Com o objetivo de compreender a escola de música em suas singularidades, esta tese parte da perspectiva da sociologia das instituições escolares, e de um estudo de caso realizado numa escola de música particular na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevistas e observações. Apoiado em autores como Estevão (1998), Castanho (2007) e Derouet (2000), o estudo mostra que a escola é vista, sobretudo, como um lugar para aprender e ensinar música, dotado de permanência, com missões próprias e sustentado por valores; com procedimentos próprios e com recursos instrumentais pertinentes. Estudar a escola de música enquanto instituição educativa, pode trazer para a área a consciência dos diferentes aspectos constituintes da escola, fazendo deles pontos de partida para a discussão da escola de música como campo de atuação profissional e de formação musical.Music schools are places of acknowledged importance as venues for music education and professional performance in Brazil. In order to understand the music school in its singularities, this study adopts the perspective of the sociology of educational institutions, and of a case study conducted in a private music school in Porto Alegre, RS, Brazil. The techniques of data collection used were interviews and observations. Supported by authors such as Estevão (1998), Castanho (2007), and Derouet (2000), the study shows that the school is seen mainly as a place to learn and teach music, characterized by permanence, with its own missions and supported by values; with its own procedures and pertinent instrumental resources. Studying the music school as an educational institution can bring to this area the awareness of the various aspects that constitute the school, making them the starting points for the discussion of the music school as a field of professional performance and music education.application/pdfporEducação musical : EscolaEscola de musicaEducação musical : SociologiaInstituições escolaresMusica : Professores : FormacaoPrivate school of musicSchool institutionsMusical developmentSociology of music educationCompreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000717990.pdf000717990.pdfTexto completoapplication/pdf1401343http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17453/1/000717990.pdf78a1befd52d3c14c04b35900bc32dc15MD51TEXT000717990.pdf.txt000717990.pdf.txtExtracted Texttext/plain633268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17453/2/000717990.pdf.txte5077a78fc436cad330e426e7d456008MD52THUMBNAIL000717990.pdf.jpg000717990.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg996http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17453/3/000717990.pdf.jpg7a7ad17697e118b884e3d9a972e2494cMD5310183/174532018-10-08 07:58:26.623oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T10:58:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS
title Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS
spellingShingle Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS
Cunha, Elisa da Silva e
Educação musical : Escola
Escola de musica
Educação musical : Sociologia
Instituições escolares
Musica : Professores : Formacao
Private school of music
School institutions
Musical development
Sociology of music education
title_short Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS
title_full Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS
title_fullStr Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS
title_full_unstemmed Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS
title_sort Compreender a escola de música como uma instituição : um estudo de caso em Porto Alegre, RS
author Cunha, Elisa da Silva e
author_facet Cunha, Elisa da Silva e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Elisa da Silva e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
contributor_str_mv Souza, Jusamara Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical : Escola
Escola de musica
Educação musical : Sociologia
Instituições escolares
Musica : Professores : Formacao
topic Educação musical : Escola
Escola de musica
Educação musical : Sociologia
Instituições escolares
Musica : Professores : Formacao
Private school of music
School institutions
Musical development
Sociology of music education
dc.subject.eng.fl_str_mv Private school of music
School institutions
Musical development
Sociology of music education
description As escolas de música são espaços de reconhecida importância como instâncias de formação e atuação profissional em música no Brasil. Com o objetivo de compreender a escola de música em suas singularidades, esta tese parte da perspectiva da sociologia das instituições escolares, e de um estudo de caso realizado numa escola de música particular na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevistas e observações. Apoiado em autores como Estevão (1998), Castanho (2007) e Derouet (2000), o estudo mostra que a escola é vista, sobretudo, como um lugar para aprender e ensinar música, dotado de permanência, com missões próprias e sustentado por valores; com procedimentos próprios e com recursos instrumentais pertinentes. Estudar a escola de música enquanto instituição educativa, pode trazer para a área a consciência dos diferentes aspectos constituintes da escola, fazendo deles pontos de partida para a discussão da escola de música como campo de atuação profissional e de formação musical.
publishDate 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-10-14T04:17:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/17453
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000717990
url http://hdl.handle.net/10183/17453
identifier_str_mv 000717990
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17453/1/000717990.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17453/2/000717990.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17453/3/000717990.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 78a1befd52d3c14c04b35900bc32dc15
e5077a78fc436cad330e426e7d456008
7a7ad17697e118b884e3d9a972e2494c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085156200906752