Realismo mágico no cinema contemporâneo : uma análise de Los silencios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/275598 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo analisar o filme Los Silencios (Beatriz Seigner, 2018), pensando o discurso mágico-realista no cinema e as formas que este possui de narrar o real. Para isso, em um primeiro momento, buscou-se conceituar o que se compreende por realismo mágico, partindo das características observadas em sua manifestação na literatura, a partir de Alejo Carpentier (1995, 2009), Irlemar Chiampi (2015), Elizabeth Hegerfeldt (2005), Erik Schollhammer (2004), entre outros. Em seguida, entrou-se na área de estudos cinematográficos. Buscou-se entender quais marcas da modalidade são mantidas no campo audiovisual, e como estas são adaptadas esteticamente para criarem o mesmo efeito de encantamento – Fredric Jameson (1995) e Felicity Gee (2013, 2021) são os principais autores que apoiam este momento. Após, Los Silencios foi localizado dentro de uma corrente estética mais ampla, o do realismo sensório ou estética de fluxo, de modo a posicionar suas características estético-narrativas com a forma mágico-realista; Erly Vieira Jr. (2021) e André Bazin (1991), são nomes que compõem esta seção. Por fim, foi realizada a análise fílmica do objeto, apoiada por todos os autores já mencionados até então, acrescentando-se Gaston Bachelard (1987, 1997), Erick Felinto (2008), entre outros. Assim, demonstrou-se como a manipulação das noções de espaço-tempo, a manutenção da ambiguidade e a figuração de fantasmas através de uma materialidade corpórea ajudam a criar o afeto mágico-realista, usando da ideia do sobrenatural para levantar uma reflexão sobre as camadas sensíveis da experiência do refugiado de guerra colombiano, enredo da obra aqui estudada. |
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Vidal, Giulia ZalazarRossini, Miriam de Souza2024-06-07T06:17:43Z2024http://hdl.handle.net/10183/275598001201585Esta dissertação tem como objetivo analisar o filme Los Silencios (Beatriz Seigner, 2018), pensando o discurso mágico-realista no cinema e as formas que este possui de narrar o real. Para isso, em um primeiro momento, buscou-se conceituar o que se compreende por realismo mágico, partindo das características observadas em sua manifestação na literatura, a partir de Alejo Carpentier (1995, 2009), Irlemar Chiampi (2015), Elizabeth Hegerfeldt (2005), Erik Schollhammer (2004), entre outros. Em seguida, entrou-se na área de estudos cinematográficos. Buscou-se entender quais marcas da modalidade são mantidas no campo audiovisual, e como estas são adaptadas esteticamente para criarem o mesmo efeito de encantamento – Fredric Jameson (1995) e Felicity Gee (2013, 2021) são os principais autores que apoiam este momento. Após, Los Silencios foi localizado dentro de uma corrente estética mais ampla, o do realismo sensório ou estética de fluxo, de modo a posicionar suas características estético-narrativas com a forma mágico-realista; Erly Vieira Jr. (2021) e André Bazin (1991), são nomes que compõem esta seção. Por fim, foi realizada a análise fílmica do objeto, apoiada por todos os autores já mencionados até então, acrescentando-se Gaston Bachelard (1987, 1997), Erick Felinto (2008), entre outros. Assim, demonstrou-se como a manipulação das noções de espaço-tempo, a manutenção da ambiguidade e a figuração de fantasmas através de uma materialidade corpórea ajudam a criar o afeto mágico-realista, usando da ideia do sobrenatural para levantar uma reflexão sobre as camadas sensíveis da experiência do refugiado de guerra colombiano, enredo da obra aqui estudada.This dissertation aims to analyze the film Los Silencios (Beatriz Seigner, 2018), exploring the magic-realist discourse in cinema, and the ways it can narrate reality. To achieve this, initially, we sought to conceptualize what is understood by magic(al) realism, based on the characteristics observed in its manifestation in literature, as understood by Alejo Carpentier (1995, 2009), Irlemar Chiampi (2015), Elizabeth Hegerfeldt (2005), Erik Schollhammer (2004), amongst others. Afterwards, we entered the area of cinema studies. We sought to understand which attributes of the mode are maintained in the audiovisual field, and how these are aesthetically adapted to create the same enchantment affect – Fredric Jameson (1995) and Felicity Gee (2013, 2021) are the main authors supporting this moment. Subsequently, Los Silencios was located within a broader aesthetic current, known as "realism of the senses" or "flow aesthetics", in order to position its aesthetic-narrative characteristics within the magical-realist form; Erly Vieira Jr. (2021) and André Bazin (1991) are names that make up this section. Finally, a filmic analysis of the object was carried out, supported by all the authors already mentioned so far, in addition to Gaston Bachelard (1987, 1997), Erick Felinto (2008), among others. Thus, it was demonstrated how the manipulation of spatial-temporal notions, the maintenance of ambiguity, and the figuration of ghosts through corporeal materiality help to create magical-realistic affect, using the idea of the supernatural to raise a reflection on the layered, sensitive, aspects of the Colombian war refugee experience – plot of the object here studied.application/pdfporCinema brasileiroEstéticaRealismo fantásticoMagical realismBrazilian cinemaFilm aestheticSensory realismRealismo mágico no cinema contemporâneo : uma análise de Los silenciosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001201585.pdf.txt001201585.pdf.txtExtracted Texttext/plain325786http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275598/2/001201585.pdf.txt3d4dc9e04b125e8952088b0b0da512bcMD52ORIGINAL001201585.pdfTexto completoapplication/pdf1998290http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/275598/1/001201585.pdf677e2a9e75083a77cdf318ded0fafe7aMD5110183/2755982024-06-08 06:29:46.081082oai:www.lume.ufrgs.br:10183/275598Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-06-08T09:29:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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